Tudo o que um profissional de marketing precisa saber sobre machine learning

Conforme aumentam as expectativas dos consumidores por experiências mais personalizadas, relevantes e assistidas, o machine learning - ou aprendizado de máquina - se torna uma ferramenta valiosa para atender a essas demandas. Ele está ajudando os profissionais de marketing a criar segmentações de cliente mais inteligentes, oferecer campanhas com criativos mais relevantes e avaliar o desempenho com mais eficiência. Na verdade, 85% dos executivos acreditam que, graças à IA, as empresas poderão alcançar ou manter uma vantagem competitiva.1

Criamos esse guia para ajudar você a otimizar seus esforços de marketing relacionados ao aprendizado de máquina, não importa se você acabou de começar ou quer descobrir novos benefícios dessa ferramenta.

Como o machine learning trabalha para você

Um guia rápido sobre o aprendizado de máquina para profissionais de marketing

Em sua essência, o machine learning é uma maneira de rotular e analisar rapidamente grandes conjuntos de dados. As pessoas conseguem fazer isso por conta própria, mas a máquina executa tudo mais rapidamente e em escalas bem maiores. Na verdade, 66% dos líderes da área de marketing concordam que a automação e o machine learning permitirão que as equipes se concentrem mais em atividades estratégicas de marketing.2

Mas as máquinas não aprendem sozinhas: elas precisam de ajuda humana. Responda ao quiz interativo sobre machine learning abaixo para conhecer os princípios básicos dessa ferramenta.

Primeiros passos: é mais fácil do que parece

Por que a primeira etapa é dar um passo para trás?

Agora que você sabe o que é o machine learning, deve estar se perguntando como começar a usá-lo. Já vimos muitos profissionais de marketing mergulharem de cabeça no desenvolvimento de um programa de aprendizado de máquina do zero. No entanto, isso pode ser complicado, já que exige um grande investimento inicial e pode levar anos para ser aperfeiçoado.

Em vez de mergulhar de cabeça, dê um passo para trás. Empresas como o Google já estão fazendo o trabalho pesado, integrando o machine learning a produtos de marketing novos e já existentes para ajudar você a ter insights mais detalhados sobre seus dados sem que sua equipe precise se esforçar mais. Tudo que você precisa fazer é garantir que a empresa esteja pronta para gerar o maior valor possível com esses produtos.

Definimos três pontos importantes que todo profissional de marketing precisa considerar ao preparar sua empresa para o machine learning.

Primeiros passos

Definir sua meta de marketing para o machine learning com antecedência

Assim como nós, as máquinas funcionam melhor quando recebem metas claramente definidas. A meta, ou resultado, funciona como um framework. Ela ajuda um cientista de dados a criar modelos de machine learning e identificar os dados certos a serem usados para treinar o modelo. Sua meta precisa ser quantificável e mensurável. Se fizer isso antecipadamente, você poderá definir e avaliar o sucesso do modelo.

Primeiros passos

Um algoritmo é tão bom quanto os dados que o compõem

Lembre-se desta regra de ouro: um algoritmo de machine learning é tão bom quanto os dados que o alimentam. Então, para usar o aprendizado de máquina com eficácia, você precisa dos dados certos para o problema que está tentando resolver. Nesse caso, não estamos falando de apenas algumas unidades de informação (ou “data points”). As máquinas precisam de muitos dados para aprender: centenas de milhares de unidades de informação que precisam estar formatadas, limpas e organizadas para seu algoritmo. Além disso, você precisará de duas bases de dados (ou “datasets”) : uma para treinar o modelo e outra para avaliar o desempenho.

Primeiros passos

Reunir uma equipe diversificada com a mentalidade certa

As equipes de marketing podem identificar os melhores casos para a aplicação do machine learning, mas analistas e cientistas de dados são essenciais para a etapa de implementação. Por isso, formar uma equipe multifuncional é fundamental para o sucesso de qualquer programa de aprendizado de máquina. Mas para aproveitar essa ferramenta ao máximo na sua empresa, você não só precisa da equipe ideal, como também da mentalidade certa. Esse segundo fator exige uma mudança cultural que priorize e recompense experimentos, avaliações e testes por toda a sua empresa.

Como o machine learning possibilita um marketing melhor

Uma análise aprofundada dos principais benefícios e oportunidades

Existem incontáveis maneiras com as quais o machine learning pode ajudar seu negócio. Explore abaixo as aplicações para o marketing: veja quais produtos podem ajudar a otimizar campanhas e como as marcas já estão utilizando o aprendizado de máquina para melhorar os esforços de marketing.

Descoberta de audiências

Identifique seus clientes mais valiosos

Criativos

Exiba a mensagem certa para cada momento

Otimização

Encontre os clientes certos nos momentos-chave

Mensuração

Descubra o verdadeiro valor de cada etapa do caminho até a compra.

Fontes (3)

  1. 1  The Boston Consulting Group, “Is Your Business Ready for Artificial Intelligence”, setembro de 2017.
  2. 2  Google/MIT Technology Review Insights, global, líderes e derradeiros ML, líderes (n=186) definidos como aumento maior que 15% na receita OU aumento de mais de 15 pontos em participação de mercado, derradeiros (n=176) definidos como aumento inferior a 0% na receita OU menos de 0 pontos em participação de mercado, 2018.
  3. 3  Google / Comprado, abril de 2017.