Como os Progressive Web Apps podem turbinar a experiência mobile da sua marca

Demián Renzulli, Alberto Medina Março de 2018 Aplicativos, Mobile, Novas Tecnologias, UX e Design

Os PWAs combinam o melhor dos apps nativos com as vantagens dos m-sites. Eles trazem recursos que podem fazer a diferença quando seu consumidor tem que decidir entre ficar ou abandonar uma página.

Todo ano a América Latina ganha milhares de novos usuários de smartphones. Por isso, é indispensável oferecer a eles agilidade e estabilidade no uso diário desses aparelhos. Ao melhorar a experiência móvel, os Progressive Web Apps não só ajudam as marcas a construir uma relação eficaz com os consumidores, mas também proporcionam a participação de cada vez mais usuários no universo digital.

Na América Latina, o mercado de tecnologia móvel cresce num ritmo acelerado, com cada vez mais pessoas fazendo uso diário de celulares para buscar respostas, se comunicar, comparar produtos e serviços e fazer compras online.

Em 2020, espera-se que 71% dos latino-americanos tornem-se usuários de smartphone1, um percentual que está cinco pontos acima da média global. Serão cerca de 171 milhões de novos usuários surgindo até lá.2

Nesse contexto, ser capaz de proporcionar uma experiência sólida e fluida para o seu público mobile deve ser considerada uma das prioridades da sua estratégia digital. O importante é oferecer a esses usuários um ambiente confiável e rápido, usando recursos tecnológicos eficientes que os permitam ter acesso à Internet e às enormes oportunidades que ela oferece.

twg_progressive_web_app1

Progressive Web Apps: experiências digitais fluidas e ágeis

Os usuários tendem a ter grandes expectativas ao navegar na Internet: querem encontrar a informação que procuram rapidamente, a qualquer hora e em qualquer lugar. Nesse sentido, um estudo da DoubleClick, fornecedor de soluções de marketing digital do Google, mostra que 46% dos consumidores declaram que o que eles menos gostam ao navegar na Internet móvel é esperar que as páginas carreguem. Além disso, a análise revelou que metade deles espera que um site carregue em até 2 segundos. O estudo também comparou as páginas que levam 5 segundos para carregar com aquelas que demoram até 19 segundos, e descobriu que, para as primeiras, as sessões são em média 70% mais longas e as taxas de rejeição 35% menores.

Estes números mostram que a performance e a velocidade dos sites exercem um papel central na experiência digital do usuário. Alguns segundos a mais podem fazer a diferença quando ele tem que decidir entre ficar ou abandonar uma página. Com o seu celular na mão, na fila do supermercado ou esperando o trem, o usuário procura soluções aqui, agora e sem demora.

twg_progressive_web_app2

Os Progressive Web Apps (PWA) são recursos valiosos quando se trata de otimizar a experiência mobile dos usuários. Essa tecnologia agrega funcionalidades aos m-sites (sites mobile), proporcionando um comportamento semelhante ao dos aplicativos nativos (aqueles que precisam ser baixados no celular).

Os PWAs aproveitam o melhor dos apps nativos e combinam com as vantagens dos m-sites para obter um desempenho seguro, rápido e confiável, usando menos recursos, como banda larga e espaço de armazenamento dos dispositivos. Além disso, graças a sua adaptação a diferentes sistemas e tamanhos de tela, facilitam a etapa de programação, o que os torna mais eficientes em termos de custos. A tecnologia também permite incorporar funcionalidades de forma progressiva, adicionando melhorias em etapas, à medida que elas são desenvolvidas.

Desta forma, para os usuários da América Latina, os PWAs representam não apenas uma melhoria no uso da web móvel, mas também maiores possibilidades de se conectar ao conteúdo que quiserem de forma mais ágil e eficiente. Esse ambiente móvel mais amigável, por sua vez, ajuda a expandir o universo digital da região, atraindo mais usuários a cada ano e aumentando seu alcance.

Marcas que tomaram a dianteira na experiência móvel

Na região, como no resto do mundo, há várias marcas que decidiram apostar em um PWA para oferecer aos seus usuários móveis a melhor experiência possível.

MercadoLivre. O site latino-americano de compra e venda online inseriu notificações automáticas no seu PWA para avisar aos usuários quando um vendedor responde a uma pergunta, sem a necessidade de instalar o app em seu celular. A estratégia se provou eficaz, uma vez que 41% dos usuários a quem as notificações foram oferecidas concordaram em recebê-las em seus aparelhos.

OLX. No caso da plataforma de classificados, a UX (user experience) do seu PWA é muito parecida com a do aplicativo nativo, incluindo recursos como API de geolocalização avançada. Isso reflete a evolução da plataforma web, que permite executar praticamente qualquer função que um aplicativo possa fornecer.

Terra. A plataforma digital agregou novos recursos ao PWA no Brasil para atrair especificamente os fãs de esportes. Notificações automáticas permitem que os usuários se inscrevam nas páginas de seus times preferidos e recebam resultados e notícias de futebol em tempo real, alcançando mais de 60 mil assinantes ativos, com uma redução de 5% na taxa de rejeição dos usuários que receberam as notificações.

Garbarino. A loja de utilidades domésticas argentina também recorreu ao PWA para impulsionar as vendas no mobile e garantir aos compradores uma experiência positiva. Com esta estratégia, a empresa aumentou suas conversões móveis em 27% comparadas ao seu site mobile tradicional.

Infobae. O portal de notícias argentino estabeleceu como meta aumentar o tempo que os usuários permaneciam em seu site. Após a implementação de um PWA, o veículo viu um aumento de 230% na duração das sessões dos usuários, que triplicaram o número de páginas que liam durante as visitas.

Avantrip. O objetivo principal da empresa de turismo argentina era oferecer aos seus clientes mobile uma experiência de navegação fluida, com foco na redução do tempo de carregamento. Um PWA ajudou a empresa não só a aumentar suas conversões, como também a atingir um crescimento de 54% no acesso a partir de dispositivos móveis.

Hoje em dia os usuários buscam no mobile uma experiência ágil, sólida e rápida que possa ser adaptada a todos os dispositivos e ambientes de conectividade. No futuro, a demanda desses consumidores por melhores experiências digitais continuará a crescer, e os PWAs são um dos principais recursos disponíveis para atender a essas necessidades.

Tudo eu: levando as buscas para o lado pessoal