Estudo comprova a importância do digital nas compras em lojas físicas

Baixar Baixar

O online influencia a jornada do consumidor desde a formação de decisão até a chegada nas lojas físicas. Para comprovar essa interdependência dos meios, o Google conduziu nos Estados Unidos, com a Institute Santa Clara University, uma série de testes "online-to-store" que comprovam o efeito que a publicidade digital tem nas vendas físicas de diversas categorias.

A ideia de offline e online como campos de atuação distintos já não é mais válida. Os universos físico e digital se aproximaram e se conectaram em um único ambiente. Essa interseção é chamada de Phygital. Isso significa que hoje vivemos em um ambiente que nos permite estar conectados a todo e qualquer momento, em tarefas cotidianas como falar com os amigos através de grupos no mobile, descobrir o horário da reunião no escritório ou até mesmo encontrar o mercado ou petshop mais próximo da sua casa. Em cada um desses micro-momentos estamos vivenciando o encontro do mundo físico com o mundo digital. Algumas marcas estão sabendo como explorar essa integração.

Veja alguns cases que foram apresentados no Think with Google 2015.

Essa nova relação não podia deixar de afetar a forma que as marcas e as pessoas se relacionam. No Brasil, 74% dos usuários de smartphones pesquisam por produtos na internet enquanto estão decidindo o que comprar numa loja física. Mas será que essa relação acaba impactando efetivamente nos resultados das vendas? Sim. A resposta pode parecer simples, mas comprovar essa conexão exigiu uma série de 15 experimentos conduzidos por Kirthi Kalyanam, professor e diretor de gestão de varejo do Institute Santa Clara University, em 13 grandes redes varejistas americanas, em 76 categorias de produtos distintas. O megaestudo disponibilizou uma série de incentivos de marketing de performance digital a esses varejistas e manteve em paralelo um grupo controle sem incentivos para comprovarem se os esforço aplicados surtiram efeito ou não.

Estudo Comprova A Importancia Do Digital Nas Compras Em Loja Fisica

As conclusões revelaram grandes insights:

Anúncios no Search elevam as vendas offline

Todo o grupo teve um aumento igual ou superior a 1% nas vendas. Apesar de um número aparentemente pequeno, a importância está na parte de que todo o grupo respondeu aos incentivos. A partir dessa analise, Kirthi afirmou que é relativamente impossível uma marca não ter resultados positivos com os incentivos digitais.

O aumento nas vendas é incremental

O aumento se somou às quantidades já comercializadas ao invés de substituir.

ROAS garantido

Para cada dólar gasto no experimento, houve um retorno entre US$2.5 e US$4 para todas as marcas. Novamente comprovando a eficiência dos esforços digitais em qualquer categoria do varejo.

Marcas mais fortes tiveram resultados melhores

Marcas mais fortes se beneficiaram mais da publicidade. Por quê? Seus CTRs (taxa de clique) são mais elevados e seus CPCs (custo por clique) são mais baixos. Por seguir uma metodologia cientifica rígida de meta-análise, os resultados conseguem ser extrapolados para todas as categorias de produto e formatos de varejo. Mesmo sendo focado no mercado americano, o resultado do estudo pode ser aplicado para qualquer realidade. Veja como e vá em frente.

Estudo Comprova A Importancia Do Digital Nas Compras Em Loja Fisica

Veja as apresentações na íntegra:

Continue aqui com Think with Google Events 2015

Quer saber mais?

Leia os outros artigos do Think with Google Events 2015:

  1. Como o mobile pode ajudar a superar momentos adversos de consumo
  2. A evolução do UX e o impacto no balanço financeiro das empresa
  3. Conversão, um caminho maior do que você imagina

Foto: Renato Rebizzi

 

Os passos do online à loja física. Agora é possível