Frações de segundo que valem milhões: como a velocidade mobile pode acelerar o seu negócio

Todos os anos, falo com centenas de empresários e executivos, desde donos de pequenas farmácias até CEOs de grandes marcas globais. Com todas as diferenças entre si, eles têm um ponto em comum: eles querem crescer. E embora existam tantas estratégias de crescimento quanto tipos diferentes de negócio, em uma área quase todas as marcas e empresas podem melhorar: o acesso mobile.

As pessoas têm mais meios do que nunca para buscar, navegar e comprar coisas, e o mobile continua sendo a maneira mais usada para se fazer isso. Mas estar apenas presente no acesso móvel não é suficiente. Os negócios que quiserem crescer precisam dar aos usuários de hoje a experiência imediata que eles esperam e exigem.

Frações de segundo que valem milhões: como a velocidade mobile pode acelerar o seu negócio

Uma pesquisa mostra que 54% das pessoas ficam mais frustradas à medida que aumenta o tempo de carregamento do site de uma marca.1 Isso afeta os resultados: no varejo, o atraso de 1 segundo pode impactar negativamente as conversões em até 20%.2

Essa realidade deixa os negócios com presença online com uma escolha a fazer:

oferecer aos usuários a experiência que eles esperam, ou se preparar para ver os clientes indo atrás da concorrência – e rápido.

Se uma experiência mobile lenta afasta os usuários, o contrário também é verdade: o acesso rápido ajuda a atrair e reter consumidores.

A boa notícia é que, se "uma experiência mobile lenta afasta os usuários", o contrário também é verdade: o acesso rápido ajuda a atrair e reter consumidores – e esses milissegundos podem valer milhões.

Mas muitas vezes vejo as empresas investindo menos que o necessário para ter experiências mobile que tragam faturamento e lealdade de marca. Não é que elas não entendam que a velocidade importa, apenas encaram esse trabalho como algo para se fazer uma vez, e depois não se preocupar mais. Só que, por mais rápido que o seu site seja hoje, a rapidez precisa ser uma prioridade; senão, com o tempo, você fica para trás.

Velocidade mobile traz liderança

Se olharmos para as listas de marcas de sucesso, vamos ver que muitas delas fizeram da velocidade mobile uma prioridade - e se beneficiaram disso.

O site alemão da marca Dakine, especializada em artigos para esportes de aventura, usava imagens grandes e slideshows para apresentar a vida junto da natureza que o seu público tanto adora. Mas quando uma análise mostrou que a lentidão das suas páginas estava afetando a experiência dos usuários, eles agiram rápido.

Combinando ajustes no cache dos navegadores, otimização de imagens e priorização de conteúdo na parte visível das páginas mobile, a Dakine reduziu em 55% o tempo de carregamento da sua homepage. Nas páginas por categorias, a queda foi de 48%, e na área de produtos, 68%. E qual foi o impacto na performance? No ano seguinte, a Dakine teve 31% mais acessos, 45% mais receita gerada via mobile e 4% mais vendas por tablet.

A velocidade mobile também ajudou a trazer crescimento para a Telefónica, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo. Como mais de 70% do tráfego da empresa tem origem em dispositivos móveis, a Telefónica buscou aumentar as vendas, reduzir custos e aumentar a autogestão fazendo um teste com o AMP (Accelerated Mobile Pages) - tecnologia que faz as páginas acessadas pelo celular carregarem quase que instantaneamente.

Com o AMP, a Telefónica aumentou a velocidade do carregamento de seu site mobile em 70%, passando de 6 para apenas 2 segundos em conexões 3G. Essas melhorias ajudaram a empresa a aumentar em 31% as visualizações completas de seus vídeos.

Mesmo que você não tenha e-commerce, a velocidade de acesso mobile ainda pode afetar seus resultados. A BMW provou isso ao renovar a versão móvel do seu site, buscando oferecer a mesma experiência de velocidade, performance e confiança de seus carros. O site da BMW foi acelerado com o uso das tecnologias AMP e PWA (Progressive Web Apps), que proporcionam experiências web o mais confiáveis, fluidas e seguras possível, respondendo com agilidade às interações dos usuários – mesmo em conexões lentas. Qual foi o resultado desse movimento? A proporção de pessoas indo do site BMW.com para a página de vendas cresceu de 8% para 30%, ou seja, quase quatro vezes mais.

Vá fundo na velocidade do seu site mobile

A escolha de onde e como investir é uma das decisões mais importantes em um negócio. E no Google, queremos facilitar os investimentos inteligentes voltados à velocidade mobile. É por isso que estamos experimentando um novo Test My Site, ferramenta destinada a donos de negócio que desejam entender, medir e analisar seus sites e compará-los com a concorrência.

Com essas ferramentas, negócios de qualquer tipo e tamanho podem preparar o terreno para crescer, entendendo melhor como podem entregar a experiência mobile veloz que os consumidores buscam.

Mais rapidez, mais conversão: como a performance trouxe resultados para a ClickBus