Responda a essas 5 perguntas e crie a estratégia mobile ideal

Jason Spero Abril de 2019 Busca, Mobile, UX e Design

Sabemos que mais da metade do tráfego online vem do mobile1. Ainda assim, a taxa de conversão nos aparelhos móveis é menor se comparada à de desktop.2

O motivo? Pesquisas sugerem que muitos CEOs não priorizam o mobile da forma correta porque não sabem que a sua estratégia atual não está funcionando – e é possível que isso esteja lhes custando clientes. Pessoas que tiveram experiências negativas em sites mobile têm 62% menos chances de comprar dessas marcas no futuro, em comparação às que tiveram experiências positivas3 – e não importa o quão emocionantes ou data-driven as suas campanhas de marketing possam ser.

Há 5 anos, eu falava e falava que ter um site mobile era o mínimo que as empresas deveriam fazer. Mas agora isso não basta mais – essa experiência precisa ser veloz, simples e envolvente para o usuário. Aqui vão cinco perguntas que vão ajudar você a colocar o mobile no centro da transformação digital da sua empresa.

1. A estratégia mobile é uma prioridade da empresa inteira?

Designar uma única equipe para cuidar da estratégia mobile não é o suficiente. Melhorar a experiência do cliente deve ser uma responsabilidade de todos.

A liderança executiva da empresa precisa investir nas tecnologias certas e garantir que a organização se comprometa com isso. As equipes de marketing e BI devem sempre mensurar e otimizar novas oportunidades de receita. Os desenvolvedores precisam se atualizar em relação às ferramentas e recursos mobile mais recentes. Os designers têm de conhecer bem as melhores práticas de UX em mobile e trabalhar de perto com os desenvolvedores para criar a melhor experiência possível.

Mas não dá para melhorar a performance do site mobile da sua empresa sem estabelecer KPIs específicos. Por exemplo, a sua taxa de conversão mobile está melhorando com o tempo? Isso está alinhado com seu tráfego em aparelhos móveis? Se 70% dos seus clientes entram no seu site por mês, mas só 35% fecham a compra em smartphones, isso é problema seu.

Responda a essas 5 perguntas e crie a estratégia mobile ideal

2. Como está a velocidade do seu site?

O tempo médio que um site mobile leva para carregar é 15.3 segundos, e mais de metade das visitas são abandonadas se um site demorar mais de 3 segundos para carregar4. No varejo, vemos que um atraso de 1 segundo nesse tempo pode afetar as conversões em até 20%5. Se a sua empresa não tiver uma equipe dedicada à otimização da experiência do usuário, você pode estar levando seus clientes a concorrentes mais rápidos.

Páginas rápidas carregam em menos de um segundo. O Test My Site, nossa ferramenta para testar velocidades mobile, pode ajudar a comparar a performance do seu site mobile e apontar onde ele está atrasando.

Responda a essas 5 perguntas e crie a estratégia mobile ideal

3. Você está usando as soluções certas?

Otimizar sistemas que estão ficando obsoletos pode atrasar sua equipe no longo prazo. Tecnologias modernas da internet como Accelerated Mobile Pages (AMP) e Progressive Web Apps (PWA) permitem que você crie sites envolventes que são bonitos e carregam instantaneamente em todas as plataformas. Ambas as tecnologias ajudam a melhorar a experiência do usuário e nenhuma delas requer habilidades especiais para serem implementadas.

Tecnologias modernas de mobile também podem remover outros obstáculos, como o processo de checkout. Comprar em sites móveis muitas vezes faz as pessoas inserirem muito texto. Você pode simplificar esse processo usando plataformas como o Google Pay, que ajudam a agilizar esse processo e a estimular as conversões. Quanto mais você simplificar a experiência de compra, melhor.

Responda a essas 5 perguntas e crie a estratégia mobile ideal

4. Você está sempre testando?

O único jeito de saber o que as pessoas realmente querem é lhes dar opções e ver qual tem o melhor desempenho ao longo do tempo. Testes A/B contínuos são feitos por quase todas as empresas de sucesso na Internet. Por exemplo, o Booking.com faz milhares de testes A/B todos os dias, e a Amazon altera os preços mais de 2.5 milhões de vezes por dia.

Responda a essas 5 perguntas e crie a estratégia mobile ideal

5. Você está pensando como cliente?

Nada substitui testes práticos em condições reais. Nem todo mundo tem acesso a conexões 4G, e as velocidades variam dependendo do local e de outros fatores. Sua equipe deve testar seu site móvel à exaustão e anotar os resultados.

Interagir com seu site como um cliente revela os pontos de crise com muito mais eficiência do que simplesmente observar os dados. Depois, pergunte à sua equipe: é isso que as pessoas realmente querem? Caso não seja, é hora de mudar.

Responda a essas 5 perguntas e crie a estratégia mobile ideal

Com mais opções do que nunca, as pessoas exigem uma experiência mobile rápida e tranquila. O caminho para atender às expectativas dos seus clientes – e às suas metas de crescimento – é se dedicar a esses princípios e investir onde eles fazem diferença.

Na Era da Assistência, o crescimento começa antecipando o que as pessoas querem