Android Go: o poder da computação para todos

Arpit Midha, Gerente de Produto do Android Go, conta como essa versão do sistema operacional irá beneficiar, com mais velocidade, eficiência e segurança, os usuários de smartphones básicos.

Desde o começo do Android, nossa missão tem sido levar o poder da computação a todos, e é possível que nosso próximo bilhão de usuários acesse a internet pela primeira vez usando o modelo mais simples de smartphone. Por isso é tão importante que até os aparelhos mais básicos sejam capazes de navegar na rede e executar aplicativos sem dificuldade.

Só no ano passado, mais de 10 milhões de smartphones com 1GB ou menos de memória RAM foram vendidos no Brasil, e nós do Google queremos garantir que esses aparelhos consigam proporcionar acesso à internet sem prejuízo à qualidade da experiência do usuário.

google4brasil_arpitmidha_graphics1

Por isso, em dezembro, lançamos o Android Go, e inspirados pelos progressos que fizemos até agora, estamos felizes em anunciar que mais de cem fabricantes globais lançarão aparelhos rodando esse sistema operacional.

Aqui no Brasil, inicialmente, ele rodará em aparelhos da Positivo, Multilaser e Alcatel, proporcionando ao brasileiro acesso a smartphones de baixo custo com 3G e 4G que funcionam muito bem até mesmo com apenas 512MB de memória.

Para quem ainda não conhece o Android Go edition, ele é uma versão do Android Oreo adaptada para smartphones com menos de 1GB de memória RAM. O sistema foi otimizado para esses aparelhos das seguintes formas:

1. Melhorias no desempenho e armazenamento

Fizemos grandes avanços no que diz respeito a desempenho e armazenamento. Nossos engenheiros passaram mais de um ano revirando o sistema operacional do avesso para garantir que o Android seja rápido e eficiente como nunca em smartphones básicos.

No Android Go edition, a inicialização de aplicativos ficou 15% mais rápida. Também deixamos os códigos do sistema operacional e dos aplicativos pré-instalados o mais compactos possível - em média, 50% menores - duplicando capacidade de armazenamento a disposição do usuário. Apps, músicas, fotos...agora tem espaço para tudo no seu smartphone.

google4brasil_arpitmidha_graphics2

E se espaço na memória é importante, a segurança dos dados do usuário é ainda mais. O Oreo é a versão mais segura do Android até o momento, então quando uma pessoa comprar um aparelho com o sistema operacional Oreo Go edition, estará recebendo as mesmas funcionalidades de segurança disponibilizadas em aparelhos mais avançados, como o Pixel, por exemplo.

2. Google Play modificado para oferecer versões otimizadas dos apps mais populares

Graças a nossa parceria com centenas dos maiores desenvolvedores globais - como Facebook, Twitter e WhatsApp - no Android Go edition, a Google Play Store oferece todos os apps mais usados no mundo otimizados para rodar com eficiência mesmo nos smartphones mais simples.

google4brasil_arpitmidha_graphic3

Aqui no Brasil, desenvolvedores como Mercado Livre, Palco MP3, e Cartola FC também otimizaram seus apps para o Android Go edition.

Uma outra funcionalidade interessante do Google Play para Android Go edition é o Google Play Protection, que permite que o usuário localize, bloqueie e apague os arquivos do celular no caso de perda ou roubo do aparelho.

3. Aplicativos pré-instalados redesenhados do zero para atender às demandas locais.

Nós também nos empenhamos para redesenhar nossos apps mais populares para essa nova experiência e desenvolvemos o YouTube Go, o Google Maps Go, o Google Assistante Go e o Google Go, totalmente otimizados para atender às necessidades dos brasileiros.

No YouTube Go, os usuários podem baixar os vídeos para assistir offline quando quiserem. E como no app regular do YouTube, também é possível se inscrever nos canais dos seus criadores favoritos como Whidersson Nunes e Dayni Husso e curtir seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar.

O Google Assistente também ganhou sua versão Go, trazendo as principais funcionalidades do irmão mais velho e falando português do Brasil.

Juntando as duas coisas, agora todo mundo pode usar a voz para assistir a seus vídeos favoritos.

G4BR_Android-Go--levando-o-poder-da-computação-para-todos-gif

O Mapas Go é mais rápido e leve que o Google Mapas original, assim as pessoas podem explorar cada curva do mundo com muito mais velocidade e sem sacrificar o espaço de memória do celular. Ele foi desenhado para funcionar com eficiência até mesmo nas redes mais instáveis.

G4BR_Android-Go--levando-o-poder-da-computação-para-todos-gif

Uma outra boa notícia é que nossos aplicativos de comunicação - Android Mensagens, Telefone e Contatos - também foram otimizados para o Android Go Edition e oferecem suporte ao padrão RCS (Rich Communication Services). Também incluímos funcionalidades como bloqueador de spam e identificador de voz para diminuir os incômodos do seu dia a dia.

twg_google4brasil_arpitmidha_graphic7

E para finalizar, eu queria falar do Files Go, aplicativo Google com melhor avaliação na Play Store e 25 milhões de usuários globais, criado especificamente para ajudar os usuários com smartphones básicos a liberar espaço na memória do aparelho e compartilhar arquivos sem gastar o pacote de dados. Aqui no Brasil ele foi disponibilizado em dezembro e já tem mais de um milhão de usuários locais. No momento, estamos na sua versão beta e a velocidade de transferência já chega a cerca de 500 megabits por segundo, a melhor velocidade de transferência de aparelho para aparelho disponível.

Para mim, é muito emocionante ver que nossas inovações para os smartphones básicos estão sendo aproveitadas pelas pessoas e ajudando a suprir necessidades de todos os tipos de usuários de Android nos quatro cantos do planeta.

Google Arts & Culture: inteligência artificial para uma arte mais acessível e divertida.