A busca do Google ganha força com avanços criados no Brasil

Berthier Ribeiro-Neto Julho de 2019 Novas Tecnologias, UX e Design

Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google para a América Latina, mostra os trabalhos e avanços obtidos no escritório de engenharia localizado em Belo Horizonte, tornando a busca do Google mais relevante para os brasileiros.

Pouca gente deve imaginar que o Google tem um escritório de engenharia na América Latina. Pois ele existe: localizado em Belo Horizonte, é resultado da aquisição, feita em 2005, de uma empresa de busca criada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nos últimos 12 anos, esse escritório produziu resultados de alto impacto em áreas distintas, como Busca, Google para Crianças e Spam e Abuso. E estamos crescendo, contratando engenheiros para trabalhar em áreas de grande interesse, como o Google Assistente.

Vamos repassar agora algumas das novidades mais importantes da busca do Google que saíram do nosso escritório nos últimos tempos, e entender como elas melhoram a experiência de usuário e o acesso à informação dos brasileiros conectados.

Vibrando e torcendo em tempo real

Alguns avanços que têm a nossa marca são relacionados ao futebol. Milhões de brasileiros são apaixonados pelo esporte, fazemos mais buscas por temas ligados a ele que qualquer outro país, e o “Campeonato Brasileiro de Futebol” é o que tem o maior número de buscas.

Em 2018, aproveitando o interesse pela Copa do Mundo, anunciamos no Google for Brasil novas funções relacionadas às buscas por futebol, lançando uma vinheta que permite aos torcedores acompanhar o placar dos jogos do seu interesse em tempo real. Este ano, também vivemos um clima de Copa do Mundo, desta vez a feminina. Assim, para seguir nessa onda, trabalhamos mais ainda para melhorar a experiência de quem ama futebol.

Nossa equipe de Belo Horizonte lançou uma nova função, que permite aos usuários saber a classificação de seus times no campeonato durante as partidas. Se, durante o jogo do seu clube, uma combinação de placares o colocar em primeiro lugar, você ficará sabendo ali mesmo. Esse recurso já está disponível para os principais campeonatos no Brasil.

As vinhetas de placar em tempo real, que permitem acompanhar os gols do jogo de maneira simples e conveniente, são muito populares por aqui. Desde o anúncio feito no Google for Brasil de 2018, o uso dessas vinhetas cresceu sem parar. Na verdade, o Brasil é o país nº 1 no uso desse recurso, responsável por quase 30% das ativações de placar em todo o mundo.

Por isso, resolvemos simplificar a ativação das vinhetas de placar. A partir de agora, você pode seguir o seu time do coração e, uma vez que você o estiver seguindo, a vinheta será ativada automaticamente sempre que ele entrar em campo.

A busca do Google ganha força com avanços criados no Brasil

Mas o torcedor brasileiro não se contenta em acompanhar apenas seu time. Ele também tem de dar uma secadinha no adversário, aquele time que a gente sonha em ver na Série B, C, D… Para isso, agora é possível ativar até três vinhetas ao mesmo tempo no celular.

A Copa do Mundo feminina é um momento muito importante do futebol mundial. Pensando nisso, lançamos várias funções em que os torcedores podem acompanhar as seleções e jogadoras favoritas, com recursos como estatísticas dos jogos, resumos das partidas, vinhetas de placar e notícias do Mundial.

Google Go: acesso livre e facilitado à informação

Mas todos sabemos que busca é muito mais do que ajudar você a acompanhar seu time ou esporte favorito. Tão importante quanto a informação é ter acesso livre e desimpedido a ela. Precisamos pensar em como garantir isso independentemente do tipo de celular ou nível de conectividade disponíveis para o usuário.

É por isso que, no ano passado, anunciamos o Google Go. Esse é um aplicativo criado especificamente para pessoas que compraram um celular pela primeira vez e estão começando a acessar a Web com ele.

Para facilitar o acesso a conteúdo de interesse, o Google Go mostra atalhos para os aplicativos mais populares e para os termos mais buscados. Além disso, ele é leve – tem menos de 5MB – e rápido, economizando até 40% dos dados do seu celular.

Os brasileiros receberam muito bem o Google Go: somos o segundo país que mais usa o aplicativo em todo o mundo. Isso mostra que, com menos barreiras à navegação, aproveitamos ao máximo a oportunidade de explorar a internet.

No entanto, o conteúdo online é disponibilizado quase sempre em formato de texto, e isso dificulta o acesso à informação pelos brasileiros com baixo grau de alfabetização ou com perda de visão, seja total ou parcial. Por isso lançamos uma nova função no Google Go, que, quando ativada, lê o conteúdo da página em voz alta, permitindo um acesso de forma simples e conveniente.

A busca do Google ganha força com avanços criados no Brasil

Essa função está disponível no Brasil desde agosto, e seu uso vem crescendo bastante. À medida que a página é lida, cada palavra é destacada em tempo real, como se fosse um karaokê. Também é possível pausar ou mudar a velocidade de leitura, além de rolar a página e selecionar qualquer parágrafo, pulando ou tocando partes do conteúdo.

Como comentei antes, nosso escritório de engenharia no Brasil está crescendo para nos possibilitar enfrentar novos desafios. Esses desafios têm um grande apelo e uma conexão total com o mundo de hoje. Vamos continuar trabalhando para que as buscas sejam cada vez mais uma maneira de melhorar a vida dos cidadãos conectados do Brasil e do mundo.

Leia mais:

Confira aqui todas as novidades apresentadas no Google for Brasil 2019.

De Portinari ao futebol feminino, o Google leva a arte e a cultura do Brasil ao mundo