Com o Google Assistente, os brasileiros usam a voz e transformam seu dia a dia

Marvin Chow Julho de 2019 Novas Tecnologias, UX e Design

Marvin Chow, vice-presidente de Product Marketing do Google, explica como o Google Assistente usa a tecnologia de comando de voz para melhorar a vida dos brasileiros de maneira acessível e segura, seja nas tarefas do dia a dia, seja no conforto das suas casas.

Da última vez em que estive no Brasil, em 2015, conversei com nossa equipe local para saber sobre tendências e insights dessa cultura vibrante que o país tem. Foi uma experiência muito inspiradora, e fiquei triste por ir embora – mas me mantive conectado e atualizado com o que acontecia por aqui, participando de grupos e trocando memes.

Desde então, o Brasil vivenciou uma explosão de usuários de internet móvel, um crescimento maior do que em muitos mercados parecidos. Com toda essa mudança e evolução, ficamos orgulhosos por as pessoas continuarem voltando ao Google todos os dias, por várias razões. Na verdade, nossa missão – organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil – parece mais relevante do que nunca.

Por exemplo, o Google ajuda os brasileiros a acessar suas fotos mesmo que tenham perdido o celular, a encontrar o trajeto mais rápido para casa depois de um dia longo no trabalho, ou então a descobrir novas oportunidades de emprego na sua busca.

Em resumo, nosso objetivo é construir um Google mais útil para todos.

A voz: uma tendência de mercado no Brasil

Avanços recentes no reconhecimento da fala são um exemplo de como facilitamos o uso da tecnologia, possibilitando que você controle aparelhos e encontre respostas usando apenas sua voz.

A voz é a interface humana mais intuitiva e universal. Milhões de pessoas ao redor do mundo estão interagindo agora com seus aparelhos e com a tecnologia usando a fala, e o Brasil não é exceção.

Uma pesquisa recente mostra que mais de 60% dos brasileiros já usaram a voz para controlar celulares, para se orientar no trânsito, para fazer buscas na web ou para reproduzir música. E mais de 90% dos brasileiros já mandaram alguma mensagem de voz usando o smartphone.

A voz é uma peça-chave para tornar o Google mais do que uma empresa que ajuda a encontrar respostas, mas que também auxilia as pessoas a realizar suas tarefas. Essa é uma evolução natural, que torna a tecnologia mais útil para quem está correndo com alguma coisa, ou apenas com as mãos ocupadas.

Com o Google Assistente, os brasileiros usam a voz e transformam seu dia a dia

Para o Google, não existe aplicação melhor para isso do que o Google Assistente, que é a maneira mais fácil de realizar tarefas ao longo do dia. A alma do Assistente é a ideia de que você pode perguntar o que quiser, com suas próprias palavras, usando sua voz, e obter precisamente a resposta certa.

Para algumas pessoas, isso pode parecer fácil. Mas para ser eficiente, o Google Assistente precisa fazer duas coisas importantíssimas. Uma é entender a fala, com toda sua complexidade de sintaxes, dialetos e sotaques. A outra é compreender a intenção. O Assistente precisa saber reconhecer o sentimento e o contexto do pedido para devolver uma resposta correta. E fazer isso requer algoritmos sofisticados de fala e de compreensão da linguagem natural (em inglês, Natural Language Understanding, ou NLU).

Como você sabe, o português é uma língua extremamente rica. Para processar um pedido de voz, nossos modelos de NLU precisam conseguir entender as muitas maneiras diferentes que uma pergunta pode ser feita. Uma frase simples como “você pode fazer isso?”, por exemplo, pode ser expressada de várias formas.

A magia do Google Assistente é conseguir entender a gama de sintaxes combinadas com o contexto da pergunta à medida em que é feita, para, no fim, entregar a resposta melhor e mais precisa.

Ajudando todo mundo a realizar suas tarefas

Uma parte importante de criar produtos para todo mundo é tornar tecnologias avançadas como essa disponíveis para o maior número possível de pessoas.

Os smart feature phones são uma categoria relativamente nova: são telefones confiáveis e de preço convidativo, mas com acesso total à internet e com muitos dos seus apps favoritos. Esses aparelhos estão disponíveis em faixas de preço mais baixas, e permitem que milhões de pessoas se conectem à internet em todo o mundo.

No Brasil, a Positivo está lançando o primeiro smart feature phone com integração do Google Assistente. Ele tem um botão dedicado para o Assistente, com o qual os usuários vão poder acessar informações, abrir aplicativos e controlar seus aparelhos rapidamente, apenas usando a voz. A menos de R$ 300, esperamos que esse telefone leve a utilidade do Google para ainda mais pessoas pelo Brasil.

Com o Google Assistente, os brasileiros usam a voz e transformam seu dia a dia

O poder do Google Assistente não se limita apenas a quem está em movimento: ele também é incrivelmente útil dentro de casa. Mas para dar uma ajuda no lar, focar nas pessoas é algo que vem antes da tecnologia. Sempre trabalhamos para colocar as pessoas na frente, criando tecnologias em torno das suas necessidades.

O Google Assistente também pode dar uma grande ajuda em casa, permitindo que você aproveite melhor o tempo que passa com sua família e amigos. O Google Assistente ajuda a reproduzir música, a controlar a luminosidade, a ligar a TV e a obter respostas importantes sem sair do conforto do sofá. Queremos construir uma casa útil que aprenda com você, que antecipe suas necessidades e faça tarefas do jeito que você gosta.

Criar uma casa útil é um esforço amplo, que envolve serviços, fabricantes e fornecedores de tecnologia trabalhando juntos para criar uma experiência que faz jus a sua promessa. Por isso, é incrível ver parceiros como JBL, Philips, Sony e TCL levando o Google Assistente aos lares inteligentes em todo o Brasil por meio de smart speakers, TVs e outros aparelhos. 

Além deles, em breve a Positivo lançará no mercado lâmpadas, tomadas inteligentes, câmeras e alarmes que funcionarão junto com o Google Assistente – e que estarão disponíveis a preços convidativos, tornando essa tecnologia acessível a mais pessoas.

Aprendizado e diversão usando a voz

Os smart feature phones e as casas inteligentes ajudam a levar o Assistente a mais pessoas, mas para ser útil de verdade ele precisa ajudar as pessoas a realizar coisas dentro do seu próprio universo, navegando nos  temas do seu interesse.

Actions on Google é uma oportunidade para as marcas brasileiras se conectarem com seus usuários por meio da voz de maneira interativa e intuitiva. No ano passado, o número de projetos do Actions on Google criados especificamente para o Brasil aumentou 4 vezes.

Com o Google Assistente, os brasileiros usam a voz e transformam seu dia a dia

Entre eles, um dos mais populares é uma parceria que fizemos com a Galinha Pintadinha, levando a crianças e famílias uma experiência interativa para aprender e brincar com o Google Assistente. Com ele, você pode falar com a Galinha Pintadinha ou jogar Galinha Sabidinha, um jogo que ajuda no aprendizado da criança, como identificar cores, objetos e quantidades.

Privacidade junto da utilidade

Nos últimos três anos, aprimoramos o Google Assistente para ajudar pessoas em todo o mundo a realizar suas tarefas – e tendo em mente a privacidade de cada usuário. O Assistente é pessoal, e você sempre está no controle do que ele sabe. A privacidade é um foco para todos nós, e vamos continuar a tratar dela com responsabilidade.

Hoje o Google Assistente está disponível em mais de 30 línguas, em 80 países e em 1 bilhão de aparelhos. E assim como em muitos outros produtos, seu objetivo é ser útil. Acreditamos que os benefícios da tecnologia devem ser acessíveis a todos, e estamos dedicados a criar produtos que ajudem a melhorar as vidas das pessoas em todo o mundo.

Leia mais:

Confira aqui todas as novidades apresentadas no Google for Brasil 2019.

3 iniciativas que usam tecnologia para transformar o Brasil