Google e Brasil: um compromisso de longo prazo

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, fala da visão da empresa sobre o futuro do país e revela esforços e investimentos que o Google vem fazendo para aumentar a inclusão digital no país.

Em junho, realizamos o segundo Google for Brasil, reunindo mais de 600 pessoas entre decisores de políticas públicas, representantes da mídia, parceiros, além de 15 líderes globais do Google, que vieram especialmente para o evento.

A principal razão de realizarmos um evento desse porte é a nossa fé no Brasil. Acreditamos profundamente no brasileiro e no imenso potencial do país. Seja em tempos turbulentos ou de bonança, cremos que temos um papel a cumprir para ajudar a população a aproveitar ao máximo as oportunidades que a internet oferece.

O Brasil é um país chave para o Google

O Google tem feito (e ainda vai fazer) muito para ajudar o Brasil nessa caminhada na direção do desenvolvimento. Todos os dias, os brasileiros usam a nossa tecnologia para evoluírem e alcançarem cada vez mais em suas vidas. Inclusão digital e eficiência estão presentes na pauta de todo mundo e o Google participa ativamente desse movimento.

O Google tem sete plataformas com mais de um bilhão de usuários: Busca, Android, Chrome, YouTube, Mapas, Play Store e Gmail. E o Brasil está entre os top 5 mercados para todas elas, tanto em número de usuários quanto em engajamento. E foi a nossa missão de organizar a informação do mundo e torná-la acessível para todos que permitiu que nossas plataformas alcançassem o tamanho e a relevância que têm hoje.

google4brasil_fabiocoelho_graphic1

Bem-vindos ao mundo "AI First"

Uma tecnologia desempenhou um papel fundamental para isso: a inteligência artificial. Às vezes, ela está em toda parte de maneira quase imperceptível, passando pelos avanços da medicina, transportes e tradução, na prevenção de fraudes no seu cartão de crédito e até pelos conteúdos recomendados para você.

O mundo está cada vez mais "AI First" e o Google tem trabalhado ativamente nessa transformação repensando seus produtos para usar inteligência artificial e machine learning para ajudar as pessoas a resolverem toda sorte de problemas do dia a dia e oferecer a elas personalização em escala.

Infraestrutura, espaço de criação e software para uma internet mais democrática

O Brasil é tão importante para o Google que, nesse momento de recuperação econômica, fizemos um investimento de 700 milhões de reais nos últimos 15 meses. Investimos em áreas como cabos submarinos, uma nova região de Cloud, um novo YouTube Space no Rio, só pra citar algumas.

Se a gente realmente quer que a tecnologia seja democrática, não adianta criar produtos voltados apenas para aparelhos top de linha ou conexões ultra-rápidas. Pensando nisso, criamos nossa família de "Go" apps - aplicativos leves, que facilitam o acesso e ajudam no controle de dados no celular, como o YouTube Go, o Files Go e o Datally.

google4brasil_fabiocoelho_graphic2

Recentemente também lançamos o Google Pay. Com ele, consumidores pagam suas compras de forma segura, com um toque, seja na internet ou em lojas físicas. E os lojistas ganham muito mais agilidade no checkout.

Mas entendemos que investir apenas em software não basta. Infraestrutura é essencial. Por isso, no ano passado, implementamos no Brasil uma região de Cloud padrão Google; em outras palavras, um centro de computação e armazenagem de alto desempenho na nuvem. Essa região possibilita, por exemplo, um tempo de resposta até 95% mais rápido.

Também estamos ativando três novos cabos submarinos com mais de 10.000 km conectando o Brasil aos Estados Unidos e à América do Sul. Com esses cabos - chamados de Monet, Tannat e Júnior - o tráfego de internet no Brasil ganhará velocidade, estabilidade e segurança. Um deles, o Júnior, foi desenvolvido em parceria com a Padtec com tecnologia brasileira e têm uma característica curiosa: tratamento anti ataque de tubarões - em 2014, descobrimos que os tubarões adoram morder cabos e desde então os cabos têm sido reforçados.

google4brasil_fabiocoelho_graphic3

Compromisso hoje e para o futuro

Entendemos a responsabilidade do Google em ajudar no desenvolvimento econômico do país e na sua transformação digital, facilitando a inclusão e o acesso à informação. E esse é um momento especialmente importante, por ser um ano de eleição. Nós temos como objetivo ajudar os eleitores a tomarem decisões mais esclarecidas, afinal, quanto mais informação segura e confiável o eleitor obtiver, melhor fará sua escolha.

Pensando nisso, concluímos que é fundamental apoiar e fortalecer o jornalismo de qualidade, que é uma das bases de uma democracia saudável. E temos nos concentrado em ajudar esse ecossistema a crescer de forma sustentável, aproveitando toda a força do digital para empoderar as organizações de notícias por meio da inovação tecnológica.

Só entre 2017 e 2018, investimos 10 milhões de reais em parcerias para fortalecer a imprensa brasileira, e levamos treinamento em ferramentas digitais para mais de 20 mil jornalistas.

A gente precisa acreditar no sucesso do Brasil. E mais que apenas acreditar, precisamos tomar as atitudes necessárias para que ele aconteça. O Google está investindo no país, contribuindo ativamente para sua economia e ajudando os brasileiros a se beneficiarem das oportunidades que a internet oferece. Estamos criando produtos e serviços especialmente para eles, como parte da nossa visão de que uma internet mais inclusiva é um instrumento de transformação social e econômica.

AI e Machine Learning: oportunidade de criar soluções que facilitam o dia a dia e salvam vidas