Google Maps: ajudando você a criar o mapa do seu próprio mundo

Gayathri Rajan, vice-presidente de Google Maps, apresenta as novas funcionalidades do aplicativo que ajudarão o brasileiro ter mais mobilidade e a descobrir novas experiências locais.

No Google Maps nossa missão é ajudar as pessoas a se locomoverem com facilidade e explorarem o mundo, onde quer que elas estejam.

O Brasil é um dos cinco maiores países em usuários mensais do aplicativo e tem sido muito importante na hora de desenvolvermos nossos esforços de geolocalização. Os brasileiros realmente nos fizeram pensar em novas maneiras de usar machine learning na hora de criar novas funcionalidades para o Maps, incluindo formas de ajudar as pessoas a se movimentarem melhor pelas cidades e descobrirem novas experiências pelo mundo, e a Plataforma do Google Maps onde empresas podem auxiliar os usuários locais no seu dia a dia.

google4brasil_gayathrirajan_graphics.png

A gente não quer apenas oferecer rotas mais fiéis, mas também criar mapas sob medida para as necessidades e desejos dos brasileiros.  Não importa se você dirige seu carro ou usa transporte público, o Google Maps está pronto para levar você ao seu destino de um jeito rápido e fácil.

Quando analisamos como podemos ajudar as pessoas a se locomoverem melhor, ficou claro que é preciso fazer mais pelos motoristas, especialmente os de cidades com trânsito complicado como o de São Paulo. Pensando nisso, implementamos o suporte ao rodízio no Google Maps. Agora os motoristas paulistanos poderão ver o impacto causado na sua rota e, se eles fornecerem o último dígito da placa do carro, receber direções personalizadas para evitar as áreas restritas.

G4BR_Google-Maps--ajudando-você-a-criar-o-mapa-do-seu-próprio-gif

Muitas outras cidades do mundo usam essa política de gestão de tráfego, então o que nós aprendemos aqui não serve apenas para os motoristas de São Paulo, mas pode também ajudar outros lugares globalmente.

Mas não queremos somente beneficiar os motoristas. Nosso objetivo é auxiliar todos os tipos de pessoas nas suas idas e vindas, o que inclui quem faz uso de transporte público. Por exemplo, se você vai para o trabalho de ônibus todos os dias, temos que mostrar informações atualizadas que lhe permitam saber que horas ele realmente vai chegar. A boa notícia é que nós expandimos as atualizações em tempo real para 15 cidades brasileiras, incluindo transporte intermunicipal em diversas partes da região metropolitana de São Paulo.

G4BR_Google-Maps--ajudando-você-a-criar-o-mapa-do-seu-próprio-gif

E uma vez devidamente acomodado no ônibus, a última coisa que você quer é se distrair e passar do ponto, certo? Bem, recentemente, nós lançamos uma funcionalidade que avisa ao usuário quando é hora de descer. Agora, ninguém mais precisa se preocupar com isso - você pode ver seus vídeos no YouTube ou dar um cochilo numa boa que o Google Maps avisa quando você chegar ao seu destino.

Uma coisa que me chamou atenção por aqui foi como o brasileiro gosta de socializar. Me lembra bastante a Índia, país onde eu cresci. Acho que vocês vão gostar das novidades que estão chegando por aqui nas próximas semanas. Primeiro, nós redesenhamos a aba "Explore" do Google Maps para mostrar tudo de mais interessante acontecendo na área que você está consultando. Você pode descobrir novos restaurantes, coisas legais para fazer… então prepare-se para explorar novas experiências locais.

G4BR_Google-Maps--ajudando-você-a-criar-o-mapa-do-seu-próprio-4

Se estiver a fim de conhecer um lugar novo, queremos garantir que você curta sua descoberta. Por isso criamos o "Your Match", uma funcionalidade que mostra a probabilidade de você gostar de um determinado local e por quê. Talvez você esteja se perguntando: mas como eles chegam nesse número? Bem, nós usamos machine learning para cruzar o que sabemos sobre milhões de estabelecimentos com as informações que você nos fornecer.

Vai sair com os amigos? Sabemos que, às vezes, é complicado chegar a um consenso nessas horas, mas agora basta fazer um toque longo do Google Maps para colocar suas opções numa lista compartilhada. Assim todo mundo tem acesso a informações como avaliações, menus, fotos, etc e fica muito mais fácil decidir em conjunto. O mais legal é que todos no grupo podem votar onde preferem ir, super democrático. E se ainda assim faltar inspiração, é só conferir as listas criadas por especialistas locais e parceiros de conteúdo como Guia da Semana.

Agora, nada disso seria possível sem os pequenos negócios. Eles são verdadeiros pilares da economia. Aqui no Brasil, todos os meses, conectamos a comerciantes locais a uma enorme quantidade de consumidores que fazem 90 milhões de ligações para estabelecimentos e mais de 70 milhões de solicitações de direções para chegar até eles. E estamos muito felizes que as novas funcionalidades ajudarão esse negócios a serem descobertos por mais pessoas e conquistarem mais clientes.

Bem, até agora nós falamos sobre como o Google Maps pode ajudar o público a se locomover e descobrir novas experiências locais. Mas você sabia que quando você joga Pokemon Go ou tenta achar um caixa eletrônico do Itaú, o Google Maps está por trás disso?

Queremos ajudar os negócios a criar experiências fenomenais para seus clientes usando os dados e a tecnologia do Google Maps. Por isso, criamos a plataforma do Google Maps, onde empresas de todas as indústrias dos quatro cantos do planeta têm acesso ao poder do aplicativo e de tudo que sabemos sobre o mundo - os menores detalhes a respeito dos lugares, todo o machine learning envolvido nos nossos mapas e rotas - para usar na hora de criar melhores produtos para seu público.

Por exemplo, desenvolvedores estão usando a plataforma do Google Maps para criar jogos incríveis, como o Jurassic World Alive, um game baseado em geolocalização no qual os jogadores podem encontrar e colecionar dinossauros. Em uma semana, mais de 240 mil downloads do jogo foram feitos no Brasil. Então, se você estiver passeando por aí e, por um acaso, capturar um T-Rex pelo caminho, saiba que a plataforma do Google Maps está por trás dessa experiência.

Um outro exemplo é quando você pede um táxi pelo aplicativo do 99, as funcionalidades de compartilhamento de rota da plataforma ajudam o motorista a chegar até você e encontrar o melhor caminho para levá-lo ao seu destino.

Não importa se você é motorista, passageiro ou negócio, a plataforma do Google Maps está aí para ajudá-lo. Criamos para o Brasil, aprendemos com o Brasil, e queremos contribuir para o crescimento do país. Mas estamos apenas começando.

Nosso maior compromisso é ajudar você a criar o mapa do seu próprio mundo.

Android Go: o poder da computação para todos