O Google celebra o Brasil e aposta no país

Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil, explica como as ferramentas e iniciativas do Google ajudam os brasileiros a terem mais acesso ao mundo digital, contribuindo também para que as empresas sejam mais lucrativas e sustentáveis com a tecnologia.

Nosso terceiro Google for Brasil foi realizado no início de junho, e, para nossa satisfação, a plateia reuniu gente com um enorme potencial de impacto para o país. Entre elas, pessoas que movimentam a economia, que instituem políticas públicas, representantes da mídia, parceiros e líderes globais do Google.

Assim como esse público, nós do Google temos certeza de que a tecnologia pode mudar o mundo para melhor. É assim desde a descoberta do fogo e da escrita até hoje, em que temos acesso a todo conhecimento do mundo apenas usando um aparelho que cabe no bolso.

A nossa missão no Google é organizar toda essa informação e torná-la útil e acessível universalmente. E nos países em desenvolvimento, essa acessibilidade é algo fundamental.

Somos 145 milhões de brasileiros conectados. Somos o segundo país em tempo de navegação online. Somos o terceiro país em média de horas de consumo de internet no celular. E mais de 50% de todas as buscas online são feitas em smartphones, prova de que a internet móvel é cada vez mais fundamental para nosso crescimento e desenvolvimento.

Nosso papel é ajudar pessoas e empresas a aproveitarem ao máximo as oportunidades que a internet oferece, inclusive integrando o online e o offline. Assim, vou contar sobre como algumas iniciativas do Google podem facilitar a experiência de vida dos brasileiros.

O Google celebra o Brasil e aposta no país

Wi-fi simples, gratuito e de qualidade

Queremos ampliar o acesso de todos os brasileiros à informação e ao conhecimento, e assim continuar estimulando o desenvolvimento econômico do país. Para isso, vamos expandir o Google Station, projeto que oferece wi-fi gratuito, rápido e aberto para milhões de pessoas, em parceria com provedores de internet locais, em pontos como estações de trem, praças e outras áreas com grande circulação de pessoas.

Com o Google Station, o usuário pode até assistir a vídeos em alta definição e sem interrupções, graças a uma conexão veloz e de acesso gratuito e simples.

Hoje, o projeto tem cerca de mil hotspots em funcionamento ao redor do mundo. No Brasil, já existem 80 pontos ativos em São Paulo, e esperamos chegar a 700 até o fim do ano. Já é possível experimentar o Google Station no Parque Ibirapuera e em 17 estações de trem da rede da CPTM, por onde passam diariamente cerca de 12 milhões de pessoas.

Mas isso é só o começo. Até o fim de 2020, trabalhando com parceiros, nosso objetivo é que muitos milhões de brasileiros acessem a internet pelo Google Station gratuitamente.

O Google celebra o Brasil e aposta no país

O impacto digital nos pequenos negócios

Para nós do Google, democratizar o acesso inclui tanto as pessoas como as empresas. Por isso, foi com muito orgulho que publicamos recentemente nosso Relatório de Impacto Econômico. Ele mostra que, em 2018, as ferramentas de busca e publicidade do Google ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões em atividade econômica para mais de 60 mil empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos no Brasil. Esse impacto fortalece a economia e fomenta a criação de empregos, dos grandes aos pequenos negócios.

Só que, para fazerem a diferença, as pequenas e microempresas (PMEs) precisam de toda a força que conseguirem. Elas são a alma da nossa economia, e ajudá-las a crescer está no nosso DNA. Mas, embora as PMEs precisem estar online para crescer e gerar empregos em um país com 145 milhões de conectados, 40% delas ainda não têm presença digital.

Temos mudado essa realidade por meio de ferramentas gratuitas, como o Google Meu Negócio, que permite que qualquer empresa tenha uma presença online e cresça se conectando com seus consumidores potenciais. Apenas no último ano, o número de empresas verificadas na plataforma cresceu 50%.

Em breve, vamos apresentar novidades para fortalecer ainda mais essa conexão. Uma delas é que os consumidores vão poder seguir negócios para receber ofertas e novidades em primeira mão. Além disso, as empresas vão poder oferecer ofertas especiais para quem se tornar seguidor, e os seus perfis no Google Meu Negócio terão URLs curtas e fáceis de lembrar e comunicar, como g.page/padariasantarita, por exemplo.

O Google celebra o Brasil e aposta no país

Aproximando empresas e consumidores

Além de democratizar a presença online dos negócios, também estamos trabalhando para integrar ainda mais nossas experiências de compra, sejam elas online ou off.

O Google Shopping é uma iniciativa que conecta consumidores e varejistas, oferecendo formas imersivas de descobrir e comparar produtos, desde a busca até a compra. Muito em breve, o serviço vai ganhar duas grandes novidades.

A primeira atende a uma preferência dos consumidores brasileiros, que é tornar a experiência mais intuitiva. Ao acessar a plataforma, os usuários vão navegar clicando diretamente sobre as imagens de produtos. A segunda é que o Google Shopping vai exibir aos visitantes uma vitrine personalizada a partir da experiência online da cada um.

Nosso objetivo é fortalecer o ecossistema, fazendo parcerias com varejistas de todos os tamanhos. Com iniciativas como essa, esperamos organizar cada vez mais a experiência digital do brasileiro, ajudando em todas as suas necessidades que, já há algum tempo, não obedecem às fronteiras entre online e offline.

Referência em Inteligência Artificial

Por trás disso tudo, a Inteligência Artificial tem um papel fundamental. Temos feito avanços incríveis não apenas para fortalecer empresas de todos os tamanhos, mas também em medicina, tradução, transportes e muitas outras áreas. Ela é fundamental para resolver problemas que as pessoas enfrentam no dia a dia.

E o Brasil não apenas recebe esses benefícios, como tem um papel fundamental na pesquisa e no desenvolvimento da IA. Nosso escritório de Belo Horizonte já é um centro de referência, ajudando a criar aplicações dessa tecnologia para o Brasil e para o mundo.

Outro exemplo: para nosso orgulho, existe um projeto brasileiro que ficou entre os 20 vencedores do Desafio Google de Impacto em IA, uma iniciativa global para encontrar iniciativas que usem essa tecnologia com impacto social. O projeto já recebeu 2.600 inscrições de 119 países.

Chamado Hand Talk, esse aplicativo foi desenvolvido por três empreendedores alagoanos. Ele usa a IA para traduzir o português para a Língua Brasileira de Sinais, possibilitando a comunicação digital para deficientes auditivos com a ajuda de um avatar digital chamado Hugo.

O Hand Talk dividirá, com os outros 19 escolhidos, um fundo de US$ 25 milhões oferecido pelo Google.org. Ele também receberá crédito e consultoria do Google Cloud, orientações de especialistas em IA do Google e um programa de aceleração. Essa é mais uma prova do nosso potencial, do quanto vale a pena investir nesse ecossistema e na inclusão digital.

Além dessas, vimos nesse último Google for Brasil outras diversas iniciativas, nossas e de parceiros, que apostam no sucesso do Brasil e dos brasileiros. Elas democratizam o acesso à informação, garantem a segurança online e a privacidade, treinam e capacitam profissionais em larga escala, desenvolvem tecnologia, fortalecem o ecossistema jornalístico, a cultura nacional, as artes, os negócios e, é claro, a diversidade e a inclusão.

Isso tudo é uma celebração do Brasil, uma celebração do nosso público e, acima de tudo, uma celebração de tudo que podemos fazer juntos.

Leia mais:

Confira aqui todas as novidades apresentadas no Google for Brasil 2019.

Evoluir, elevar, empoderar: como o Google News Initiative ajuda o jornalismo a prosperar na era digital