No dia 13 de setembro, aconteceu o Brandcast Brasil 2017, evento onde reunimos criadores de conteúdo, agências e marcas para dividir resultados e novidades do YouTube e celebrar os sucesso da plataforma. Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil, fala um pouco sobre o papel do YouTube nas transformações culturais que estão acontecendo no país e como a plataforma – e o Google – podem ajudar as marcas a fazerem parte dessas mudanças obtendo excelentes resultados.

Nós acreditamos que todos merecem ter voz e que o mundo é um lugar melhor quando a gente escuta, compartilha e se conecta através das nossas histórias. E no Brasil essas histórias têm uma imensa variedade de sotaques, cores e tons.

O YouTube é o lugar onde a voz das pessoas ganha mais força e as oportunidades são verdadeiramente democráticas, pois a plataforma dá a chance, em larga escala, para que todas as pessoas possam se reconhecer nela - não é à toa que o YouTube tem uma influência tão grande sobre o que é importante em conteúdo e cultura, é o lugar preferido dos consumidores quando eles querem saber o que é sucesso hoje.


"O YouTube é o lugar preferido dos consumidores quando eles querem saber o que é sucesso hoje*."

Das dez celebridades mais influentes entre pessoas de 14 a 34 anos, cinco são estrelas do YouTube. E, pela primeira vez, o número um da lista é um YouTuber. Essa conexão com os fãs é tão importante que celebridades de TV como Xuxa, Celso Portioli, Luana Piovani e Sabrina Sato estão migrando para a plataforma e criando um novo relacionamento com seu público.


"Das 10 celebridades mais influentes entre pessoas de 14 a 34 anos, 5 são estrelas do YouTube. E, pela primeira vez, o #1 da lista é um YouTuber**."

A razão desse movimento é que no YouTube os artistas podem ser mais autênticos que na mídia tradicional e o público adora isso: a audiência deles não para de crescer. Aliás, não só a deles – são milhões de vozes, centenas de milhões de vídeos sendo assistidos por um bilhão de pessoas todos os dias. No último ano, só no mobile, a plataforma cresceu mais de 60% no Brasil em Tempo de Visualização. E entre pessoas de 18 a 49 anos o YouTube é maior que a TV a cabo.

Segundo um estudo da Deloitte, só em 2015 criadores de conteúdo geraram cerca de R$ 400 milhões em atividade econômica no Brasil por meio do programa de parcerias do YouTube. E hoje, com certeza, esse número é bem maior. Para continuar investindo no crescimento desse ecossistema e na qualidade do nosso conteúdo, no mês passado nós inauguramos no Rio o segundo YouTube Space do Brasil, uma megaestrutura de última geração, à disposição dos nossos criadores.

Um dos grandes segredos do sucesso da plataforma é o equilíbrio entre criadores e anunciantes. Contribuindo com conteúdos ou colocando seus anúncios ao lado dessas vozes, é graças a eles que 95% das classes ABC online no Brasil vêm ao YouTube todos os meses.

O YouTube democratiza o aprendizado e as oportunidades, fazendo com que as pessoas se unam em torno dos assuntos que amam, formem movimentos e transformem a realidade. Mais do que tudo, o YouTube é o lugar ideal para a construção de sua audiência e marca, e nós queremos ser seus parceiros estratégicos nesta jornada, oferecendo o que temos de melhor: conteúdo, insights sobre o comportamento do consumidor, inteligência de dados, tecnologia, serviços exclusivos e acesso prioritário a uma série de recursos e vantagens. E isso é algo que só o Google pode oferecer, afinal, são sete plataformas com mais de um bilhão de usuários e a maior qualificação de sinais.

Esperamos trazer muito mais insights e inspiração para todos que constroem marcas, mas também estão de olho nos resultados. O Brasil e o mundo todo estão com o dedo no play, prontos para ouvir as histórias que vocês vão contar.