Como Camila Coelho se tornou referência em Beleza no YouTube

Baixar Baixar

Em meados de 2010 Camila Coelho publicou, em inglês, seu primeiro tutorial de maquiagem. Morando nos Estados Unidos há dez anos, á vlogger não podia imaginar que alguns anos depois iria se tornar referência do universo brasileiro de Moda e Beleza dentro e fora do YouTube. Hoje em dia, Camila conta com produtos licenciados, já assinou com uma grande loja de departamento e estrelou inúmeras campanhas publicitárias. Apesar do sucesso fora da web e da agenda cheia de compromissos, o canal no YouTube continua a ser uma prioridade para Camila - toda semana há um novo vídeo com alguma dica de beleza para sua legião de fãs.

Approach
Linguagem leve e direta estabelecendo uma relação pessoal com seu público
Conteúdo atemporal, permancendo relevante ao longo do tempo
Incentivo à inscrição no canal através de sorteios
Inspiração em maquiagens de celebridades e datas sazonais para atrair audiência
Goals
Compartilhar sua paixão por maquiagens e produtos de beleza
Criar tutoriais para ajudar meninas como ela
Aumentar o alcance e o número de inscritos do seu canal
Results
Média de 3 milhões de visualizações por mês
Mais de 1.6 milhões de inscritos
18 milhões de minutos assistido em média a cada mês

Em meados de 2010 Camila Coelho publicou, em inglês, seu primeiro tutorial de maquiagem. Morando nos Estados Unidos há dez anos, essa mineira de Virginópolis decidiu criar um canal no YouTube para compartilhar sua paixão por maquiagens e produtos de beleza e ajudar outras meninas com dicas de como se maquiar em casa. A vlogger não podia imaginar que alguns anos depois iria se tornar referência do universo brasileiro de Moda e Beleza dentro e fora do YouTube. Hoje em dia, Camila conta com produtos licenciados, já assinou uma coleção de roupas femininas para uma grande loja de departamento e estrelou inúmeras campanhas publicitárias. Apesar do sucesso fora da web e da agenda cheia de compromissos, o canal no YouTube continua a ser uma prioridade para Camila - toda semana há um novo vídeo com alguma dica de beleza para sua legião de fãs.

Aprenda quais foram as estratégias que levaram Camila a chegar onde chegou:

#1: Ser autêntica e estabelecer uma relação pessoal com o público

Desde seu primeiro vídeo, Camila Coelho interage diretamente com sua audiência. Sua linguagem é simples, cordial e autêntica. Ela responde a comentários e principais pedidos de seu público nos próprios vídeos e inclui detalhes de sua vida pessoal, o que contribui para estabelecer uma relação próxima com quem assiste seu conteúdo.

 

Camila Coelho e seu marido
Camila Coelho apresenta seu Closet.

 

#2: Ter conteúdo atemporal, que permanece relevante

Os dez vídeo mais vistos, desde o lançamento do canal, são vídeos que falam sobre temas que não deixam de ser interessantes com o passar do tempo. O vídeo “Delineado Perfeito (Passo a Passo) por Camila Coelho” foi lançado em junho de 2011 e considerando apenas visualizações que ocorreram esse ano, ele ainda ocupa a primeira posição entre os mais vistos do canal. Ter conteúdo que não perde a relevância ao longo do tempo é uma boa estratégia para atrair visualizações para o canal.

Visualizações acumuladas do vídeo Delineado Perfeito
(Passo a Passo) por Camila Coelho

Camila Coelho Referencia Beleza Youtube

#3: Aproveitar sorteios para construir sua base de fãs

Camila Coelho vivenciou a primeira onda de crescimento em seu canal quando divulgou um vídeo com seu primeiro sorteio. Além desse vídeo ter sido o primeiro a conquistar 50 mil visualizações em um único dia, foi também o que mais trouxe inscritos de uma única vez. Percebendo que essa estratégia tinha funcionado, Camila adotou esse formato, que passou a se repetir com frequência, com cada vez mais picos de visualizações e de inscritos.

Número de inscritos por dia vindo de vídeos e do canal

Camila Coelho Referencia Beleza Youtube

Os picos de inscrições acontecem quando há sorteios

#4: Explorar datas sazonais, eventos especiais e makes de celebridades da atualidade

Outro fator importante para o crescimento do canal se dá através do aproveitamento de datas sazonais para atrair o interesse do público. Camila Coelho explora muito bem maquiagens e looks específicos para Natal e Ano Novo, para as diferentes estações do ano, datas especiais como Dia dos Namorados e Halloween, e ocasiões especiais, como casamentos, formaturas e festas de debutante. Esse tipo de vídeo, por despertar o interesse imediato do público, ajuda a atrair, nos primeiros dias, um número maior de visualizações.

 

 

Média de visualizações por dia após o upload, por tipo de vídeo

Camila Coelho Referencia Beleza Youtube

Visualizações de vídeos relacionados a datas sazonais e celebridades recebem, em média, 20% a mais de visualizações, principalmente nos primeiros dias após o upload.

Conclusão

Os tutoriais de maquiagem de Camila Coelho começaram de maneira informal e foram se profissionalizando ao longo do tempo, à medida que ela se tornava conhecida na web e fora dela. No entanto, a vlogger sempre manteve a proximidade com sua audiência através de conversas diretas, incentivo a interações, e de vídeos que exploram outros aspectos de sua vida. Seu canal se mantém interessante, pois além de oferecer dicas e tutoriais de makes que não perdem a validade, ele também se aproveita muito bem de temas e assuntos do momento, como celebridades e datas sazonais, para atrair o público.

Notas: (1) SORTEIO (Mundial) 2 FECHADO!
(2) Mega SORTEIO Mundial (Aniversario do Canal) FECHADO!
(3) Mega SORTEIO Mundial (6 GANHADORAS) FECHADO!
(4) SORTEIO Mundial (Sigma & Ludora Boutique) por Camila Coelho
(5) FECHADO! SORTEIO Mundial "Fim de Ano" com 6 Ganhadoras por Camila Coelho
(6) FECHADO! Mega SORTEIO Mundial: 2 Anos de Youtube por Camila Coelho
(7) FECHADO! Sorteio Mundial de Fim de Ano! Por Camila Coelho
(8)(ENCERRADO!) Sorteio Mundial de agradecimento! por Camila Coelho

Beleza não é só uma categoria. É um statement