Você é o que você sabe sobre o que come

A busca por orgânicos e naturais vai além da saúde. Temos fome de conhecimento e queremos saber tudo sobre o que está no nosso prato.

Você está no seu restaurante favorito. Pede o prato de sempre. De onde vem aquilo tudo? Não pode mais dizer que é da cozinha. Como será cultivada aquela alface tão crocante? A internet hoje dá respostas a perguntas que nem pensávamos em fazer. O movimento “from farm to table” ganha cada vez mais espaço na mesa. Mas o que quer dizer isso? Não é só saber de onde vem o tomate. É também fornecer informações sobre todas as etapas de produção dos alimentos. A sua origem, as relações de trabalho e até os impactos sociais e culturais que são gerados por essa cadeia.

Cooking Voce Sabe Sobre Youtube Insights Youtube Grafico1

Investigando a natureza.

Vloggers criam novas receitas usando ingredientes orgânicos e alimentos funcionais. Até pratos tradicionais são recriados dessa forma. Outros canais vão além. Contam a verdade sobre alimentos, desfazem mitos sobre a indústria e ensinam como interpretar rótulos e embalagens enganadoras. É o que faz o canal "Do campo à mesa", por exemplo.

Ninguém mais vai engolir qualquer coisa goela abaixo. Transparência e honestidade são os ingredientes-chave para quem não quer ficar de fora da mesa.

O mercado refaz o cardápio

Já reparou na quantidade de filmes sobre a origem da comida aparecendo nos últimos tempos? Cada vez mais, séries e documentários contam as histórias por trás dos cardápios. E, lógico, várias marcas e chefs também passaram a se apoiar na fome de saber o que tem no prato, como um jeito diferenciar e construir seu posicionamento. E não dá pra ficar só no discurso. O resultado desse novo jeito de ver a comida tem que aparecer no prato.

O que provocou toda essa fome?