Crie vídeos incríveis

No YouTube, as possibilidades de uma ideia não têm limites: interação, criação dinâmica, storytelling, cultura e linguagem.

Quando se trata de atingir seu público, você sabe o que funcionou no passado. Agora você precisa converter sua abordagem para que ela se aplique perfeitamente à sua estratégia do YouTube. Aqui estão algumas etapas importantes para ajudá-lo a criar  um plano de conteúdo que funcione para você.

Para iniciar uma campanha de vídeo bem-sucedida, primeiro entenda seu objetivo, defina sua mensagem central e seu tom. Garanta que seus vídeos atendam aos objetivos da sua marca. Encontre as melhores maneiras de envolver seu público-alvo.

Criando uma estratégia para o YouTube

Defina seu objetivo

Qual é o objetivo de marketing ou de negócios que você está querendo atingir? Isso pode parecer óbvio mas sabemos que muitas marcas têm dificuldades para definir claramente um papel para conteúdos únicos e valiosos. Aqui estão alguns objetivos para considerar:

  • Construir Awareness

As pessoas vão se lembrar e reconhecer sua marca, produto ou serviço depois de assistir ao vídeo?

  • Influenciar Consideração

As pessoas vão considerar a compra do que você está vendendo depois de assistir ao vídeo?

  • Gerar Vendas

A probabilidade de que as pessoas acessem seu site ou sua loja para comprar seu produto depois de assistir ao vídeo vai aumentar?

  • Crescer Fidelidade

É mais provável que as pessoas recomendem sua marca, produto ou serviço depois de assistir ao vídeo?

Considere as necessidades dos consumidores

Entender as necessidades do seus consumidores ajudará a direcionar o tipo de conteúdo que você precisa criar, assim como o tom da sua mensagem e as experiências que você vai oferecer.

Uma vez que você entende a jornada do seu consumidor, será mais fácil descobrir que tipos de vídeos eles mais gostam.

Usando o princípio de organização chamado ICE (informação, conexão e entretenimento), você pode pensar sobre o papel que seus vídeos vão desempenhar no dia a dia do consumidor.

  • Informação

As pessoas assistem a vídeos para ver as últimas novidades, melhorar a si mesmos, how-to e tomar uma decisão.

  • Conexão

As pessoas assistem a vídeos para compartilhar com os outros, fortalecer suas comunidades e reagir a comentários de amigos.

  • Entretenimento

As pessoas assistem a vídeos para se inspirar, rir, relaxar, relembrar e sair do tédio.

Com o intuito de aproveitar o interesse do público brasileiro por maquiagem, o Boticário lançou o “Desejos de Make”, um canal proprietário que tem conteúdo exclusivo com dicas de maquiagem e beleza. De acordo com a marca, a busca na internet por conteúdo relativo ao tema aumentou 26% no ano passado.

Entenda os recursos necessários

Seja crítico sobre o que você quer alcançar  e o que será necessário para atingir isso.

Você pode precisar criar um programa diário de alta qualidade - ou chamar a atenção em um momento uau em volta de eventos culturais massivos. Considere os recursos que você possui. Que tipos de conteúdos são mais sustentáveis para você?

  • One-off vídeos

Esses podem ser tão curtos como um bumper ad de 6 segundos. Apareça e mostre sua mensagem de forma rápida e impactante.

  • Vídeo mais longo

Demore o quanto for necessário para contar a história da sua marca da melhor forma possível. Experimente com formatos de conteúdo mais longos.

  • Série

Você pode entregar informação de uma forma que faça as pessoas desejarem voltar para ver mais.

  • Canal Always-on

Você tem os recursos e a criatividade para publicar vídeos em diferentes formatos e estilos de forma contínua.

A Comedy Central respondeu às perguntas dos fãs sobre Trevor Noah e promoveu o interesse pelo apresentador do Daily Show com uma campanha inovadora que combinou anúncios de pesquisa e vídeos do YouTube. Os resultados? 38 milhões de impressões que levaram a 2,8 milhões de visualizações. Em média, esses espectadores assistiram a mais de 85% de cada vídeo.

Formatos e Features

Formatos

Você não pode controlar a vontade das pessoas em se engajarem com seu conteúdo, mas pode ajudar a aumentar essa vontade, contando sua história com métodos e formatos mais atrativos e relevantes.

Além dos formatos de 15, 30 ou mais de 30 segundos que você conhece, existe uma possibilidade bem  interessante de passar sua mensagem: Bumper Ads de 6 segundos.

Eles são ótimos para trazer awareness e ad recall para sua campanha, além de serem muito eficientes para garantir alcance e estarem muito em equilíbrio com formatos maiores.

Mas lembre-se: à vezes não basta cortar seu anúncio grande em pedaços menores ou fazer anúncios parecidos com os de TV, mas mais curtos e rápidos - o lance aqui é tratar os bumpers como um formato inovador, cheio de possibilidades, uma tela em branco, e imaginar algo único e que faça sentido dentro de um canal de cultura como o YouTube.

Tendo isso em mente, aqui estão algumas dicas e exemplos de como os bumpers podem ser extremamente versáteis:

:6 como conteúdo cultural/utilidade

Entretenha e divirta os espectadores tratando seu bumper não como anúncio, mas como um conteúdo de social, tipo um meme engraçado que seu amigo te mostra enquanto vocês conversam.

:6 como um break/presente para os usuários

Às vezes, menos é mais. Então, ao invés de tentar espremer tudo em 6 segundos, use esse tempo para trazer algo de valor para as pessoas. Transforme interrupções em um conteúdo com efeito positivo.

:6 como uma resposta direta

Transforme esses seis segundos em anúncios de oportunidade e contextuais. Eles podem ainda servir como um reminder do que está rolando pelo mundo para aqueles que tendem a se perder no mundo dos vídeos.

:6 como um teaser

Ao invés de cortar um trailer, por exemplo, pegue a essência do filme, use o mesmo princípio de criação de pôsteres e crie vários anúncios a partir disso.

:6 como um branded update

Traga conteúdos relevantes e dentro do contexto do que as pessoas estão vivendo/assistindo.

E sabe o melhor? Quando você combina com outros formatos, 6 segundos fica ainda mais incrível porque:

  • Aumenta alcance

Campanhas que contaram com anúncios de 6 segundos tiveram um aumento no alcance único de cerca de 78%

  • Aumenta impacto de marca

7 em 10 campanhas que usaram bumpers tiveram aumento significativo em Awareness, e 9 em 10, em seu ad recall.

  • Aumenta engajamento

A taxa de completude do anúncio de 6 segundos é de cerca de 98%, com alta visibilidade (93%)  e audibilidade (95%)1.

Pode uma história clássica ser contada em 6 segundos? O YouTube convidou criativos e film makers para um desafio de storytelling de 6 segundos no SXSW.  

Features

O YouTube possui features especiais, que dão aos consumidores a possibilidade de visitar seu site, comprar seu produto, instalar seu app ou realizar outras ações diretamente na tela do seu vídeo, e que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos de campanha.

Existem quatro maneiras de tornar seu vídeo mais interativo:

  • Cards

Cards são criados no próprio YouTube e aparecem no vídeo, seja em desktop ou mobile. Você pode prover diversos conteúdos como um link para um site, links para outros vídeos e até customizar imagem, título e o texto do call-to-action.

  • End Screens

Você pode manualmente criar uma tela de encerramento na sua conta do YouTube para encorajar engajamento posterior com seu vídeo ou marca.

  • CTA Overlays

Se você tiver um canal no YouTube linkado ao AdWords, pode exibir uma sobreposição para aumentar o número de cliques no seu site.

  • Shopping Cards

Eles tornam seus vídeos mais interativos ao linkar os consumidores diretamente com produtos que eles já viram ou com produtos relacionados ao vídeo que estão assistindo.

A Burberry usou o YouTube para levar os usuários aos bastidores para 2015 Womenswear show. Usando os Info Cards, os usuários podiam explorar o show acessando os vídeos em destaque. As pessoas podiam transitar entre diversas camadas de conteúdo, gerando uma experiência ainda mais complementar.

Coisas para considerar na hora de criar

Quando as pessoas não pulam seu anúncio, isso significa que seu conteúdo foi interessante ou relevante para elas. E se elas param para assisti-lo, isso significa um impacto positivo no seu awareness de marca e consideração.

Tudo que você não quer, portanto, é que elas apertem o botão de pular anúncio. Enquanto não há nenhuma garantia ou fórmula mágica, o YouTube analisou extensivamente seu inventário de anúncios de sucesso e chegou a um conjunto de coisas para considerar na hora de criar:

  • Attract

Os primeiros 5 segundos são cruciais. Essa pode ser sua única oportunidade de falar com seu público. É aqui que ele decide se seu conteúdo é relevante ou não. Por isso, antes de criar o roteiro, pergunte-se: qual é o meu gancho? O que eu vou fazer para segurar as pessoas pelo restante do meu conteúdo?

  • Brand

Aqui, reflita sobre seus objetivos. O que esse vídeo deve fazer pela sua marca?

Como você quer que sua marca seja projetada para o mundo? Incorpore sua marca de forma natural e significativa no anúncio.

  • Connect

Como manter as pessoas engajadas no seu anúncio? Conectando o espectador através de emoção e narrativa.

  • Direct

Depois que as pessoas viram seu conteúdo, para onde elas devem ir? Deixe claro o que você espera que elas façam.

Trabalhando com criadores do YouTube

Um Youtuber é uma pessoa que cria vídeos para o YouTube. Essa é a beleza da plataforma: todo mundo tem uma voz e todo mundo pode ter seu público. Os criadores do YouTube possuem um relacionamento muito forte com seus fãs, e eles podem usar seus canais para promover marcas que acreditam.

Eles são experts na plataforma e podem ajudar a espalhar a mensagem da sua marca para uma audiência difícil de se atingir, principalmente aquelas que não consomem mídia tradicional.

Trabalhar com os criadores irá possibilitar uma mensagem de marca ainda mais autêntica e engajadora.

Como trabalhar com criadores do YouTube?

Não existe uma forma única de se trabalhar com os criadores, portanto considere cada campanha uma oportunidade única para encontrar a melhor solução. As abordagens a seguir não são mutuamente exclusivas e é comum para as marcas combinar formatos de acordo com seus objetivos e resultados que se esperam da parceria.

  • Product Placement

Os criadores falam sobre seu produto em vídeos que estão fazendo de qualquer maneira.

  • Integração customizada

Um vídeo dedicado produzido e distribuído pelo criador em seu próprio canal (ex: um vídeo do criador testando o produto).

  • Advertising Vídeos

Vídeos da sua marca produzidos ou estrelando criadores, sendo veiculados como um formato de publicidade no YouTube.

  • Parceria 360

Uma combinação das táticas acima, geralmente quando se busca falar por mais tempo e potencialmente incluir outras extensões como aparições, exclusividade da categoria, acordos de licenciamento etc.

Usando criadores do YouTube, a Macy’s criou um festival de música para alcançar Millennials em seus micromomentos de moda, e publicou no YouTube.

 

Identificando os influenciadores certos

É importante se familiarizar com os Youtubers do YouTube que podem ter fit com a sua campanha, mas tente não se fixar em apenas um criador.

Uma abordagem mais efetiva é identificar uma variedade de criadores com características chave que você está procurando e usá-los para inspirar sua visão do que os vídeos podem se tornar.

Duas dicas para te ajudar nessa escolha:

  • Imersão

Pesquise criadores no YouTube. Se inscreva em seus canais e assista aos seus vídeos para se familiarizar com a sua programação, tom de voz, conteúdo etc.

  • Descoberta

Não sabe direito por onde começar? Acesse o line up de creators do Google Preferred e conheça alguns dos principais criadores do YouTube em diversas categorias de afinidades.

A Colgate Optic White colocou sua confiança nas criadoras do YouTube Andrea e Blair, que criaram o "The Smile Show", uma série de vídeos com o produto.

Best Practices

Ok, você decidiu que vai trabalhar com um criador do YouTube. Por onde começo? O primeiro passo é criar um briefing com uma visão clara do que está tentando atingir.

Aqui estão alguns elementos e best practices importantes para considerar:

  • Foque em qual papel do criador na campanha como um todo;
  • Quem você está tentando atingir? Compartilhe informações pertinentes sobre o seu target com o criador do YouTube;
  • Informações sobre a personalidade da sua marca - o que é e o que não é sua marca.
  • Certifique-se de acompanhar e prover feedbacks em todo o processo.
  • Confie nos criadores - eles conhecem sua audiência.
  • Encontre criadores que compartilham dos seus valores e são apaixonados pela sua marca.
  • Considere complementar a distribuição orgânica com mídia paga.
  • Novas tendências estão constantemente surgindo no YouTube. Estar por dentro do que está acontecendo é uma ótima maneira de tornar sua marca mais relevante e atual.

Conclusões

1) Para uma estratégia de YouTube de sucesso defina seu objetivo, considere as necessidades do consumidor e entenda os recursos necessários.

2) Orquestre sua publicidade através de uma pluralidade de formatos e features: Bumper Ads, TrueView, Masthead, Google Preferred, Cards etc.

3) Use um framework para guiar a concepção do seu vídeo e garantir que ele está direcionado para o sucesso: Attract, Brand, Connect e Direct.

4) Trabalhe com os criadores do YouTube usando abordagens criativas, identificando os criadores certos e desenvolvendo um briefing eficaz.

Entregue grandes resultados