Da visualização à conversão: como transformar seu marketing de vídeo

Saina Shelton Junho de 2018 Vídeo, Conteúdo

Conseguir milhões de visualizações com a sua campanha de vídeo online é sempre uma ótima ideia. No entanto, os vídeos mais valiosos são aqueles que fazem mais do que simplesmente gerar visualizações passivas e sensação de bem-estar no público: eles estimulam a ação dos espectadores e os transformam em clientes fiéis.

Para levar seu marketing de vídeo de simples views às conversões, pense nos seus canais online como plataformas de mídias sociais, onde você precisa se empenhar para conseguir seguidores, compartilhamentos, curtidas e comentários.

Quando criamos campanhas de vídeo acionáveis, precisamos estar atentos a três objetivos essenciais, os famosos "3 Cs": conversas, conexões e conversões. Mas como podemos conquistá-los?

iews_a_conversao_graphic1

1. Iniciando diálogos

Para estabelecer um diálogo com seu público, descreva e apresente seus vídeos de uma maneira que estimule a interação. Faça perguntas que levem o espectador a responder nos comentários. Por exemplo, um serviço de entrega de flores pode postar um vídeo em que mostra um buquê sendo montado, com a descrição "Este é nosso buquê de primavera, feito com lilases. Que flores vocês gostariam de ver no próximo vídeo?" ou "Que tipo de flor você gostaria de receber e por que?"

Lembre-se que só as primeiras linhas da descrição ficam visíveis antes que a pessoa tenha que clicar em "mostrar mais", então pergunte logo. Mantenha o público entretido e o diálogo aberto. Ah, e evite perguntas que resultem em "sim" ou "não" como resposta.

Quando alguém responder, interaja. Isso faz com que tanto a pessoa a que comentou quanto às que leram os comentários saibam que você se importa com a opinião do seu público.

views_a_conversao_graphic2

2. Criando conexões de longa duração

Produzir e publicar conteúdos que os espectadores considerem relevantes e divertidos é o primeiro passo para estabelecer uma conexão. O segundo é garantir que seu público assine o canal para receber notificações sempre que você postar algo novo.

Existem diversas formas de estimular isso: o YouTube, por exemplo, permite que você coloque seu logo ou uma marca d'água nos vídeos. Eles funcionam como um botão de cadastro rápido e ficam visíveis ao longo do conteúdo permitindo que os espectadores assinem o canal automaticamente a qualquer momento.

Colocar um call-to-action em seus vídeos também pode ajudar a conseguir mais assinantes. Uma locução pode pedir ao espectador que assine, curta, compartilhe e comente, e imagens ou textos podem reforçar esses chamados à ação.

views_a_conversao_graphic3

3. Convertendo espectadores eventuais em clientes

Embora normalmente vídeos sejam usados para construção de marca, eles também podem ajudar nas conversões. Anunciantes têm usado diversas táticas como ganchos criativos logo nos primeiros segundos ou a adaptação do ritmo de execução do vídeo com muito sucesso nesse sentido.  

Você também pode adicionar outros recursos que facilitem a ação do público. URLs encurtadas na descrição do conteúdo podem direcionar pessoas que queiram obter mais informações (ou até mesmo fechar uma compra) para o site, ou encaminhá-las para baixar seu aplicativo na app store. Coloque esses links no início da descrição do vídeo para que sejam visíveis antes do "mostrar mais" e certifique-se de que eles levem as pessoas para as mesmas páginas que o call-to-action to vídeo.

Para acompanhar o desempenho dos seus links, você pode implementar parâmetros UTM (Urchin Tracking Module), criando URLs customizadas por meio do Google Analytics.

Algumas plataformas de vídeo também permitem que você use elementos interativos que ajudam a gerar conversões. O YouTube disponibiliza cartões e telas finais onde você pode usar imagens e texto para incentivar o espectador a visitar seu site ou página na app store.

Esses cartões podem aparecer a qualquer instante no vídeo, mas é melhor exibi-los em momentos em que as pessoas estão procurando por mais informação. Por exemplo, durante um tutorial de maquiagem, um cartão pode aparecer sempre que um produto novo for usado.

Iniciando conversas na descrição e nos comentários, estabelecendo conexões através da assinatura do canal e estimulando as conversões com urls encurtadas e elementos interativos, seu marketing de vídeo pode gerar ação. E isso não apenas irá estimular a lealdade dos espectadores à sua marca, mas também o ajudará a alcançar suas metas de vendas.

Resposta direta em vídeo: 4 dicas para alavancar conversões