Inovação se faz em casa: conheça projetos Google desenvolvidos no Brasil

Berthier Ribeiro Neto Mai 2017 Vídeo, Entretenimento, Esportes

O Brasil tem um papel fundamental para o Google. No Centro de Engenharia de Belo Horizonte são desenvolvidos projetos de impacto global. Enquanto isso, o Campus São Paulo, um espaço para empreendedores, é o que mais cresce no mundo.

Desde 2005, quando eu me tornei o primeiro funcionário do Google no Brasil, a empresa já investiu mais de R$ 500 milhões no Centro de Engenharia de Belo Horizonte. Somos o único time de engenharia do Google na América Latina. Somos mais de 120 engenheiros dedicados, entre outros projetos, a melhorar a busca do Google pelo mundo afora, ou seja, os projetos que desenvolvemos aqui no Brasil são sempre em escala global.

Para ilustrar o impacto do trabalho desenvolvido no país, basta dizer que qualquer consulta, feita por qualquer usuário, em qualquer língua, em qualquer parte do mundo, tem, entre os dez primeiros resultados, um colocado lá por um programa desenvolvido em Belo Horizonte.

Inovacao Se Faz Em Casa 1

Um dos nossos mais recentes trabalhos com busca está relacionado a sintomas, doenças e tratamentos, ou seja, busca por informações sobre saúde. Considere uma pessoa preocupada com linfoma, por exemplo. Quando ela faz uma busca sobre o assunto, o primeiro resultado é um painel descrevendo a doença, o número de casos por ano, seus sintomas e os tratamentos mais comuns. A informação é direta, enriquecida com ilustrações, e, mais importante, correta sobre o ponto de vista médico, pois foi validada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Inovacao Se Faz Em Casa 2

Outra novidade que tem a nossa assinatura é o Google Family Link, uma plataforma que acabamos de lançar, nos EUA, para famílias com crianças pequenas.

As crianças querem ter um tablet ou celular cada vez mais cedo. Com o Family Link, quando este momento chega, os pais podem criar uma conta para a criança e estabelecer as regras de acesso dos filhos, como os aplicativos que eles podem acessar, quanto tempo podem ficar on-line e quando é hora de dormir. Este projeto está apenas começando a ser testado nos EUA e foi totalmente desenvolvido no Brasil.

Uma paixão pessoal minha é o universo do empreendedorismo. É essencial para o Google oferecer aos desenvolvedores ferramentas e serviços que permitam criar produtos e apps que beneficiem qualquer pessoa em qualquer lugar. E o Brasil tem se destacado neste mundo. Nos últimos dois anos, o número de desenvolvedores brasileiros com aplicativos na Google Play Store mais que dobrou, cresceu 135%.

Inovacao Se Faz Em Casa 2

Empreendedores geram riqueza para o país. Pensando neles, trouxemos para o Brasil o Google Campus São Paulo, um espaço para os novos realizadores se encontrarem, discutirem ideias e produtos e ajudarem uns aos outros.

Inaugurado em junho do ano passado, o Campus São Paulo é o que cresce mais rápido em número de afiliados no mundo. São mais de 600 pessoas trabalhando lá todos os dias; 50 eventos gratuitos realizados todo mês e 65 mil membros registrados. E o primeiro grupo de 15 startups residentes no Campus acaba de se formar.

Nesses meus 12 anos no Google, eu não poderia estar mais orgulhoso por ver todos os avanços que foram criados e desenvolvidos aqui. Nós brasileiros temos essa síndrome de "não podemos", mas a minha experiência é que, quando a gente organiza, sim, a gente pode. E é com essa certeza que o Google investiu, investe e continuará a investir no Brasil.

Como ajudar a construir o Brasil das próximas décadas?