Como o Manual do Mundo tornou experiências caseiras em um sucesso explosivo

Baixar

O jornalista Iberê Thenório e sua esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro, transformarem seu hobby em profissão à medida que seus vídeos começaram a ganhar visualizações e seu canal, o Manual do Mundo, a atrair cada vez mais inscritos. Seu conteúdo deu origem ao livro “50 Experimentos Para Fazer em Casa” e também a uma série para um canal de TV por assinatura.

Approach
Novos vídeos publicados de maneira frequente e consistente
Uso eficiente de anotações e end-cards
Boa combinação entre miniaturas e títulos
Goals
Compartilhar sua curiosidade sobre como funcionam as coisas
Ensinar princípios de física e química de maneira divertida
Aumentar o alcance, tempo de exibição e o número de inscritos do seu canal
Results
Média de 15 milhões de visualizações por mês
Mais de 2,5 milhões de inscritos
43 milhões de minutos assistido em média a cada mês

Tudo começou da maneira mais simples possível. O jornalista Iberê Thenório e sua esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro, publicavam, de forma caseira, vídeos no YouTube, apresentando experiências intrigantes do universo da física e da química. Curioso nato, Iberê viu uma oportunidade de transformar seu hobby em profissão à medida que seus vídeos começaram a ganhar visualizações e seu canal, o Manual do Mundo, a atrair cada vez mais inscritos. Hoje é um dos destaques do YouTube, aparecendo entre os 15 canais com maior número de views e inscrições no Brasil. O sucesso é tanto que seu conteúdo deu origem ao livro “50 experimentos para fazer em casa” e também a uma série para um canal de TV por assinatura.

Confira as estratégias que levaram o Manual do Mundo a alcançar tamanho sucesso:

1. Cronograma de publicação frequente e consistente

O Manual do Mundo nasceu de uma paixão por física e química e Iberê sempre se preocupou com a frequência das publicações. Ele começou postando de um a dois vídeos por semana e foi aumentando o ritmo à medida que o canal foi crescendo. Hoje, publica às terças, quintas e, às vezes, aos sábados. Além disso, avisar em que dias os materiais estarão no ar é essencial para incentivar o acesso à plataforma. Fica a dica: trazer conteúdo novo, de maneira regular, é uma característica dos canais de sucesso do YouTube. Dessa forma, o usuário assiste com regularidade.

 

manual-1

2. Uso eficiente de anotações e end-cards

O uso de anotações sempre foi amplamente utilizado nos vídeos do Manual do Mundo. Dos mais de 680 vídeos publicados, 96% têm algum tipo de anotação que leva a outras publicações, o que ajuda a audiência a se manter engajada com o conteúdo do canal. Além disso, a combinação das anotações com os end-cards no final dos vídeos também é uma estratégia aplicada com bastante sucesso desde meados de 2010. Algumas de suas postagens chegam a ter mais de 50% de taxa de cliques nas anotações, como neste exemplo a seguir:

 

manual-2

3. Boa combinação entre miniatura e títulos

O Manual do Mundo aprendeu a aproveitar o sucesso da combinação entre miniaturas atraentes e uma boa construção de títulos. A maior fonte de tráfego do canal acontece por meio de vídeos sugeridos do YouTube. Essa fonte é responsável por trazer cerca de 31% dos views. Outra importante fonte é a busca no próprio YouTube. Para o Manual do Mundo, as visualizações oriundas de pesquisas na plataforma são, aproximadamente, 12% dos acessos, contribuindo com cerca de 1,5 milhão de visualizações a cada mês. Ter uma boa combinação entre títulos e miniaturas faz toda a diferença na hora de atrair mais visualizações vindas desses dois lugares. 

 

manual-23

Conclusão

Ao longo dos últimos sete anos, o Manual do Mundo se tornou um dos canais mais vistos e com mais inscritos do YouTube, graças à paixão e dedicação do casal Iberê e Mariana. Eles conseguiram transformar o interesse pelo universo da química e da física em vídeos divertidos e educativos. O sucesso inicial do canal aconteceu também por causa do comprometimento em trazer novidades de maneira regular e com um bom motivo para o espectador voltar. Além disso, o cuidado com a organização do canal, a atenção para criar miniaturas e títulos relevantes e atraentes, o uso eficiente de recursos com os end-cards e as anotações foram estratégias adotadas para ampliar o alcance do canal e de seus vídeos dentro da plataforma.

O Lampião (e Fênix) do YouTube