Premier Partner Awards 2019: inspirações para sua próxima estratégia

Reconhecer e dar visibilidade ao trabalho das agências que fizeram o melhor uso das plataformas de marketing do Google: essa é a proposta do Premier Partner Awards 2019, iniciativa aberta a todos os parceiros Premier do Google Partners que inscreveram cases que mostram como soluções inteligentes e originais superam expectativas e trazem mais resultados.

Foram seis categorias no total: Excelência em Pesquisa, Excelência em Display, Excelência em desenvolvimento de apps, Excelência em Shopping, Excelência em Vídeo e Desenvolvimento de empresas on-line. Além de unir ferramentas do Google Ads com soluções desenvolvidas internamente, os vencedores conseguiram mostraram um profundo conhecimento do seu público ao fazer uso de ferramentas como o machine learning e o Google Analytics.

Mas se pudessem resumir quais aspectos foram, de fato, determinantes para a conquista do primeiro lugar, o que as agências vencedoras compartilhariam conosco? Listamos as três dicas-chave para inspirar futuros cases de sucesso.

Conhecer bem seu público faz toda a diferença… e é possível

Otimizar seu site é uma das chaves para chegar ao público certo, na hora ideal e com uma mensagem que faça sentido. Como? A tecnologia ajuda a responder, na medida em que se torna mais eficiente e detecta cada vez mais diferenças nos padrões de comportamento. Um exemplo? A brasileira Pareto, agência vencedora na categoria Excelência em Display, desenvolveu um algoritmo capaz de identificar 116 padrões de audiência, substituindo o anterior que detectava 32, para seu cliente, a Cultura Inglesa.

“Precisávamos buscar novos estudantes e alcançar pessoas interessadas no nosso segmento”, explica a Gerente de Comunicação e Produto na Cultura Inglesa, Luiza Costa. “Para isso, a Pareto foi muito importante, nos ajudando a entender as nossas metas e a melhor estratégia para alcançá-las."

A meta, às vezes, pode ser um desafio tão grande quanto mudar e ampliar radicalmente seu negócio, como fez a empresa colombiana Emperplast, ao lado da agência BlueCaribu, vencedora da categoria Desenvolvimento de Empresas Online. Graças ao machine learning e a uma segmentação apropriada, a estratégia alcançou o público certo via Google Ads. Resultado: o novo produto passou a representar 70% do turnover total da empresa.

“Cases como o da Emperplast são exemplo de como o Google Ads pode ajudar negócios a crescer de forma lucrativa e sustentável”

– Manuel Gil, CEO da BlueCaribu.

Confiança: conquiste e mantenha

Fazer parte da rotina das pessoas pode ser uma vantagem enorme em um mercado altamente competitivo. Nesse sentido, estar dentro do smartphone dos seus clientes já é um diferencial, já que existe um canal direto entre vocês.

A vencedora na categoria Excelência em App, a Raccoon, desenvolveu uma estratégia para uma das maiores agências de viagens do país, a Viajanet, focada em aumentar a penetração do seu app. Funcionou, e muito bem. Seguindo as boas práticas indicadas pelo Google, o aumento dos downloads do aplicativo cresceu 107% ao longo da campanha.

“Alinhando a inteligência da UAC do Google com a estratégia da Raccoon, chegamos a instalações qualificadas de apps”

– Gustavo Mariotto, Gerente de Marketing da Viajanet

Claro que, para manter a confiança conquistada, as marcas devem dar ao seu público o que ele espera – e até um pouco mais. “Para o ramo de viagens, os apps são indispensáveis, já que colocam o usuário em primeiro lugar e devem atender a todas as suas demandas”, completa Mariotto.

Facilite o caminho até a sua marca

Na era em que se disputa a atenção das pessoas segundo a segundo, uma pesquisa mostra que elas se sentem mais conectadas a creators do YouTube do que a celebridades da TV. As marcas podem se beneficiar desse insight, como fez a Cadastra, vencedora da categoria Excelência em Vídeo pela campanha de Black Friday 2018 da Samsung.

A parceria com o YouTuber MrPoladoful fez parte da estratégia que alcançou 155% de aumento em buscas com termos ligados à Black Friday, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“A estratégia baseada no YouTube ajudou o consumidor a entender quais eram nossos principais produtos”

– Jannos de Faria, Gerente de Marketing Sênior da Samsung

Facilitar a vida dos seus clientes é imprescindível, como mostra o case da SEOnet, vencedora na categoria Excelência em Busca. A agência argentina uniu ferramentas do Google Ads com as de uma plataforma desenvolvida localmente para melhorar a experiência do usuário e alcançou ótimos resultados para seu cliente, o Centro de Estudios Tecnicos Administrativos Empresariales (Cetae).

“Graças às técnicas avançadas de otimização que usamos, completamos rapidamente as cotas dos cursos, com um custo por conversão que nos permite expandir o escopo para mais pessoas”

– Luciano Camerucci, CEO do Cetae

A estratégia incluiu também melhorar o sistema de relatórios de atribuição usando o Google Analytics. Ajudar os usuários foi fundamental: além de cortar o custo geral da campanha quase pela metade, aumentou as conversões em 355%.

O aprendizado final

As pessoas estão em contato direto com quantidades enormes de informação e isso só tende a aumentar. O resultado é que, em troca da sua atenção, elas exigirão mensagens cada vez mais relevantes e pessoais.

Mas isso também cria um cenário de oportunidades para as marcas entenderem melhor seus consumidores, se antecipando ao que eles desejam e liderando mudanças no seu próprio cenário competitivo. Que esses aprendizados possam inspirar os próximos Premier Partner Awards.

Creators Connect: o poder dos YouTubers