É tabu? Deixa que ela quebra.

Jun 2016

Como “destabulizar” assuntos levou Jout Jout a ser uma referência para as mulheres do Brasil.

 AS ESTRATÉGIAS

  • Ser autêntica e falar abertamente com o público
  • Conteúdo interessante a cada semana
  • Criatividade na combinação entre miniaturas e títulos
  • Abraçar a família Jout Jout

 

OS RESULTADOS

  • 200 vídeos no canal
  • Média de 7,1 milhões de visualizações por mês
  • Mais de 820 mil inscritos
  • 470 mil horas, em média, de conteúdo assistido a cada mês

Inspirada em Grace Helbig, criadora de conteúdo norte-americana, Julia Tolezano - a Jout Jout - abriu seu canal em maio de 2014 para falar de temas cotidianos e discutir diferentes questões comportamentais envolvendo principalmente sexo e relacionamentos. Seu jeito leve, aberto e inclusivo cativou milhares de pessoas que passaram a ouvir suas opiniões e pensar a respeito de assuntos complexos como relacionamentos abusivos, liberdade sexual e racismo. A naturalidade com que “destabuliza” esses e outros assuntos polêmicos fez Jout Jout se tornar uma das uma das vozes mais fortes do atual movimento de empoderação feminina, dentro e fora do YouTube: além de seu canal onde publica vídeos semanalmente, Julia assina uma coluna na revista feminina Cosmopolitan e lançou recentemente seu primeiro livro.

Veja abaixo quais foram as estratégias que levaram Jout Jout a alcançar tamanho sucesso:

 

#1: Ser autêntica e falar abertamente com o público 

Não há dúvidas de que JoutJout se tornou um grande sucesso por sua personalidade e visão de mundo. Sua maneira única de abordar assuntos dos mais corriqueiros aos mais complexos fez milhares de pessoas passarem a acompanhar seus novos videos a cada lançamento. Além disso, sua maneira leve e informal de conversar com o público cria uma proximidade com quem assiste e faz as pessoas se sentirem compreendidas.

Seus vídeos de maior sucesso e que mudaram a trajetória do canal são os que mostram justamente sua personalidade única e sua abertura para falar de qualquer tema:

Joutjout
Joutjout

 #2: Conteúdo interessante a cada semana

 Desde seu primeiro vídeo, Jout Jout se organizou para postar ao menos um vídeo por semana, dando um motivo para que seus fãs voltassem com frequência para ver mais conteúdo - o que é uma excelente estratégia para garantir que a audiência saiba quando há conteúdo novo no canal. Além disso, no momento em que decidiu aumentar a quantidade de vídeos por semana, Julia criou um vídeo para anunciar a novidade:

Joutjout

 #3: Criatividade na combinação entre miniatura e títulos

Jout Jout usa muito bem a combinação entre as miniaturas customizadas e os títulos dos vídeos, tornando-os ainda mais autênticos. Esses dois elementos juntos se complementam e tornam o vídeo mais interessante, convidando o público a clicar e saber mais sobre o assunto tratado.

Joutjout

 #4: Abraçar a família Jout Jout

Além de seu jeito informal de falar com o público, Jout Jout desenvolveu uma maneira diferente de se referir aos seus fãs, tornando-os ainda mais próximos: a “família Jou Jout” participa ativamente do canal, mandando sugestões de temas, perguntas e comemorando com Julia marcos importantes do canal. Essa troca com a audiência é muito importante para o crescimento de um canal no YouTube: quanto mais a audiência se sentir ouvida, mais fiel ela se torna.

Joutjout

Essa interação frequente com o público teve um impacto muito positivo: no mês seguinte ao primeiro vídeo o canal conquistou 100 inscritos. Cinco meses depois, em novembro de 2015, esse número ultrapassou a marca dos mil inscritos. Exatamente no mês em que o canal completou 1 ano de existência, Jout Jout recebeu a primeira placa do YouTube, comemorando os 100 mil inscritos.

Joutjout

Ter uma base ativa de assinantes no canal faz muita diferença para continuar crescendo dentro do YouTube. De maneira geral, são os inscritos que assistem aos novos vídeos assim que eles são publicados, fazendo-os ganhar tração para depois serem indicados como vídeo sugerido ou como resultado de busca para um público mais amplo. Os inscritos também ajudam a gerar mais tempo de exibição - uma das principais métricas usadas pelo algorítmo do YouTube - pois assistem aos vídeos por mais tempo, ajudando o canal a ter uma alta taxa de retenção de audiência, mesmo quando assistidos em telas menores.

Joutjout

 Conclusão

Jout Jout conseguiu conquistar um grande público com seu jeito autêntico e divertido de falar dos mais variados assuntos. Aliado a isso, ter um cronograma regular de novos vídeos no canal e apresentá-los de forma intrigante foi essencial para que as pessoas voltassem e tivessem vontade de assistir ainda mais. A cada novo vídeo Julia foi ganhando mais inscritos, e hoje esse público fiel representa a maior parte das visualizações e tempo de exibição do canal, impulsionando ainda mais o seu crescimento.