TrueView for Action: mais ação do público nos anúncios do YouTube

Juliana Lisboa Agosto de 2018 Mobile, Vídeo, Métricas

Quem pensa que os vídeos são as estrelas apenas dos resultados de longo e médio prazo pode rever seus conceitos. O TrueView for Action cria banners com botões ajustados aos anúncios e estimula a ação de quem assiste, aumentando as conversões em pouco tempo.

Estamos na Era da Assistência. A toda hora, milhares de pessoas - cada vez mais curiosas e exigentes - buscam vários tipos de conteúdo online para tomar decisões de compra. Elas querem saber qual carro novo escolher, que viagem de férias reservar, que serviço de streaming traz as opções de música ou vídeo mais ligados ao seu perfil.

Os vídeos online, estrelas da construção de marca no longo prazo, hoje têm um peso enorme nessas tomadas de decisão. Eles são meios fáceis e eficazes para que as pessoas entendam e comparem produtos e serviços. Cada vez que alguém busca um vídeo, são gerados sinais de intenção, utilizados para direcionar anúncios com mais relevância para quem fez a pesquisa.

trueview_for_action_graphic1

Para as marcas, isso cria oportunidades de usar o vídeo como ferramenta para aproximar as pessoas, inspirar ações e estimular a interação - além de aumentar conversões, explorando essa segmentação e o envolvimento do público com o conteúdo. No YouTube, por exemplo, 95% dos anúncios são visualizados até o fim, enquanto a média em outras plataformas e apps é de 66%.1

trueview_for_action_graphic2.

Estimulando a ação direto no vídeo

O que mais pode ser feito para ter melhores resultados usando vídeo? Algumas novidades do Google mostram o caminho. Uma delas é a Intenção Personalizada, que permite alcançar pessoas dentro do YouTube a partir das buscas específicas que elas fizeram no Google, funcionando como uma expansão das estratégias de links patrocinados.

trueview_for_action_graphic3

Outra boa opção é o TrueView for Action, um formato que associa banners personalizados ao vídeo, incentivando vários tipos de ação. Quem estiver assistindo ao conteúdo pode clicar em um botão no banner e se inscrever em um serviço ou comprar um produto. Para fazer isso, o anunciante tem a vantagem de pagar só pela aquisição no sistema de CPA.

trueview_for_action_graphic4

Mercado Pago: conversão multiplicada por 10

No Brasil, as marcas já estão usando o TrueView for Action em suas estratégias de performance. O Mercado Pago, por exemplo, recorreu a ele para gerar conversões com sua máquina de pagamentos em cartão, a Point Mini. A campanha #TáNaMão foi criada com foco no público empreendedor, e o TrueView for Action entrou como uma peça-chave: depois do vídeo de apresentação do produto, era exibido um anúncio com botão para a compra do aparelho.

Os resultados foram impressionantes, com taxas de conversão 10 vezes maiores que a média das outras campanhas de vídeo. O awareness de marca e as buscas também cresceram, com custos de aquisição 40% abaixo do previsto.

“Testamos o TrueView For Action em um piloto, e os resultados superaram nossas expectativas. Pela primeira vez, vimos conversões a um custo baixo no YouTube”, disse Rodrigo Furtado, Gerente de Marketing do Mercado Pago. “O TrueView passou a ser adotado em todas as outras campanhas da maquininha.” Esse é um exemplo de como os anúncios do YouTube trazem soluções em todas as etapas da comunicação, desde o conhecimento da marca até a compra.


"Os resultados superaram nossas expectativas. (...) O TrueView passou a ser adotado em todas as outras campanhas da maquininha do Mercado Pago."

- Rodrigo Furtado (Mercado Pago.)


UNIP: mais inscrições a custos competitivos

Já a Universidade Paulista (UNIP) apostou no TrueView for Action para divulgar o vestibular e gerar inscrições para seus cursos de graduação. Usando apenas esse formato, a UNIP gerou, até o fim da campanha, 21 milhões de impactos de marca, mais de 7 milhões de visualizações completas do vídeo e - o mais importante - mais de 9 mil inscrições, a custos competitivos.

Empiricus: resultados em duas semanas

Ainda falando de educação, mas na área de finanças, a Empiricus, maior publisher de conteúdo financeiro do Brasil, também elegeu o TrueView for Action para ampliar sua presença digital. Em 2017, a marca investiu para fazer seu canal no YouTube crescer. Depois de superar os 270 mil inscritos, e de se consolidar como player de peso no setor de educação financeira, a Empiricus usou uma estratégia com TrueView for Action para levar mais assinantes qualificados à sua newsletter. Resultado: em apenas duas semanas, o formato gerou 80% do total de assinaturas do período.


"O Trueview for Action se tornou a principal fonte de geração de leads da Empiricus, com um custo de aquisição 66% menor do que todas as outras mídias."

- Felipe Favarão (Empiricus)


Transformações em tempo real

Os vídeos estão integrados à experiência digital das pessoas. Em momentos em que elas interagem com o conteúdo e gastam mais tempo dentro das plataformas como YouTube, temos o caminho aberto para aumentar conversões. Com esse aprendizado, fica claro que os vídeos  não trazem só resultados de longo e médio prazo: eles também são capazes de mover os ponteiros da marca em tempo real, fazendo o conhecimento se transformar em ação.

Sua estratégia digital é colocar o spot de TV na internet? É hora de rever isso.