YouTube: único para todo mundo

Fabio Coelho, Marcella Campos / Outubro de 2019 / Vídeo, Tendências de Consumo

Se pudéssemos desenhar o YouTube como um ecossistema, ele se apoiaria em três pilares: criadores, conteúdo e audiência. Os grandes motores para garantir esse ecossistema vivo são a identificação e a paixão. Ou seja, quando as pessoas assistem a vídeos online, elas querem se reconhecer, encontrar grupos com que se identificam e assistir a toda a pluralidade do mundo.

Tudo isso acontece em uma escala gigantesca: a cada mês, mais de 100 milhões de usuários acessam a plataforma. Por meio dela se gera empatia, debates, movimentos, transformações e milhares, centenas de milhares de conversas.

Mas como o YouTube é capaz de despertar esse interesse? Se você se perguntar ao que assistiu ontem à noite no YouTube, há grandes chances de ter sido alguma coisa para aprender. Seja para descobrir como tirar uma mancha de roupa, resolver um cubo mágico, passar no ENEM, estudar inglês, aprender programação, yoga, meditação ou a história da Guerra Fria, o YouTube é o lugar onde os brasileiros buscam conhecimento. E essa lógica do aprendizado também pode ser notada em temas como Esporte, Moda e Beleza, Culinária e Entretenimento.

YouTube: Único para todo mundo
YouTube: Único para todo mundo

As celebridades querem ser YouTubers

Em uma época em que tudo é filtro, seja nas imagens ou nas histórias, os interesses se cruzam na busca pelo autêntico. Não é à toa que tantas celebridades, muitas delas vindas da TV, estejam atrás do seu espaço no YouTube. Nele, elas podem criar seu próprio conteúdo, expressando livremente seus pontos de vista e experiências, e conseguem sentir o pulso do público por meio das interações. E se essas personalidades vêm ao YouTube, é porque foram inspiradas pelo imenso sucesso dos nossos criadores.

Diante de todo esse universo de conteúdo disponível no YouTube, alguns criadores se destacam. Dois exemplos: o KondZilla tem o 6º maior canal de todo o YouTube, com mais de 50 milhões de inscritos. Já o canal do Whindersson Nunes, com mais de 36 milhões de inscritos, está no top 15.

Esses nomes são parte de algo muito maior. O YouTube é feito de milhares de criadores, dos segmentos mais variados (alguns que você nem imagina que existam), gerando centenas de milhões de views e atraindo legiões de fãs apaixonados.

YouTube: Único para todo mundo

O YouTube aproxima as marcas e o público

Esses criadores trazem chances únicas para as marcas conhecerem melhor o público do YouTube e se aproximarem dele. Para simplificar a conexão entre empresas e criadores, temos soluções como o Creators Connect. Ele usa a relação dos YouTubers com as suas audiências para transmitir a mensagem das marcas de maneira mais íntima.

Além do Creators Connect, temos os pacotes de conteúdo para anunciantes. Este ano, por exemplo, tivemos momentos incríveis, como a Parada do Orgulho LGBTQIA+, que foi transmitida e comentada ao vivo no YouTube, em parceria com o Mercado Livre e a Natura.

Em 2020, teremos novas oportunidades de pacotes, como Cultura, Games e Esportes. Como os jogos olímpicos vão acontecer quando (quase) todo mundo estiver dormindo, o digital vai ter um papel fundamental para que as pessoas vivam suas paixões.

Ainda falando de oportunidades para as marcas, estamos lançando o YouTube Originals, um projeto de coproduções exclusivas entre o YouTube e os criadores. O primeiro será lançado no dia 3 de outubro em parceria com Whindersson Nunes.

Extraindo o melhor do YouTube

Existem outras maneiras de tirar o máximo proveito de todo esse conteúdo e alcance. A principal é explorar o poder combinado das ferramentas do YouTube e do Google.

Para entender em qual momento cada usuário se encontra, usamos dados agrupados e anonimizados de seus interesses, preferências e intenções, protegendo a privacidade do usuário. E as marcas já têm usado com grande sucesso ferramentas como as Audiências Avançadas, que constroem a ponte entre comportamentos-chave do público e a execução de marketing.

Para retribuir e elevar os profissionais de marketing e comunicação, criamos o YT Works, uma premiação para aqueles que exploram as melhores práticas. Um grupo de jurados do mercado publicitário julgará os melhores casos de uso do YouTube e decidirá quem merece levar esse prêmio.

O YouTube é tudo isso graças à inovação tecnológica que nunca para, à imensa criatividade de quem produz conteúdo e ao engajamento do público. No YouTube, números e métricas convivem com emoções e conexões muito singulares. Ele consegue ser esse lugar único, onde todo mundo encontra o que busca – e onde oportunidades novas e fascinantes esperam por você.

Descubra o que está por trás das grandes tendências do YouTube