Todos os anos, para o programa Anúncios que merecem ser disseminados do TED, um grupo de juízes premia anúncios que inspiram e aspiram ser mais que apenas mensagens comerciais. Como parte da parceria contínua do YouTube com essa iniciativa, pudemos ver antecipadamente os vencedores e os aplicamos à metodologia de cabeçalho do YouTube para ver onde a escolha dos especialistas corresponderam à escolha das pessoas. Aqui, mostramos os cinco anúncios que explodiram.

Escrito por
Abigail Posner , Ben Jones
Publicado
Março 2014
Tópicos

Nós que trabalhamos com marketing e publicidade precisamos saber transmitir uma ideia com criatividade: aquele toque especial que transforma uma mensagem comercial em um conteúdo sobre o qual as pessoas falam e compartilham cada vez mais. Estamos sempre nos perguntando: onde podemos encontrar conhecimentos novos e profundos da realidade humana? O anúncio precisa ter uma música alta ou cachorrinhos, bebês e gatinhos? E a tão importante imagem do produto? Onde podemos encontrar os influenciadores? Tudo se resume em como isolamos os elementos essenciais do que forma o anúncio perfeito em um mundo onde o perfeito não significa mais apenas inesquecível, mas também compartilhável.

O programa anual Anúncios que merecem ser disseminados do TED premia inovação, criatividade e inteligência em publicidade. Os anúncios vencedores dessa iniciativa são escolhidos pelo grupo de juízes do TED, que consiste em palestrantes do TED e novas estrelas da publicidade. Assim como o TED, o YouTube deseja construir uma plataforma democrática e global para ideias novas e inspiradoras. Trabalhamos juntos há quatro anos no programa Anúncios que merecem ser disseminados, homenageando anúncios que transcendem mensagens comerciais e criam algo que as pessoas devem compartilhar.

Os 10 anúncios selecionados este ano pelo grupo do TED serão discutidos na conferência TEDActive em Vancouver, BC, de 17 a 24 de março de 2014. Antes dessa discussão, verificamos a lista dos candidatos e a aplicamos à metodologia de cabeçalho do YouTube para determinar quais anúncios as pessoas mais compartilharam. Cinco anúncios corresponderam à lista do TED e ao nosso cabeçalho. Então, analisamos melhor para tentar descobrir o que eles tinham em comum. Depois de refletir por um tempo e discutir muito, encontramos alguns elementos essenciais.

Primeiro, alguns desses anúncios usam a imponente tecnologia da engenharia e da complexidade científica, como a criação de tudo pela Honda, de robôs a motores de barco, ou o vídeo da IBM "A Boy and His Atom" (Um garoto e seu átomo), e elevaram a bela simplicidade dessas inovações. Esses anúncios tocam no nosso antigo desejo de entender a complexidade do mundo ao nosso redor. Também há alguma forma de troca de energia. O anúncio nos faz sentir algo, e quando nós, humanos, sentimos algo especial, queremos compartilhar o que nos fez sentir assim.

Quando falamos com os profissionais de marketing sobre a criação de anúncios em vídeo para a Web, notamos que muitas vezes eles acham que a comédia pastelão faz sucesso no YouTube. Embora isso seja verdade em alguns casos, essa lista nos mostra que os usuários querem se comover emocional ou até fisicamente, como com o anúncio "Wheelchair Basketball" (Basquete de cadeira de rodas) da Guinness e o "Safety Dance" (Dança de segurança) da Virgin. Por fim, assim como vários bons anúncios já fizeram, anúncios como o "Camera Shy" (Vergonha de ser filmado) da Dove espelharam nossa humanidade individual e nos lembrou que podemos aspirar viver uma vida mais feliz e significativa. No fim das contas, os anúncios que refletem um nível profundamente humano e abordam necessidades e desejos universais são os que se disseminam.

O mais fascinante sobre essa comparação é que, independentemente do público-alvo, somos todos tocados por histórias humanas inesquecíveis, vigorosas e empáticas apresentadas de uma nova maneira. Quando você consegue reimaginar essas realidades, desejos humanos e verdades, pode criar um conteúdo que atrai não só grupos de juízes respeitados, mas também milhões de pessoas em toda a Web.

"Wheelchair Basketball" (Basquete de cadeira de rodas)
Marca: Guinness
Agência: BBDO, New York
Visualizações: 8,323,473
 

[[inline-video-01]]

Esse anúncio é excelente porque nos faz refletir sobre até onde iríamos pelas pessoas mais importantes para nós. Ele alinha de forma encantadora a Guinness com a lealdade, o sacrifício e a dedicação e implica que a Guinness é a cerveja para se beber com as pessoas mais importantes para nós.

"A Boy and His Atom" (Um garoto e seu átomo)
Marca: IBM
Agência: Ogilvy & Mather, New York
Visualizações: 4,927,724

[[inline-video-02]]

Nesse caso, o contexto do anúncio é tão marcante quanto o próprio vídeo. Na verdade, o vídeo dos bastidores tem quase 800.000 visualizações. Embora a história seja direta e a exibição seja ilusoriamente simples, o efeito é muito comovente. Ele transmite de forma eficiente e criativa a mensagem da IBM de que a ciência da inovação não é apenas incrível, mas também mágica e divertida.

"Hands" (Mãos)
Marca: Honda
Agência: Wieden + Kennedy, London
Visualizações: 10,908,129

[[inline-video-03]]

Em suma, "Hands" é fascinante. É uma imagem impressionante do que os engenheiros da Honda são capazes de fazer. Quando pensamos em uma marca corporativa como a Honda, é difícil imaginar como encaixar todos os produtos no mesmo espaço, mas a Honda consegue reunir um robô e um motor de barco. Esse anúncio captura visualmente a maravilha e a emoção da criação.

"Camera Shy" (Vergonha de ser filmado)
Marca: Dove
Agência: Ogilvy & Mather, UK
Visualizações: 17,681,985

[[inline-video-04]]

A Dove fez algo mágico nesse anúncio, assim como fez em outras campanhas voltadas para a beleza: ela revelou algo sobre a mente das mulheres que nunca havia sido falado abertamente. Em uma cultura cada vez mais obcecada por autorretratos (selfies, em inglês), esse anúncio inclui na conversa todas as pessoas que já odiaram uma foto de si mesmas.

"Safety Dance" (Dança de segurança)
Marca: Virgin Air
Agência: Virgin Produced
Visualizações: 8,817,194

[[inline-video-05]]

Esse vídeo dá um banho de exuberância. A Virgin não é a primeira companhia aérea a inovar em seu vídeo de segurança, mas é a primeira a mostrar dançarinos, coreógrafos e diretores do YouTube em uma verdadeira festa. As pessoas estão dançando nos seus lugares (8 milhões de pessoas, e esse número continua aumentando) antes mesmo de entrar no avião.

As visualizações são de 1º de janeiro de 2013 a 24 de fevereiro de 2014.