O cadastro é uma maneira se conectar ao usuário, criar oportunidades de diálogo e desenvolver uma relação com o passar do tempo. No entanto, com frequência, ele se torna um ponto de resistência e acaba atrapalhando a conversa. Mostraremos, a seguir, como criar um processo de cadastro que leve o usuário aonde ele precisa de maneira rápida e objetiva.

Publicado
Setembro 2016
Tópicos

 

(Continuação do Capítulo 3: Comércio e conversões)

14. Deixe claro qual serviço você oferece antes de pedir para o usuário se cadastrar

Não adianta: a grande maioria dos usuários vai abandonar aplicativos que peçam informações pessoais logo de cara se não houver alguma recompensa imediata (como no caso dos deliveries de comida, por exemplo). Aplicativos de marcas pouco conhecidas - ou de empresas cujos valores de marca não são muito claros - encontram maior resistência na hora de pedir que os usuários preencham o cadastro, especialmente se for no início da experiência. Em outras palavras, só exija cadastro se for absolutamente necessário. Uma maneira interessante de aplicar esse princípio é oferecer a opção de check-out como visitante no momento de conversão.

[[inline-image-1]]

15. Cadastro é uma coisa, Login é outra

Muitos usuários se confundem na hora de criar uma conta em um aplicativo porque clicam em "Login" ou "Entrar". Ao fazerem isso, eles recebem como resposta o pedido para inserir uma senha que eles ainda não possuem, pois não são cadastrados. Na maior parte das vezes isso acontece porque eles passam o olho pela tela e e assumem que o primeiro call-to-action que veem é o correto. Crie chamadas fáceis para diferenciar o login e para ao cadastro fáceis de diferenciar e ajude o usuário a alcançar seu objetivo rapidamente.

[[inline-image-2]]

16. Crie um processo de autenticação de senha fluido.

Quem não fica irritado quando é muito complicado criar ou recuperar uma senha? Diminua o risco de perder usuários simplificando o processo de autenticação. Reduza o número de passos ou utilize métodos de acesso diferenciados, como login via terceiros (por exemplo, entrar com o usuário e senha do Google) ou impressão digital.

[[inline-image-3]]





[[content-callout-1]]