O trabalho de uma agência de publicidade não é nada fácil. Não é só ter uma ideia genial, é preciso contar com as ferramentas que permitam colocá-la em prática da melhor forma possível. Se para ser criativo é necessário voar um pouco, até as nuvens, como se costuma dizer, não há melhor lugar para buscar as ferramentas de produtividade e colaboração de que toda agência precisa para ser bem-sucedida.

Publicado
Julho 2014
Tópicos

“Criatividade é pensar em coisas novas. Inovação é fazer coisas novas”, disse uma vez Theodore Levitt, economista e professor da Harvard Business School. É aí onde reside o sucesso de uma agência de publicidade: transformar em realidade uma ideia criativa da forma mais inovadora possível.

Mas, onde entra a inovação hoje em dia quando falamos de trabalho? Não restam dúvidas de que, com a superação dos receios iniciais, a nuvem se tornou uma ferramenta para muitas empresas, em todo tipo de mercado e indústria. Hoje, profissionais de diferentes setores optam por trabalhar e colaborar entre si com ferramentas de produtividade e colaboração na nuvem.

[[inline-image-1]]

Você imagina, você tem

Até alguns anos atrás, nem a pessoa mais criativa da agência de publicidade mais inovadora imaginaria que trabalhar à distância e em tempo real, como se estivesse cara a cara, poderia ser tão fácil. O Google Apps for Business, conjunto de ferramentas de produtividade e colaboração da Google na nuvem, tem revolucionado o método de trabalho das agências.

Temos escritores externos com quem podemos colaborar como se estivéssemos trabalhando no mesmo lugar.

Blue Zoo, um respeitado estúdio de animação em Londres, migrou para o Google Apps para otimizar sua forma de trabalhar. A nuvem o ajudou a criar relacionamentos mais sólidos com seus funcionários e colaboradores. “Temos escritores externos com quem podemos colaborar como se estivéssemos trabalhando no mesmo lugar”, afirmam. Graças às ferramentas do Google, o Blue Zoo pode trabalhar à distância e em tempo real, criando roteiros para animações em um mesmo documento e fazendo comentários a partir de diferentes computadores ao mesmo tempo. Além disso, por meio do Hangouts, eles podem se conectar rapidamente com todos os envolvidos no projeto para trocar ideias e opiniões. Esses são apenas alguns dos benefícios do Google Apps, que ajudou a Blue Zoo a entregar projetos com rapidez e crescer sem perder o equilíbrio entre a liberdade e a criatividade de que toda agência precisa.

[[inline-video-1]]

As agências da América Latina também estão trabalhando com o Google Apps para melhorar todos os seus processos internos, desde o contato com o cliente até a colaboração online e o aumento da produtividade.

É o caso da Los Diseñadores, empresa argentina com menos de 20 funcionários dedicada a criar soluções na área de comunicação, identidade gráfica e sites para seus clientes. Graças ao Google Apps, eles melhoraram o trabalho em equipe e a comunicação entre as três filiais que possuem no país. Agora podem criar documentos e trabalhar neles de maneira sincronizada e conjunta de qualquer lugar e com qualquer dispositivo. Depois de entregar um produto aos clientes, eles fornecem tutoriais criados no Google Docs, onde podem interagir com eles e esclarecer dúvidas em tempo real. "Monitoro minha empresa pelo telefone. Com o Google Apps, tenho acesso a tudo a partir do meu dispositivo móvel”, comenta Gabriel Brahim, sócio da Los Diseñadores, que agora desfruta de uma equipe mais produtiva e de uma melhor interação com os clientes.

Essa facilidade de ter as informações ao alcance e um único lugar seguro é o que levou a Expresa, empresa mexicana de Marketing e BTL, a adotar o Google Apps cuja enorme utilidade foi comprovada no dia em que um dos funcionários perdeu seu computador pessoal com todas as informações de um projeto. Sem o Google Apps, essa situação teria sido irreparável. Felizmente, todas as informações estavam armazenadas no Google Drive, por isso, eles tiveram apenas que apresentar o projeto a partir de outro dispositivo. “Hoje eu peço aos colaboradores que me enviem tudo pelo Drive, assim, todas as informações estarão seguras e posso compartilhá-las facilmente”, afirma Adolfo Tuñón, diretor geral da agência. Mas há vários outros benefícios das ferramentas do Google para uma agência de marketing. Graças à adoção da cloud computing (computação em nuvem), em menos de 5 meses, a empresa conseguiu reduzir em milhares de dólares os custos com segurança e TI.

Google Apps para todos

[[inline-image-2]]

A característica mais importante do Google Apps não é apenas a quantidade de ferramentas que oferece às agências para que elas possam trabalhar, mas também o fato de estar ao alcance de todos, inclusive de agências menores. Compartilhar, colaborar, reunir-se à distância, fazer buscas em tempo real… A nuvem chegou ao mundo da publicidade para fazer com que a criatividade voe cada vez mais alto.

Quer saber mais sobre as ferramentas de produtividade e colaboração da Google na nuvem? Encontre tudo de que precisa no site do Google Apps for Business.