A nuvem está transformando o trabalho nos departamentos de marketing como nunca. O Twitter, o YouTube e outras redes sociais revolucionaram a forma de se conectar com cada departamento, e as ferramentas de produtividade e colaboração de cloud computing estão transformando o marketing tradicional em um verdadeiro marketing digital. Em um mundo cada vez mais “tecnológico” e conectado, não há dúvidas de que a nuvem se transformou no melhor caminho para chegar aos consumidores.

Publicado
Abril 2015
Tópicos

    [[inline-image-1]]

    Muito além das ferramentas tradicionais

    Criar uma campanha de marketing requer muitas etapas. Desde conceber a ideia, definir os objetivos e fazer um briefing, até coletar e analisar dados, o processo envolve diversas tarefas e equipes. E isso só até a implementação! Uma vez que a campanha estiver em andamento, é necessário fazer o acompanhamento e medir os resultados.

    Realizar todo esse trabalho com ferramentas tradicionais pode ser muito lento e pouco prático. O mundo atual hiperconectado precisa de outros tipos de ferramentas, que permitam colaborar em tempo real com pessoas do outro lado do escritório (ou do mundo). O marketing do mundo digital exige conectar-se com clientes imediatamente, e trabalhar a qualquer momento e em qualquer lugar, sem estar preso aos dispositivos tradicionais.

    [[inline-video-1]]

    O futuro chegou

    A nuvem está se tornando uma mudança de paradigma que percorre todos os tipos de empresas, principalmente as de marketing. Cada vez mais organizações estão utilizando o Google Apps for Work, conjunto de ferramentas de produtividade e colaboração do Google na nuvem, para gerar um novo vínculo, não só com os clientes e consumidores, mas também com os funcionários. Isso está acontecendo não só nos Estados Unidos e na Europa, mas também na América Latina.

    Google é sinônimo de confiabilidade; é mais fácil ter um terremoto que uma falha nos serviços do Google

    Esse foi o caso da Experimenta, empresa mexicana de hotelaria e turismo que precisava criar uma boa campanha de marketing para o site de sua loja online. Seu departamento de marketing tinha que por as mãos à obra para não perder tempo nem oportunidades. Com o Google Docs, eles puderam criar diretamente na nuvem um esboço da campanha para o site, onde são oferecidos produtos inovadores, como dias em um spa, viagens de balão ou entregas de jantares românticos em domicílio. Assim, os membros de outros departamentos interessados no projeto puderam inserir comentários e fazer alterações no mesmo documento em tempo real. Além disso, em um projeto com prazos tão apertados, a possibilidade de consultar o Gmail de qualquer lugar ou dispositivo ajudou muito a agilizar a tomada de decisões sobre o direcionamento da campanha. Finalmente, graças ao Hangouts, todos puderam trocar ideias cara a cara, independentemente do local onde estivessem. Com o Google Docs, o Hangouts e o Gmail, a Experimenta encontrou no Google Apps um companheiro perfeito para criar uma campanha que aumentou não só o número de vistas ao seu site, mas também as vendas mensais.

    A presença do Google Apps também está crescendo no Brasil. Até a implementação da suite do Google, o departamento de marketing da agência I ou sofria interrupções frequentes no fluxo de trabalho, consequência de uma solução de e-mail lenta e instável. Além de adotar o e-mail na nuvem, que melhorou muito a disponibilidade, o departamento de marketing da agência otimizou a medição de resultados de suas campanhas com a implementação de planilhas online nas quais todos os funcionários podiam colaborar e inserir dados de acompanhamento em tempo real. “O Google é sinônimo de confiabilidade. É mais fácil que haja um terremoto do que uma falha em seus serviços”, afirma Mikael Cavalcanti, coordenador de projetos online da e I ou.

    [[inline-image-2]]

    Muitos profissionais de marketing de toda a América Latina estão aproveitando ao máximo as tecnologias do Google Apps, que parecem ser totalmente voltadas às suas necessidades. Ferramentas como o calendário, o Gmail e outros recursos de colaboração, inclusive o Google+, concentram-se em uma das principais necessidades dos departamentos de marketing: o uso eficaz do tempo.

    Esses são apenas alguns exemplos de como a cloud computing está revolucionando o trabalho nos departamentos de marketing. Quer saber mais sobre as ferramentas de produtividade e colaboração do Google na nuvem? Acesse o site Google Apps for Work.