No Google for Brasil, nós dividimos um pouco do que pensamos sobre o futuro das cidades, dos transportes, da comunicação, do entretenimento e da educação no país. E também como as últimas tendências tecnológicas – como machine learning e o reconhecimento de voz – já estão transformando os nossos produtos.

Escrito por
Fabio Coelho
Publicado
Maio 2017
Tópicos

Precisamos, coletivamente, ajudar a definir o futuro dos negócios, transformar nosso sistema educacional e construir a melhor infraestrutura possível para aproveitar todo o potencial que os próximos dez anos de inovação tecnológica nos reservam. Mas para isso, a gente precisa trocar de marcha e agir agora.

Por que o Brasil é importante para o Google?

Bom, somos 139 milhões de pessoas on-line e estamos entre as cinco maiores populações digitais do mundo. A gente respira internet. Então, não é surpresa que, no mundo todo, o Brasil seja o segundo país em horas assistidas no YouTube. Nem que a gente esteja entre os top 5 mercados para a Busca do Google, Maps, Chrome, Android, Fotos e Waze.

[[inline-image-1]]

Ajudando as empresas brasileiras a crescer

Os brasileiros usam produtos e serviços do Google para transformar suas ideias e paixões em negócios de sucesso e em muito conteúdo. Todos os dias, milhões de brasileiros dão um Google para procurar, para descobrir, para aprender e também para comprar.

Temos uma variedade de soluções para conectar as empresas com essas buscas, com esses consumidores. E não importa se você é uma microempresa que surgiu em uma comunidade, um e-commerce local que se tornou global ou uma grande loja tradicional. Todo ano, as interações com produtos do Google geram centenas de milhões de ligações diretas para pequenas e médias empresas do Brasil inteiro.

Causando impacto positivo na economia do país

É bom saber que o que a gente faz tem ajudado nossos parceiros, afinal, essas soluções têm uma relação direta com o crescimento da economia do Brasil.

Um estudo recente da Deloitte estima que a Busca do Google e o AdWords ajudaram a movimentar quase R$ 37 bilhões em atividade econômica, possibilitando a geração de 430 mil empregos em 2015. Estamos falando de empreendedores e empresas, agências digitais e desenvolvedores – cerca de 10 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras, mas é só o começo, ainda temos um caminho bem grande pela frente.

Abraçando a cultura popular e transformando vozes em negócios

Além de ajudar a desenvolver a economia, nós participamos ativamente da cultura popular do Brasil, em especial com o YouTube. Como eu disse anteriormente, nós somos o segundo país em horas assistidas na plataforma e – diferente dos países de língua inglesa, onde tem muito conteúdo dos EUA – aqui no Brasil, é o conteúdo local quem manda.

O YouTube também democratizou a mídia de um jeito como nunca tinha acontecido, porque ele dá voz para todo mundo. Liberdade de expressão, diversidade e representatividade são valores centrais da plataforma, que permitem que gente de todo tipo tenha a chance não só de se expressar e dizer o que pensa, mas também de ganhar a vida com isso – de transformar suas vozes em negócio.

[[inline-image-2]]

Democratizando a comunicação, a educação e o entretenimento do país

E para esse ecossistema continuar crescendo, esse ano vamos inaugurar mais um YouTube Space na região do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Lá, os youtubers vão ter toda a assistência técnica de produção, estúdios e os melhores equipamentos. Além disso, poderão participar de treinamentos e se conectar com outros criadores também.

A gente acredita muito que o YouTube tem o papel de democratizar a comunicação, a educação e o entretenimento do país.

Estamos vivendo em uma época que promete muito. Só que precisamos ser protagonistas, não espectadores. Temos de tomar a frente para melhorar nossa infraestrutura, criar novas legislações para ajudar as empresas a se desenvolver e transformar nosso sistema de educação.

Nos artigos a seguir, vocês podem conferir as novas iniciativas do Google, algumas globais e outras específicas para o Brasil. Espero que vocês se sintam inspirados pelo trabalho, pela paixão e pelas ideias que verão agora.

[[content-callout-1]]