Lembra que quase ninguém se arriscava fora dos pratos rápidos e conhecidos? Mas a fome de aprender cresceu junto do YouTube.

Publicado
Junho 2016
Tópicos

Antes era preciso fazer cursos ou passar uma temporada com alguma cozinheira de mão cheia da família pra aprender. Agora o conhecimento culinário está a um clique. Os cozinheiros amadores encontram uma galera que experimenta em todas as áreas, do churrasco ao prato para impressionar em um jantar a dois. Tem muita gente pensando fora da caixa. E mais gente ainda querendo aprender.

[[inline-image-2]]

[[inline-image-3]]

Peça o básico - Com muitos extras!

Talvez você seja um “cozinheiro de sobrevivência”, que só faz o que é mais prático. Mas não pense que essa é uma desvantagem: quem já sabe fazer o básico, está no ponto certo pra botar a mão na massa.

Chega de ficar no arroz e feijão.
O legal agora é se aprofundar
Nos pratos que mais gosta.

Por exemplo: se você não vive sem carnes, pode aprender a fazer um hambúrguer caprichado e a inovar no churrasco. E, olha, tem criadores se empanturrando de criatividade no YouTube. O "Sanduba Insano" é a prova disso. O primeiro canal brasileiro especializado em lanches, hambúrgueres e “outras insanidades”. Um dos favoritos da galera que curte a culinária ogra e quer incrementar até os sandubas da madrugada.

[[inline-video-1]]

Gourmet democrático: Dicas de profissa

Voilà! Le dîner est servi! Os chefs profissionais viviam num mundo à parte, cheio de termos e técnicas que só faziam sentido pra eles. Mas a vontade de criar algo incrível está em qualquer pessoa. E tem muito chef interessado em dividir conhecimento. Quanto mais gente cozinhando bem, melhor. Cozinha não é mais um lugar feito só para profissionais. Cabe qualquer um interessado em aprender.

“A popularização das cozinhas e das varandas gourmets fez com que todos pudessem demonstrar suas habilidades de chef de cozinha.”
Chef Leo Marques

Os chefs estão mostrando que também sabem preparar conteúdos deliciosos. Com pratos assinados e receitas exclusivas. Ficou muito mais fácil conhecer o que está por trás das receitas. O resultado? O gourmet está mais perto da culinária caseira. Um ótimo exemplo é o canal "Gourmet a Dois", que quer ajudar a quebrar a barreira entre o sofisticado e o simples na cozinha. Como? Mostrando as receitas mais gourmetizadas de forma simples, direta e sem blá-blá-blá.

[[inline-video-2]]

Hacking food: Os invasores da cozinha

E pra que comer fora de casa se já dá pra fazer aquele prato do restaurante em casa? Não é só a economia, mas o desafio de criar você mesmo o que os chefs fazem lá fora.

[[inline-image-5]]

E a Internet, claro, dá uma mãozinha: bora hackear a comida! Seguindo os hackers de cozinha você descobre as fórmulas daquelas receitas guardadas a sete chaves. Duvida? Olha aquela famosa entrada de restaurante australiano feita no canal "Web à Milanesa"

[[inline-video-3]]

[[inline-image-6]]

Dividir é poder: a multiplicação dos pães

Sabe por que mais pessoas estão indo pra cozinha? Porque tem mais gente compartilhando o que sabe fazer. Aqui não tem muito espaço para aquele papo de que é melhor ser exclusivo. Todo mundo está numa posição de empoderamento. E a galera percebeu que dividir esse poder não o diminui: só o torna ainda mais forte!

E por falar em força, já tem muito YouTuber ficando famoso por mostrar que comida é tão importante quanto a malhação no mundo fitness. Clique aqui pra saber mais sobre essas celebridades saradas.

[[content-callout-1]]

Quer saber mais insights sobre cooking?

  1. O que provocou toda essa fome?
  2. A fome agora é de aprender.
  3. Você é o que você come.
  4. Até quem não cozinha assiste.
  5. A gente não quer só comida.
  6. Tendências mantém o assunto sempre aquecido.
  7. Você é o que você sabe sobre o que come.
  8. Os números que engordam essa receita.

Outros insights

  1. Music
  2. Beauty
  3. Gaming