Descubra porque o Brasil é o segundo país do mundo em usuários de Chromecast, e como plataformas como Chrome, Android e Play ajudam a criar uma web mais inclusiva e segura, e a fomentar a indústria de desenvolvedores no Brasil.

Escrito por
Mario Queiroz
Publicado
Maio 2017
Tópicos

O Brasil passou por muitas mudanças nos últimos anos. Mas a essência do brasileiro é muito parecida com a do Google: nós somos inovadores, trabalhadores e otimistas por natureza. Os brasileiros sempre encontram oportunidades quando se veem desafiados, e o Google também.

Poucas coisas são mais desafiadoras que a nossa missão aqui no Google: organizar a informação do mundo e torná-la universalmente útil e acessível, para todos – independentemente de lugar, língua, aparelho ou conexão. Não importa se você é uma criança de Cambé, minha cidade natal no interior do Paraná, ou de uma grande metrópole como São Paulo; a gente acredita que a internet é um equalizador poderoso e levamos essa crença para todos os nossos produtos, da Busca ao Android. Nosso objetivo é deixar a internet cada vez mais inclusiva.

De todos os nossos produtos, eu tenho um carinho especial pelo Chromecast, ele é meu “xodó”, pois participei desse projeto desde o primeiro dia até vê-lo tornar-se o aparelho de streaming mais vendido do mundo.

No Brasil, o Chromecast faz um sucesso impressionante: os brasileiros amam TV, são loucos por seus celulares e o Chromecast faz o casamento entre essas duas paixões. Hoje, somos o segundo país do mundo em número de usuários de Chromecast e assistimos 24% mais horas de streaming que o resto do mundo. E nos últimos 12 meses, o número de usuários no Brasil cresceu duas vezes e meia.

[[inline-image-1]]

Os brasileiros usam vários serviços via Chromecast que incluem os mais conhecidos como YouTube, Google Play, Netflix e Spotify e mais de 3 mil outros aplicativos, alguns deles oferecendo conteúdo local de alta qualidade, como a Globo Play e Esporte Interativo.

O Chromecast é um ótimo exemplo da estratégia global do Google para hardware cujos principais pontos são:

  • Integração de hardware, software e serviços em cada produto;
  • Inteligência artificial e machine learning em todos os aparelhos;
  • Experiência contínua, de produto para produto, como quando você envia conteúdo do celular para o seu Chromecast.

[[inline-image-2]]

Outros grandes esforços do Google para trazer mais tecnologia para os brasileiros podem ser vistos nas plataformas Android, Play e Chrome.

Android

A plataforma Android tem mais de 1.4 bilhões de usuários ativos no mundo e é o sistema operacional mais popular do Brasil. Boa parte desse sucesso deve-se ao fato de ele ser uma plataforma aberta, o que nos permite trabalhar com diferentes empresas globais tornando o Android acessível praticamente para todo mundo.


[[inline-image-3]]

Também trabalhamos com um número cada vez maior de desenvolvedores criando aplicativos Android sob medida para a realidade dos brasileiros.
 Um bom exemplo é o aplicativo FGTS, criado pela Caixa Econômica Federal, que permite que as pessoas consultem facilmente seu saldo e pagamentos.


Play

O Google Play permite que os desenvolvedores daqui levem seus produtos para o mundo todo. O Brasil ocupa a terceira posição entre os países com o maior número de downloads na plataforma, ou seja, é um mercado de grande importância para nós.

Só no último ano, o número de desenvolvedores brasileiros que lançaram apps e jogos no Google Play dobrou.
 Por exemplo, a Upbeat Games, uma empresa que foi residente do Campus São Paulo do Google, teve um crescimento fenomenal desde que foi lançada, com mais de 13 milhões de downloads e 80k usuários por dia, muitos deles na Ásia. Um outro exemplo é o Colorfy, o aplicativo de livro de colorir desenvolvido aqui e que virou sucesso global com quase 19 milhões de instalações.


“O número de desenvolvedores brasileiros lançando apps e jogos no Google Play dobrou em 2016.”

Estamos comprometidos em continuar ajudando empreendedores brasileiros a desenvolver tecnologia inovadora e negócios de sucesso.


Chrome

O Chrome é a forma como o Google tem ajudado a construir uma plataforma web melhor, mais rápida, mais segura e mais inclusiva desde que foi lançado em 2008. Ele é o navegador mais popular no Brasil, e fica cada vez melhor.

Vamos olhar a tradução de conteúdo on-line para o português, por exemplo. Sabia que mais de 80 milhões de páginas são traduzidas por mês no Brasil? 

E 40% dos brasileiros usam o serviço de tradução para procurar letras de músicas pelo menos uma vez por mês. Esse ano acrescentamos uma nova tecnologia de inteligência artificial para melhorar as traduções entre inglês e português.

[[inline-image-4]]

Outro exemplo: O “Data Saver é um recurso do Chrome que economiza tráfego de dados ao acessar a mesma informação. 

Essa tecnologia já reduz o tráfego de dados, no Brasil, em 819 TB por semana, uma economia de R$ 24,6 milhões a cada sete dias.



Estamos fazendo muito mais para garantir que nossos produtos e plataformas funcionem melhor para todo omundo – principalmente para o Brasil.

[[content-callout-1]]