A gente sabe que os brasileiros se comunicam de um jeito muito visual e expressivo. Sabemos também que a família é algo de extrema importância. Nós criamos o Allo e o Duo para ajudar as pessoas a manterem contato com seus parentes e amigos.

Escrito por
Amit Fulay
Publicado
Maio 2017
Tópicos
 

Duo

O Duo é um aplicativo fácil, que faz ligações em vídeo de alta qualidade para que você possa curtir momentos com as pessoas que você mais gosta, mesmo estando longe. Seu ponto forte é a simplicidade: basta um clique para iniciar uma ligação e você não precisa nem fazer cadastro, é só usar seu número de telefone.

A gente também quer trazer mais espontaneidade, para isso, criamos a funcionalidade knock-knock, que permite que você assista um preview de quem está ligando antes de atender. O knock-knock transforma ligações inesperadas, que poderiam ser vistas como uma interrupção, em um convite. Meus amigos usam isso o tempo todo, eles acham que fazendo caretas vão me convencer a atender o telefone. O pior é que dá certo.

[[inline-image-1]]

Além de simples e espontâneo, o Duo também é um app muito confiável. Ele funciona bem com todos os tipos de conexão e monitora automaticamente a qualidade da rede várias vezes por segundo. Isso permite mudanças mais sutis na qualidade da ligação quando a banda é limitada ou quando você muda da conexão Wi-Fi para celular durante a conversa.

Nós últimos meses, ouvimos os feedbacks dos brasileiros e entendemos que há momentos em que as pessoas realmente não podem fazer uma ligação em vídeo, seja para não gastar o pacote de dados, seja porque o sinal onde você está não é bom ou até mesmo porque você está se arrumando para ir trabalhar. Por isso, criamos o Duo Chamada de Audio, que já está disponível para o Brasil, antes de qualquer outro país. O Duo Chamada de Audio funciona com qualquer velocidade de conexão.

[[inline-video-1]]

Allo

O Allo é nosso aplicativo de mensagens inteligente que usa machine learning e processamento de linguagem natural para ajudar as pessoas se expressarem melhor e encontrarem soluções direto na telinha do chat.

CComo eu disse antes, o brasileiro se comunica de uma maneira muito visual, então "expressar melhor" tem muito a ver com o uso de imagens na comunicação. Por isso, a gente se uniu a artistas e criadores para desenvolver pacotes de adesivos que capturassem toda a expressividade e o humor do brasileiros.

[[inline-image-2]]

Ainda pensando nessa coisa do brasileiro se comunicar usando imagens, é difícil encontrar alguém hoje em dia que não use emojis em seus bate-papos on-line. O único problema é que eles são tantos, que achar aquele que expressa perfeitamente o que a gente está sentindo envolve longos segundos procurando. Talvez por isso as pessoas acabem usando apenas 3% de todos os emojis disponíveis.

Bem, no Allo a coisa ficou muito mais simples. Usando machine learning, o aplicativo ajuda você a encontrar o emoji ideal muito mais rápido: basta escrever e clicar no ícone do smiley para receber sugestões de emojis, adesivos e gifs que têm a ver com a palavra que você digitou. E como vocês podem ver na imagem abaixo, já funciona em português.

[[inline-image-3]]

Também ficou mais fácil responder com palavras usando as Respostas Inteligentes. Nele o Allo faz sugestões de respostas que você pode enviar com apenas um toque na tela. Essa funcionalidade, também faz uso de inteligência artificial e vai ficando melhor a cada uso, com respostas que soam cada vez mais como você.

[[inline-image-4]]

Agora, a parte mais legal do Allo é que você pode chamar o Google Assistente para a conversa para ajudá-lo a descobrir o que está passando no cinema, encontrar restaurantes perto de onde você está ou saber o placar dos jogos de futebol sem interromper a conversa. Basta tocar no ícone do Assistente ou digitar @google para ele aparecer pronto para ajudar.

[[inline-image-5]]

Um outro feedback que a gente recebeu dos brasileiros, especialmente de estudantes, é que eles querem poder compartilhar arquivos pelo smartphone de um jeito mais simples. Por isso, agora o Allo também envia e recebe arquivos documentos, fotos, músicas etc.

O Brasil é um dos três principais países para o Allo e o Duo, e as respostas dos usuários brasileiros ao produto têm sido incríveis. Tudo o que a gente faz é para facilitar a conexão entre as pessoas – seja convencendo seu amigo a atender o telefone com caretas ou encontrando a imagem perfeita para dar uma resposta. Para nós, é um orgulho aplicar a tecnologia do Google na comunicação – essa coisa sempre em evolução que é tão essencial na cultura brasileira – e ajudar você a conversar de um jeito mais simples, expressivo e divertido.

[[content-callout-1]]