Pra entrar no jogo a gente tem que entender como jogar. E aí deixa com os gamers que já manjam dos esquemas.

Publicado
Junho 2016
Tópicos

Se pra comprar um game tem gente que faz “test-drive” antes, também é bom ter alguém pra ensinar a dirigir o jogo. E não estamos falando só do Need For Speed.

[[inline-image-1]]

Os jogadores no comando // Gameplay

Luz. Câmera. Start. Gravar os games e fazer comentários enquanto joga virou conteúdo: os gameplays. Milhões de pessoas ficam grudadas nesses vídeos para ver até onde o jogo pode ir e aprender todas as fases. Quem é gamer de carteirinha e quem está só começando tem aqui um teaser que atiça sua vontade de jogar. E quem não está nem aí para o jogo também. Vai falar que você nunca caiu na risada só de ver alguém fazendo careta, chacoalhando o controle ou andando para o lado junto com o personagem do game?

Os criadores de gameplays também mudaram bastante. Tem desde a galera que grava vídeos no seu próprio quarto até celebridades de fama mundial que perceberam a força dessa audiência. O apresentador Jimmy Fallon e o comediante Conan O’Brien aproveitaram esse formato para se divertirem na TV e conquistarem ainda mais seus públicos.

[[inline-video-1]]

Se você não for um gamer, pode estar se perguntando sobre qual a graça disso tudo. Por que as pessoas assistem, compartilham e pedem mais gameplays? Esse tipo de vídeo fala com todo mundo. As cenas cinematográficas, a ação e a história dos jogos, as surpresas pelo caminho. É como assistir a um filme em que você ainda pode interferir no final! E, claro, é sobre brincar só por brincar também. Gostando ou não, os games são puro entretenimento.

Fase por fase // Walkthrough

Os gamers mais experientes também mandam ver no walkthrough. Como o nome diz, nesses vídeos a galera faz um passo a passo pelos obstáculos do jogo. Você assiste pra entender melhor as regras, saber tudo o que dá pra fazer com os personagens e descobrir como finalizar as fases. O Brasil é o segundo país com maior número de views no canal Skillgaming, que ensina a passar de fase em joguinhos de smartphone. Os fãs de Candy Crush e Angry Birds piram.

[[inline-video-2]]

[[inline-image-2]]

Burlando as regras // Tips & Tricks

Lembra quando a gente sofria empacado horas numa fase do jogo? Agora dá pra ver um vídeo rápido e partir direto pra ação. Com os conteúdos que desvendam os truques e as manobras dos jogos. O Candy Crush só dá 5 vidas? Tem gente ensinando a ganhar infinitas. Você achava que só podia andar e pular com o personagem? Um gamer do outro lado do mundo descobriu que ele também dá cambalhotas e solta bolas de fogo.

[[inline-video-3]]

[[inline-image-3]]

Já acabei // Speed run

O mundo dos games também tem a sua versão de acabar o cubo mágico em 10 segundos. São aqueles vídeos que ensinam a completar um jogo mais rápido: como ir do começo ao fim do jogo levando o mínimo de tempo possível. O pessoal mostra os caminhos mais diretos e revela todos os atalhos. Já existem milhares de playlists com esse conteúdo. E até um documentário, que seguiu por dois anos a rotina de quatro speed runners. O filme “This Is the Run” mostra todo o trabalho e o tempo que eles dedicam pra se aperfeiçoar nos jogos que mais amam. E tem gente que ainda pensa que game é só brincadeira.

[[inline-video-4]]

Juntos somos mas fortes

É praticamente regra pra tudo que se desenvolve no digital: compartilhar é melhor que guardar. Nos games não seria diferente. A galera não liga de dividir o que já sabe, pelo contrário. Quanto mais jogadores no campo de batalha, mais interessante é a guerra pra quem joga. Tem menina dando uma surra nos moleques. Tem mãe enfrentando filho. Tem casual gamer virando hardcore. Quando a brincadeira é boa, todo mundo entra na roda, divide o que sabe, inventa mais histórias e nem pensa em se desligar.

A força de cada um faz o jogo acontecer.
E a força de todos juntos faz com que ele nunca acabe.

Depois de tantas dicas e truques, mesmo assim jogar não e sua praia? Não tem problema. Tem muita gente - muita gente MESMO - que se diverte só olhando outras pessoas jogarem. Clica aqui pra se divertir também.

[[content-callout-1]]

Quer saber mais insights sobre gaming?

  1. Todo mundo tem seu jeito de jogar.
  2. Jogando no mesmo nível de Hollywood.
  3. A dica certa para aprender qualquer jogo.
  4. No online o mundo todo se encontra.
  5. Jogando a real: game pode ser tudo.
  6. Jogue os Dados

Outros insights

  1. Music
  2. Beauty
  3. Cooking