De avanços em inteligência artificial que entendem o conteúdo das suas fotos à possibilidade de compartilhar seus momentos mesmo quando a conexão é ruim, o Google Photos é revolucionário.

Escrito por
Manjari Bhatia
Publicado
Maio 2017
Tópicos

Eu sou de origem indiana, nasci no Rio de Janeiro e com 10 anos mudei para os Estados Unidos. Mas eu amo o Brasil. Na última copa, eu gritei e chorei tanto que meus filhos perguntaram para o meu marido o que eles fizeram para me deixar tão brava.

E como qualquer bom brasileiro, eu amo tirar fotos. Muitas e muitas fotos. Uma coleção de milhares de imagens, afinal, estou sempre registrando os momentos da minha família, dos mais importantes ou aos mais triviais.

Não é à toa que, de todas as áreas do Google, eu esteja justamente no Google Photos

E eu tenho algumas novidades pra vocês sobre o que temos feito para ajudar as pessoas a armazenar, organizar e compartilhar suas fotos de um jeito muito mais simples.

Para armazenar

Mais de 10 milhões de pessoas usam o Google Fotos no Brasil. Os brasileiros são os mais engajados e fazem mais uploads por usuário que em qualquer outro lugar no mundo. As fotos dizem muito sobre o que é importante para a gente, e aqui, a maioria dos registros são selfies e fotos de comida e praia.

Então a gente está aí registrando tudo que acontece em nossas vidas, mas como fazer para armazenar todas essas fotos? Para mim, isso sempre foi um desafio. Eu sou mãe de dois meninos elétricos que estão sempre aprontando alguma, ou seja, eu tiro uma porção de fotos com meu celular o tempo todo. Férias, o taekwondo dos meninos, basquete, tênis, viagem para esquiar… Eu mal consigo acompanhar tantas imagens e vivo morrendo de medo de perder meu celular e acabar perdendo também minhas memórias.

A boa notícia é que, com o Google Fotos, você não precisa se preocupar com nada disso. Desde o seu lançamento, em 2015, nós oferecemos armazenamento de qualidade, ilimitado e gratuito. Isso significa que todas as minhas fotos e vídeos são salvas automaticamente com toda segurança e eu não preciso pagar nada por isso. Agora, eu não tenho mais que ficar preocupada de perder minhas memórias.

Também têm aqueles momentos que você está em um lugar superespecial, não pode deixar de registrar e, de repente, percebe que não tem mais espaço no seu smartphone. Aconteceu comigo há alguns anos,quando eu visitava o Taj Mahal. O que fazer nessas situações? Entrar em pânico e desinstalar uma meia dúzia de aplicativos? Sair apagando aleatoriamente suas fotos? Escolher um filho e deletar o outro?

[[inline-image-1]]

Ninguém precisa fazer mais nada disso isso. O Google Fotos traz uma funcionalidade chamada Liberar Espaço, que detecta quando você está ficando sem espaço no seu telefone e mostra quais arquivos já foram salvos e podem ser apagados do aparelho com segurança e em apenas um clique.

[[inline-video-1]]

A gente sabe que tem horas que não é fácil fazer backup e compartilhar suas memórias, especialmente quando você está longe de casa e a internet móvel não ajuda. É aí que entram as maiores novidades que eu tenho para contar. Em breve, vocês vão começar a notar que mesmo com uma conexão de internet lenta o upload de seus vídeos e fotos vão ficar mais rápidos. É que nós estamos lançando um novo jeito fazer o upload de seus conteúdos quando você estiver em movimento. Agora, suas imagens vão subir com qualidade de preview, isso permite fazer o backup com velocidade mesmo quando a conexão está lenta e obter uma visualização perfeita na tela do smartphone. É a tranquilidade de saber que suas fotos e vídeos estarão à salvo onde quer que você esteja. E assim que você tiver acesso a uma conexão melhor, as fotos que subiram com qualidade de preview serão substituídas por versões em alta definição.

Para organizar

Agora que suas fotos estão devidamente armazenadas, é hora do Google Fotos fazer sua mágica e organizar todas essas memórias. Por exemplo, eu tenho aqui milhares de fotografias com a minha família. Como eu posso encontrar um momento específico sem precisar fazer horas de rolagem? Aí entra o machine learning do Google. No Google Fotos, nós aplicamos a inteligência artificial para você organizar suas memórias de acordo com o que é importante para você, não importa se são pessoas, lugares ou até mesmo coisas. Você pode até fazer buscas por palavras-chave sem fazer nenhum tagueamento prévio nas imagens. Quer ver todas as suas fotos do pôr-do-sol? É só pedir que ele acha.

Como será que uma vida inteira de fotos e vídeos se parece? O Google Fotos deixa tudo organizado num só lugar e com apenas um gesto você pode voltar meses, até mesmo anos, no tempo.

Agora, vamos dizer que você queira ver as fotos de uma pessoa específica. Basta deslizar o dedo na tela e agora as fotos estão organizadas pela pessoa que você escolheu, tudo que você precisa fazer é inserir o nome dela uma vez para poder buscá-la pelo nome sempre que quiser.

[[inline-image-2]]

Dá até para procurar por duas pessoas juntas na mesma foto.

[[inline-image-3]]

Como você pode ver, o app reconhece o que é importante para você e organiza automaticamente suas fotos.

Para compartilhar

E, por fim, nossa terceira ideia: compartilhamento. Pense bem, por que fazemos buscas nas nossas fotos? Normalmente para compartilhar com alguém, certo? E no Google Fotos, os brasileiros compartilham mais imagens por pessoa que em qualquer outro lugar no mundo.

Desde o início, nosso objetivo era agilizar o compartilhamento da foto certa com as pessoas certas entre diferentes plataformas, aparelhos e aplicativos. No ano passado, a gente conseguiu ir além. Com apenas alguns toques você pode mandar qualquer foto, álbum, vídeo ou gif para seus contatos do jeito que eles preferirem receber – por SMS para a sua tia, por e-mail para o seu pai e para seus amigos pelo próprio Google Fotos. E você também pode compartilhar pelo seu aplicativo de mensagens preferido, como o Allo ou o Whatsapp.

[[inline-image-4]]

Agora, para compartilhar rapidamente você precisa de uma boa conexão, algo que nem sempre está disponível. Então, é com prazer que eu apresento uma nova funcionalidade: agora o Google Fotos compartilha suas imagens mesmo quando a conexão é fraca, enviando primeiro uma imagem com resolução suficiente para uma boa visualização no celular e a substituindo por uma de alta qualidade quando a conexão permitir.

Ainda assim, tinha outra coisa que nos demos conta: a gente tira tantas fotos, faz tantos vídeos… pena que ninguém tem tempo de fazer muita coisa com todo esse conteúdo. Bem, o Google Fotos também pode ajudar com isso criando animações, colagens, álbuns e filmes com transições de estilo profissional e trilha sonora temática. Tudo para você compartilhar seus momentos especiais de um jeito ainda mais fácil e divertido. Você só precisa continuar clicando muito e colecionando lembranças incríveis.

Todo o resto, você pode deixar com a gente.

[[content-callout-1]]