O Brasil tem um importante papel no desenvolvimento do Google Maps. Técnicas de machine learning, mapeamento de eventos de larga escala, função off-line: tudo isso foi testado primeiro aqui e depois levado para o mundo, ajudando a criar um Google Maps mais focado no que as pessoas realmente precisam.

Escrito por
Luiz André Barroso
Publicado
Maio 2017
Tópicos

Quando eu comecei no Google, em 2001, fui o primeiro brasileiro na empresa. Não é à toa que o Google for Brasil é tão especial para mim. Hoje, eu queria falar sobre o papel fundamental dos brasileiros para os avanços no Google Maps. O Brasil tem sido o laboratório onde a gente aperfeiçoa nossos produtos em escala mundial.

Imagino que muitos de vocês já tenham usado o Google Maps. O que vocês talvez não saibam é o quanto o Google Maps evoluiu nos últimos anos para mostrar com, cada vez, mais detalhes o mundo à sua volta.

Para chegarmos onde estamos, o uso de machine learning foi fundamental. Por exemplo, foi aqui no Brasil que começamos a usar a inteligência artificial para encontrar e mapear estradas rurais isoladas e para atualizar as informações sobre pequenos negócios.

[[inline-image-1]]

Como isso funciona?

Nosso objetivo não é só criar um mapa mais preciso, queremos criar o seu mapa. Um mapa com tudo o que é mais importante para você, disponível quando e onde você precisar. Para isso, nosso time está focado em ajudar as pessoas a descobrir o mundo ao seu redor e a fazer isso em tempo real.

LOCAL GUIDES

Queremos que seja fácil descobrir os lugares mais interessantes, onde quer que você esteja. Um esforço nesse sentido é o nosso programa Local Guides que permite que as pessoas compartilhem suas recomendações com o mundo todo, por meio do Google Maps. Com tantos lugares incríveis no nosso país, não é surpresa que a gente tenha o terceiro maior número de Local Guides do mundo.

Para ajudar vocês a aproveitar as dicas do Local Guides, nós criamos um recurso chamado Listas e, em poucas semanas, já foram criadas mais de 50 mil listas com recomendações de lugares por todo o Brasil. Além de aproveitar essas dicas, você também pode criar as suas e compartilhar seus lugares favoritos com sua família e seus amigos.

GOOGLE MEU NEGÓCIO

Muitas pessoas no Brasil fazem buscas na Internet quando procuram informações sobre negócios. Infelizmente, a maioria das pequenas empresas brasileiras não têm um site na internet, porque é muito complicado, ou muito caro, ou porque consome muito tempo para criar e manter.

Isso é uma pena, pois o Google atualmente gera, no Brasil, centenas de milhões de ligações para as empresas que têm um site na internet. Por isso, estamos felizes em apresentar um novo jeito das empresas criarem seus sites. Agora, dá para fazer uma página otimizada para mobile em menos de 10 minutos, direto do celular. É só usar o Google Meu Negócio. É tudo de graça e os sites podem ser personalizados com fotos, informações e canais para seus clientes entrarem em contato.

E o melhor de tudo é que todos eles aparecem na busca do Google e no Google Maps. Já estamos rodando um teste com 50 mil empresas no Brasil. Mais um produto testado extensivamente no Brasil, beneficiando o mundo.

TERRITÓRIOS INDÍGENAS

Uma outra forma de ajudarmos as pessoas a descobrirem o mundo à sua volta é aumentando a visibilidade das comunidades indígenas. O Brasil tem mais de meio milhão de pessoas, em centenas de territórios indígenas, cobrindo 13% da área total do país.

Por meio de uma parceria com a FUNAI, agora, pela primeira vez, vocês vão poder encontrar demarcações de territórios indígenas no Google Maps.

[[inline-image-2]]

AJUDA EM TEMPO REAL

Para transformar o Google Maps no seu mapa precisamos ter certeza de que ele te dá a informação que você precisa, no momento que você precisa. Conheça algumas funcionalidades para ajudar você em tempo real:

Transporte público em tempo real

Os brasileiros fazem mais de 100 milhões de viagens por semana em ônibus, metrôs, barcas etc. Infelizmente, essas formas de locomoção estão sujeitas a todo tipo de incertezas.

Nós fizemos parcerias com as prefeituras de grandes cidades para conseguir mostrar as localizações dos ônibus em tempo real no Google Maps. Começamos em São Paulo e no Rio de Janeiro, e, esse ano já incluímos Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba e Londrina. E em breve estaremos em mais cidades.

[[inline-image-3]]

Eventos que impactam seu caminho

A gente também quer que o Google Maps mostre a você como eventos de grande porte podem alterar a sua rotina. Nossas cidades são dinâmicas e cheias de vida – têm jogo de futebol, festival de música – e pode surgir de tudo, para alegrar você ou estragar seu dia.

Por isso, nós começamos a pensar na melhor forma de ajudar as pessoas a circularem quando acontecem eventos desse tipo. É como eu digo aos meus colegas americanos, se você consegue mapear o carnaval brasileiro, mostrando fechamentos de rua, maiores blocos e desfiles oficiais, meu amigo, o resto é brincadeira de criança.

[[inline-image-4]]

Agora, nós planejamos levar o que aprendemos aqui, durante o último Carnaval, para outros eventos pelo mundo. De novo, desenvolvendo com o Brasil para benefício mundial.

Compartilhamento de local

Atrasos são parte da vida. Não importa o que o Google Maps faça, tem momentos em que você simplesmente não vai chegar no horário marcado.

Bem, nós queremos ajudar tanto quem atrasa quanto quem fica esperando. Por isso, lançamos o Compartilhamento de Local.

Funciona assim: imagine que você e um colega estão saindo de lugares diferentes para uma reunião e combinaram de se encontrar no local. Você coloca seu destino no Google Maps normalmente, clica em compartilhar viagem, seleciona o contato do seu colega e pronto. Agora ele pode acompanhar sua viagem em tempo real e não vai precisar ligar toda hora perguntando "cadê você?".

[[inline-image-5]]

Mas, às vezes, você não está a caminho de nada; só quer compartilhar onde você está, para encontrar com alguém num parque, por exemplo. É só entrar no menu principal, clicar em "compartilhar local", selecionar com quem você vai dividir a localização e por quanto tempo. Aí é só a outra pessoa clicar para navegar e ir direto encontrar com você.

[[inline-image-6]]

Então, não importa se você vai se encontrar com amigos, organizar uma festa surpresa ou só quer conferir se todo mundo chegou em casa bem depois da balada. Você pode saber tudo isso pelo Google Maps.

Como eu disse, os brasileiros têm sido uma peça-chave para criar um Google Maps customizado e focado no que as pessoas precisam. E foi aqui, no Brasil, que começamos a usar as técnicas de machine learning, aprendemos a mapear eventos de grande escala como as Olimpíadas e o Carnaval, encontramos várias formas de trazer pequenas empresas para a internet e fizemos o Google Maps funcionar off-line.

Quando nos concentramos em ajudar os brasileiros a explorar e navegar o seu mundo, acreditamos que estamos criando um Google Maps que fala com o futuro, e funciona para todo mundo.

[[content-callout-1]]