Toda história tem dois lados, dependendo do ponto de vista. Com as campanhas criativas “The Other Side”, da Honda, e “Young/Mature”, da Rexona, essa ideia é mais verdadeira do que nunca. Duas histórias – ou quatro – que, além de atrair o público como nunca antes, revolucionaram a interação dos usuários com a plataforma e os transformaram em participantes diretos das histórias.

Publicado
Dezembro 2014
Tópicos

Honda: uma vida dupla na ponta dos dedos. Para o lançamento dos seus modelos “gêmeos“ Civic e Civic Type R, a Honda buscou modificar os anúncios tradicionais de automóveis. Com a agência Wieden + Kennedy London, teve a ideia de acompanhar esse lançamento duplo com uma história interativa feita sob medida. As duas faces da Honda – seu modelo clássico no qual os clientes confiam e o novo modelo de alto rendimento – foram representadas perfeitamente por esse anúncio. Além disso, o YouTube foi a plataforma ideal para a empresa se destacar como um dos anunciantes mais inovadores dos últimos anos.

Chamado “The Other Side”, o anúncio conta com uma narrativa dupla de fácil interação, possibilitada pela tecnologia e a flexibilidade do YouTube. Ele conta a história de um homem com uma intrigante vida dupla (pai exemplar de dia, policial disfarçado à noite). A inovação é que, ao apertar apenas uma tecla, o usuário pode acompanhar uma ou outra história, ou as duas paralelamente. O espectador decide como quer interagir com o vídeo.

Com histórias editadas e sincronizadas meticulosamente no mesmo vídeo do YouTube, esse anúncio interativo surpreende como poucos. Não apenas pela sua criatividade “dupla”, mas também pelo seu desenvolvimento técnico: os usuários de computadores aproveitam a experiência no canal da Honda no YouTube, e os usuários de tablets usam outro site, em HTML5. Duas histórias, duas tecnologias, um grande sucesso.

[[inline-video-1]]

Unilever: olho por olho, história por história

Falando em histórias simultâneas, a campanha “Young/Mature” é outro exemplo de narração interativa, nesse caso baseada em uma tecnologia que todos conhecem, mas não é muito usada na publicidade. Estamos falando da tecnologia 3D, protagonista desse anúncio realizado pela Unilever e a Lowe, com a agência Ponce, para os seus desodorantes masculinos Axe.

A campanha, que também incluiu comerciais de TV, anúncios impressos, outdoors e rádio, surpreendeu pela originalidade. Inspirada em um tema de conversa entre homens, a preferência por “mulheres jovens” ou “mais maduras”, o anúncio em vídeo apresenta uma história de decisões dos dois lados da tela. Pensado para a visualização com óculos 3D, o anúncio é pura interação, com duas histórias simultâneas realizadas em tecnologia estereoscópica. Assim, basta fechar um dos olhos para decidir qual história ver.

Nesse anúncio, que ganhou o leão de Prata em Cannes 2013, tudo parece ser questão de escolha. Do protagonista, que deve escolher se prefere uma mulher jovem ou uma mais madura, e do espectador, que pode decidir qual história seguir. Sem dúvida, um anúncio tão atraente quanto sua inspiração.

[[inline-video-2]]

A tecnologia está mudando, os hábitos de consumo de conteúdo estão mudando, e as histórias estão acompanhando essas mudanças como nunca. Isso também aconteceu com essas campanhas, que aproveitam ao máximo as novas tecnologias para permitir que os usuários escolham a história que querem ver.

Mais que um simples espectador, hoje o usuário está se tornando protagonista das histórias. Em um mundo cada vez mais conectado e móvel, é necessário conectar-se aos usuários de maneiras novas, e o vídeo está se transformando em uma ferramenta fundamental para chamar a atenção de uma nova geração multitela, que busca novas maneiras de interagir com o conteúdo.

Quer conhecer mais ideias que combinam criatividade e tecnologia? Acesse a nossa seção Creative Sandbox.