Em termos de marketing de pesquisa B2B por tecnologia, os EUA são um peixe pequeno em um grande lago. Mais de dois terços das pesquisas B2B por produtos e serviços de tecnologia, como softwares de colaboração e segurança, ocorrem fora da América do Norte. No entanto, muitos profissionais de marketing ainda precisam aproveitar essa demanda internacional em expansão, que proporciona uma vantagem competitiva aos que agem com mais rapidez. Com ferramentas digitais gratuitas, como o Google Trends, os profissionais de marketing experientes podem avaliar melhor o potencial do mercado global.

Escrito por
Jay Bowden
Publicado
Abril 2014
Tópicos

Graças ao grande aumento das pesquisas internacionais, nunca houve momento melhor para as empresas de tecnologia B2B expandirem seus negócios no exterior. Em 1996, 66% dos usuários da Internet em todo o mundo eram dos EUA. No entanto, hoje essa porcentagem caiu para apenas 13%.1 Embora alguns comerciantes estejam exportando, eles não estão captando totalmente a demanda internacional em expansão. Já outros, que são novos no ramo da exportação, estão ignorando as oportunidades disponíveis de atingir clientes em novos mercados.

Algumas empresas de tecnologia hesitam em exportar porque pensam que, para alcançar esse mercado externo, é necessário fazer investimentos caros e demorados em infraestrutura e recursos. Mas isso não é mais assim. Graças ao crescimento dos modelos "como serviço", as empresas de software e serviços não são afetadas por essas barreiras tradicionais para entrar nesse mercado. Sim, é necessário um compromisso da parte da marca para criar uma estratégia internacional e, talvez, um investimento em serviços de tradução e localização. No entanto, agora as marcas que aproveitam essas ofertas podem ampliar e diversificar seus negócios globalmente, ganhar economias de escala e se beneficiar por serem as primeiras a comercializar em regiões emergentes.

A demanda internacional está aumentando

Os EUA são um peixe pequeno em um grande lago em termos de tecnologia de marketing de pesquisa B2B. Mais de dois terços das pesquisas B2B por produtos e serviços de tecnologia em inglês ocorrem fora dos EUA e do Canadá, com 45% provenientes de países da EMEA e 22% da APAC2. O interessante é que 97% do crescimento das consultas sobre tecnologia B2B de 2012 a 2013 ocorreu fora da América do Norte.3

76% das pesquisas sobre tecnologia B2B ocorrem no exterior

[[inline-image-01]]

Fonte: distribuição das pesquisas globais sobre tecnologia B2B no Google.com (terceiro trimestre de 2013)

Além do amplo crescimento das pesquisas B2B, também estamos observando um crescimento significativo em áreas específicas da tecnologia. Por exemplo, vários mercados mostram um aumento das pesquisas relacionadas à colaboração, inclusive nas Filipinas e na Polônia. As consultas sobre colaboração tiveram um salto de 45% nas Filipinas e um aumento de 44% na Polônia de um ano para o outro, no terceiro trimestre de 20134 Outra tendência que estamos observando é o aumento das consultas relacionadas à segurança. Essa categoria cresceu em âmbito global, incluindo mercados importantes como a França (31%) e a Alemanha (24%), no mesmo período.5

Embora as consultas B2B relacionadas à tecnologia estejam crescendo significativamente fora da América do Norte, no momento há menos concorrência por essas consultas. Isso oferece uma vantagem de entrada antecipada no mercado para as empresas sediadas nos EUA que buscam expandir seus negócios para novos mercados. Com menos concorrentes, as marcas podem ter mais voz ativa e economizar no processo.

Aproveitando as oportunidades globais

Para os profissionais de marketing de tecnologia B2B que estejam prontos para aproveitar essas oportunidades internacionais, há diversas ferramentas disponíveis para ajudá-los a avaliar o potencial do mercado. Com o Google Trends os profissionais de marketing podem procurar interesses relacionados a consultas específicas e depois detalhar regiões e países específicos.

Com o Google Global Market Finder, os profissionais de marketing podem descobrir o que mais de 1,9 bilhão de clientes em potencial estão pesquisando em todo o mundo. Com essa ferramenta, as empresas podem solucionar dúvidas como "qual é o grau de competitividade desse mercado?", "como a demanda de uma região se compara à de todas as outras regiões do mundo?" e "quanto custaria começar a anunciar nesse novo mercado?" Uma ferramenta de análise pode filtrar ainda mais essas informações com relatórios por local e idioma.

[[inline-image-02]]

The World Factbook” também é um ótimo recurso para entender mercados em potencial. Esse recurso fornece informações sobre a população, o governo, a economia, as comunicações, os transportes e as questões militares de 267 entidades mundiais.

Para aumentar seu entendimento sobre os consumidores, como eles tomam decisões de compras e quais fontes de informações on-line e off-line moldam essas escolhas, os profissionais de marketing podem consultar o Consumer Barometer. Com esse recurso, é possível especificar países, produtos e setores de interesse. Os profissionais de marketing de tecnologias B2B também podem usar Our Mobile Planet para se aprofundar nos dados de uso global de dispositivos móveis para ajudar a determinar a melhor forma de inserir os dispositivos móveis em uma campanha internacional.

[[inline-image-03]]

Com a profundidade das informações dessas ferramentas, os profissionais de marketing novos no setor de exportação podem entrar na concorrência, e os que já estão no mercado internacional podem descobrir informações que os ajudarão a expandir ainda mais seu trabalho.

Conclusão

Existe uma oportunidade significativa para que as empresas norte-americanas se expandam além de suas iniciativas locais, com baixo custo de entrada em mercados estrangeiros. Há vários indicadores importantes que apoiam isso, mostrando oportunidades de mercado para a tecnologia B2B como um setor. Tendo em vista que a maioria das pesquisas por tecnologia estão ocorrendo fora da América do Norte, muitos mercados internacionais ainda não foram explorados por empresas norte-americanas. Os profissionais de marketing que agirem rapidamente poderão aproveitar concorrência mínima, preços mais baixos e as vantagens da entrada antecipada no mercado. Os que esperarem provavelmente ficarão para trás.

Fontes:

1 comScore MMX, janeiro 2013.
2 Dados internos do Google, quarto trimestre de 2013.
3 Dados internos do Google, quarto trimestre de 2013
4 Dados internos do Google, quarto trimestre de 2013.
5 Dados internos do Google, quarto trimestre de 2013