Publicado
Setembro 2016
Tópicos

 

Atualmente, a maioria das pessoas utilizam apps em diversos contextos, tornando-os um meio confiável para a obtenção de produtos e serviços. Isso reforçou a competição do mercado, de modo que só os aplicativos úteis, relevantes e desejados conseguem conquistar os usuários com efetividade. A seguir, a nossa UX Research, Lead Jenny Gove, destaca 25 fundamentos essenciais para criar um aplicativo de sucesso.

As pessoas são loucas por aplicativos para smartphone. Duvida? Segundo as estimativas, mais de 200 bilhões deles serão baixados em 20171 - sim, eu disse bilhão, com "b" mesmo. Profissionais de marketing estão testando aplicativos de marcas e investindo pesado para que eles sejam notados. Foram gastos em torno de 3 bilhões de dólares em campanhas para estimular os downloads deste tipo de aplicativos em 2015, um aumento de 80% em relação a 2014.2

Observando essa tremenda mudança no comportamento do consumidor, não é nenhuma surpresa que os profissionais de marketing estejam cada vez mais dispostos a melhorar a experiência dos aplicativos que criam. Os apps são uma oportunidade de construir sua marca a partir de uma necessidade real do consumidor e desenvolver uma relação duradoura e lucrativa com o público fiel. No entanto, está cada vez mais difícil fazer as pessoas encontrarem, baixarem e continuarem usando os aplicativos. Em torno de 25% dos usuários abrem o app uma vez e nunca mais voltam.3

Mais do que nunca, as pessoas usam os smartphones em momentos de decisão e por curtos períodos de tempo, por isso suas experiências precisam ser eficientes e agradáveis. Um aplicativo bem projetado se destaca e tem o poder de ajudar as pessoas nos diversos micro-momentos ("quero saber", "quero comprar" e "quero fazer") de seus dias.

Em torno de 25% dos usuário abrem o app uma vez e nunca mais voltam

Sabemos que seguir um conjunto de princípios simples e eficientes pode ajudar nessa tarefa. Aprendemos isso durante os trabalhos no site mobile, nosso projeto anterior. E isso levou as marcas a fazerem mudanças e removerem barreiras para levar ao consumidor experiências realmente úteis. Como acontece nos sites mobile, os apps estão aí para ajudar os usuários a completarem suas tarefas e com isso facilitar a conversão.

Tendo isso em mente, fomos descobrir os principais ingredientes para fazer um aplicativo sensacional. Nos juntamos ao AnswerLab para realizar um estudo com mais de 100 pessoas sobre 100 diferentes apps de vários segmentos, incluindo varejo on-line, seguros, viagens, delivery de comida, venda de ingressos e finanças pessoais. Jogos, redes sociais e serviços de música não foram incluídos no estudo.

Pegue o usuário pela mão e o ajude a completar a tarefa.

Analisamos tarefas com objetivo de conversão, como compras, reservas e pesquisas de planos e preços, entre outras. E estamos contentes de poder dividir insights que irão trazer mais engajamento para sua marca e oferecer orientações sobre funcionalidades úteis e relevantes - algo essencial na hora de criar uma experiência agradável. Sabemos que os aplicativos podem discretamente guiar os usuários até a conclusão de uma tarefa, por exemplo, oferecendo uma boa interface de e-commerce com integração eficiente com sistemas de pedidos e pagamentos. No final das contas, o marco inicial na criação de um aplicativo engajador é a usabilidade.

O estudo revelou muitos insights úteis e, por isso, criamos uma coleção de artigos com os 25 mais interessantes, divididos em seis categorias: navegação, busca in-app, comércio e conversão, cadastro, formulários e usabilidade.

Vamos começar com o Capítulo 1: Navegação.

[[content-callout-1]]

Fonte:
1eMarketer “App Downloads Will Double in Next Four Years,” February 3, 2014.
2eMarketer “App Install Ads Help Marketers Cut Through the Clutter,” July 17, 2015.
3eMarketer “App Marketing 2015: Fighting for Downloads and Attention in a Crowded Market,” July 2015.