Como o Lampião do YouTube saiu do Piauí e conquistou o país.

Publicado
Junho 2016
Tópicos

AS ESTRATÉGIAS

  • Ser ele mesmo
  • Usar seu alcance nas redes sociais para construir sua audiência
  • Explorar temas populares e músicas de sucesso para atrair o interesse do público
  • Incentivar comentários e compartilhamentos

OS RESULTADOS

  • 266 vídeos no canal
  • Média de 44,5 milhões de visualizações por mês
  • Mais de 8,3 milhões de inscritos
  • Mais de 2,5 milhões de horas, em média, de conteúdo assistido a cada mês

Quem pensa que Whindersson Nunes chegou de forma fácil aos 8 milhões de inscritos em seu canal do YouTube está enganado. Logo que conseguiu emplacar seu primeiro vídeo de sucesso, a paródia “Alô Vó, Tô Reprovado”, no final de 2012 ­ vídeo que conquistou 5 milhões de visualizações em poucos dias e levou o canal a chegar aos 30 mil inscritos ­ sua senha foi descoberta e seu canal foi deletado. O comediante do Piauí, então com 17 anos, respirou fundo e recomeçou mais uma vez: essa seria a sua 4a tentativa de fazer seu canal dar certo na plataforma. E, com muito esforço, deu.

Conheça como o “Lampião do YouTube” começou e recomeçou a fazer vídeos para o YouTube:

[[inline-image-1]]

#1: Usar seu alcance nas redes sociais para (re)construir sua audiência

Quando seu canal foi deletado, Whindersson Nunes recorreu aos seus fãs no Facebook e Twitter para reconstruir sua audiência no novo canal e divulgar os novos vídeos. Nos uploads iniciais do canal novo, é possível observar que a principal fonte de tráfego no primeiro dia de um novo conteúdo veio dos vídeos incorporados e de sites externos, principalmente o Facebook.

[[inline-image-2]]

#2: Ser ele mesmo

Quem costuma assistir a seus vídeos já sabe, Whindersson é o que é. Em praticamente todos os seus vídeos, ele está sem camisa, de boné para trás, filmando em seu quarto ou em algum quarto de hotel. Além disso, ele aborda assuntos do cotidiano de maneira escrachada e irreverente: fala de tosse, desenhos animados, férias na casa da avó, estratégias para escapar de surras e como não ter bateria de celular pode ser uma tortura. A maneira informal de conversar e os temas comuns faz a audiência se identificar intensamente com Whindersson, e essa proximidade é um elemento fundamental para que um canal tenha sucesso no YouTube. Quando mais proximidade houver entre o criador e seus fãs, mais eles assistem, divulgam e ajudam o canal a crescer.

Um indicador de como o público se identifica com Whindersson é o volume de likes que o canal acumula. Desde o início do ano, seu canal acumulou 18 milhões de curtidas, ocupando a 4a posição no ranking geral do Brasil e o primeiro lugar entre não­gamers. Ao considerar os likes em proporção ao número de visualização desta lista de criadores, Whindersson ficam em primeiro lugar, com a marca de 95 curtidas para cada mil views.

[[inline-image-3]]

#3: Explorar filmes de sucesso e hits do momento

Outro fator que ajudou o canal de Whindersson Nunes a crescer, principalmente no ano de 2015, foi lançar vídeos relacionados a filmes famosos e músicas de sucesso. Essa estratégia é inteligente porque tira proveito do grande interesse do público por um assunto específico: quando esse assunto é buscado, o vídeo de Whindersson tem mais chances de aparecer como um resultado de busca, e o conteúdo também tem mais probabilidade de ser sugerido logo após vídeos semelhantes serem assistidos.

[[inline-image-4]]

#4: Abraçar a família Jout Jout

Whindersson, no final de todos os seus vídeos, sempre convida sua audiência a interagir com o conteúdo de alguma maneira, seja nos comentários do YouTube ou em outras redes sociais. Ele pede que seus fãs comentem se já passaram ou não por uma situação semelhante e também pede que eles compartilhem o conteúdo com amigos que tenham passado por algo semelhante. Esse pedido explícito, acompanhado do pedido de inscrição e like no canal, faz as pessoas agirem dessa forma, contribuindo para aumentar o engajamento geral do canal e para que Whindersson se torne conhecido por mais gente: só em março seu conteúdo foi compartilhado mais de 290 mil vezes.

[[inline-image-5]]

Conclusão

Whindersson Nunes, com seu jeito simples e irreverente, conquistou espaço justamente por ser quem ele é. Aproveitando temas do dia a dia e outros que são de grande interesse, ele cria vídeos engraçados narrando situações que ele próprio vive e que são comuns a muita gente, estabelecendo assim uma conexão muito forte com seus fãs. Além disso, ao incentivar essa interação através de comentários e compartilhamentos, ele faz os fãs trabalharem a seu favor, contribuindo ainda mais para o engajamento e crescimento do canal.