Como Brogui criou a receita perfeita para crescer no YouTube.

Publicado
Junho 2016
Tópicos

AS ESTRATÉGIAS

  • Excelente combinação de miniaturas, títulos e descrições dos vídeos
  • Escolher receitas famosas
  • Conteúdo sempre interessante
  • Forte identidade visual e organização do canal

OS RESULTADOS

  • 425 vídeos no canal
  • Média de 4,5 milhões de visualizações por mês
  • Mais de 1,7 milhões de inscritos
  • Mais de 339 mil de horas, em média, de conteúdo assistido a cada mês

Caio Novaes, mais conhecido na Internet como Brogui, nunca imaginou que viraria referência dentro do universo culinário no YouTube. Foi no final de abril de 2003 que ele decidiu criar o blog Brogui, que começou como plataforma de divulgação de fatos engraçados que aconteciam em seu condomínio, mas que evoluiu para um destino de entretenimento e variedades da web. Em 2009, quando foi morar sozinho, Brogui teve de aprender a cozinhar, e com isso veio a ideia que deu origem ao primeiro canal de culinária do Youtube no Brasil.

#1: Excelente combinação de miniaturas, títulos e descrição dos vídeos

Todos os vídeos disponíveis no canal do Brogui apresentam uma excelente combinação de miniaturas, títulos e descrições - elementos que são cruciais para que um vídeo seja encontrado e assistido no YouTube. Caio desenvolveu uma identidade visual única, que ajuda a se destacar dos demais vídeos de culinária: apenas em poucos segundos a miniatura informa o assunto do vídeo e identifica claramente que ele é do canal Ana Maria Brogui. O título é altamente “pesquisável”, trazendo a receita em destaque logo no início, com reforço do nome do canal na sequência e com o número do episódio como elemento final. Essa maneira de organizar o título do canal é muito eficiente porque deixa bem claro o assunto, reforça o nome do canal e informa que existem outras receitas a serem assistidas por quem gostar desse tipo de conteúdo.

[[inline-image-1]]

Outro elemento que trabalha muito a favor do canal Ana Maria Brogui é o campo de descrição dos vídeos. Nele, Caio divulga seu site, sua loja on-line e suas redes sociais, além de listar os ingredientes de cada uma das receitas. Isso não só ajuda a audiência a encontrar o que precisa para seguir a receita em casa, como também torna o vídeo mais fácil de ser localizado, uma vez que o mecanismo de busca do YouTube leva em consideração tudo o que está escrito no campo de descrição para sugeri-lo como um resultado de busca ou como um vídeo a ser assistido na sequência.

[[inline-image-2]]

#2: Receitas irresistíveis

A escolha das receitas para o canal também foi crucial para o sucesso do Ana Maria Brogui. Desde o início, Caio procurou trazer para seu público receitas famosas e difíceis de recriar em casa, como a esfiha de queijo do Habib’s, as onion rings do restaurante Outback, o bombom Sonho de Valsa e diversos items do McDonald’s. Com elas, Brogui despertou o interesse de muita gente, e essas tornaram-se a marca registrada do canal. Com o passar do tempo, outras receitas foram sendo adicionadas, para agradar mais gente: receitas doces, salgadas, lights e não tão lights assim.

[[inline-image-3]]

#3: Conteúdo relevante e atemporal

A grande vantagem do canal do Brogui é fazer um tipo de conteúdo que não deixa de ser interessante ao longo do tempo. Não importa se um vídeo com uma receita diferente foi produzido há 3 anos ou na semana passada - se o conteúdo for atrativo ele vai ter buscas e visualizações independentemente da data da publicação. Esse comportamento é muito diferente do que acontece com os vloggers, por exemplo, para os quais a visualização acontece predominantemente nas primeiras 48h após o vídeo ser publicado.

Fazer vídeos que possam ser apreciados a qualquer momento é uma estratégia muito interessante de desenvolvimento de audiência, porque o histórico de vídeos no canal trabalha ativamente para ajudar no crescimento, recebendo visualizações e ajudando a sugerir outros vídeos dele. Aliado a isso, o Brogui ainda aproveita muito bem as datas sazonais para criar conteúdo relevante, quando as pessoas estão em busca de algo específico, como receitas de ovos de Páscoa ou natalinas.

[[inline-image-4]]

#4: Forte identidade visual e organização do canal

Ana Maria Brogui é um canal que trabalha muito bem seu branding, o que ajuda a estabelecer a identidade do canal, atrair espectadores e fazê-los voltar para ver mais vídeos. Os elementos visuais que compõem a identidade do canal estão presentes em todas as funcionalidades da página do canal: o ícone do canal conversa com a arte do canal, que, por sua vez, combina com as miniaturas, cartões finais e as diferentes seções. Esses elementos, quando bem trabalhados, são essenciais para dar ao canal um ar mais profissional e melhorar a experiência de quem o assiste.

[[inline-image-5]]

Conclusão

Caio Novaes conseguiu destaque entre os canais de culinária do YouTube, conquistando seu espaço através de receitas criativas e intrigantes, que chamam a atenção do público e convidam para desvendar o segredo por trás de comidas famosas. Seu cuidado com a identidade visual do canal e a boa combinação entre miniaturas e títulos, complementado pela descrição de cada vídeo, ajudam o público a não só encontrar os vídeos através de buscas, como também servem para destacar o conteúdo do canal dos demais que tratam de receitas. A experiência que a audiência tem ao entrar na página do canal e ao assistir aos vídeos do Brogui é tão consistente e cativante que acaba sendo impossível não ficar com vontade de testar as suas receitas em casa.