Creative Shortlist é uma nova série que analisa as tendências e temas por trás de campanhas digitais inovadoras. Neste mês, destacamos campanhas realmente globais — ideias criativas que são tão grandes e tão humanas que inspiram as pessoas de todo o mundo a compartilhar, fazer conexões e se reunir.

Escrito por
Ben Malbon
Publicado
Maio 2014
Tópicos

Voz do mês. O curador convidado desta edição é Ben Malbon, diretor de parcerias criativas da Google. Veja de que campanhas do Creative Sandbox estamos falando.

Barreiras de idiomas Fusos-horários muito diferentes A dificuldade de gerenciar várias agências. Egos. Controle. Nuances culturais. As marcas têm vários motivos para evitar grandes campanhas "globais", mas se você puder encontrar e executar as ideias certas, elas podem valer a pena.

Momentos globais, como a Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil — que com certeza será o evento esportivo mais conectado da história (atualmente é o quarto evento mais procurado no Google Trends) — oferecem oportunidades irresistíveis para as marcas que estiverem dispostas a arriscar. As pessoas não estarão só assistindo, festejando e gritando com a televisão. Elas também estarão com seus smartphones e tablets, criando picos generalizados de energia digital e social. As marcas inteligentes vão alimentar e aproveitar essa energia.

Veja por exemplo a Coca-Cola. Sua campanha para a Copa do Mundo começou em abril. A peça principal, "One World, One Game," criada por Wieden + Kennedy, usa um novo anúncio de envolvimento de passar o mouse para mostrar cinco filmes digitais sobre jogadores de futebol de várias partes do mundo. Mostrando essas histórias pessoais e abrangentes em um só lugar, a Coca-Cola aproveita o poder das histórias individuais e o pano de fundo que as torna universais: os triunfos e ambições que nos tornam humanos.

Essas campanhas globais são mais que marcas exercitando sua veia criativa. Elas atingem um público que quer se conectar e fazer parte de algo maior e mais significativo. Elas estão na vanguarda de algo importante — conectar as pessoas com base em verdades humanas que podem ultrapassar fronteiras geográficas (alegria, paz, entendimento, justiça, amor, perda e muito mais).

Algumas ideias vão além da localização, e as marcas podem usar a Web para espalhar essas ideias criativas, derrubando fronteiras. Aqui, temos quatro bons exemplos da galeria de marcas do Creative Sandbox que estão atingindo o mundo com suas campanhas digitais:

#1 Coca-Cola: a bandeira da felicidade

[[content-callout-01]]

 

Uma bandeira-mosaico feita por crowd sourcing une os fãs do futebol em todo o mundo

#2 Manchester United/Google+: Front Row

[[content-callout-02]]

 

Um Hangout para levar os torcedores que moram longe a Old Trafford

#3 Burberry: Burberry Kisses

[[content-callout-03]]

 

Uma carta enviada ao seu amor em qualquer lugar do mundo, selada com seu beijo digital

#4 Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo: The World Meets in Brazil

[[content-callout-04]]

 

Um tour interativo apresentando o Brasil aos torcedores da Copa do Mundo