O evento Think Real Estate with Google ocorreu no dia 20 de agosto de 2013 em São Paulo na sede do Google Brasil. O encontro reuniu cerca de 200 gestores e empresários do mercado imobiliário brasileiro para falar sobre os impactos da expansão da internet e da mudança do perfil dos consumidores neste importante segmento da economia.

Publicado
Setembro 2013
Tópicos

O mercado imobiliário cresceu muito nos últimos anos e sua tendência é continuar crescendo. Por outro lado, o comprador de imóveis está cada vez mais conectado e exigente, demandando das empresas uma verdadeira mudança de paradigmas para permanecerem relevantes nos próximos anos. A apresentação deste cenário por Alessandro Leal, Diretor de Negócios do Google Brasil, deu inicio à agenda do evento.

A partir da análise do atual ambiente de negócios, o Ceo da Future Agency Gerd Leonhard apontou algumas tendências do atual ambiente de negócios e traçou o que ele chamou de mandamentos da sociedade digital: Mobilize. Potencialize seu consumidor. Construa relações “win-win”. Não planeje para curto prazo. Sustentabilidade já é padrão. A lógica de ontem está condenada. A economia compartilhada já é real. O mundo é cada vez mais visual. Segundo Gerd, ignorar estas tendências representa um sério risco para a sobrevivência das empresas no futuro imediato.

Para se preparar para os próximos cinco anos, é preciso compreender o comportamento do atual consumidor. Através da divulgação dos resultados da pesquisa Multiscreen realizada pelo Instituto Ipsos, Igor Lima, Head of Industry Real Estate do Google, descreveu em detalhes o processo de compra de imóveis desta geração que é cada vez mais conectada, informada e social, por meio do acesso às multi-telas.

Estes consumidores assistem cada vez mais vídeos on-line, principalmente pelo Youtube, maior canal digital e a segunda maior rede social do mundo. Gleidys Salvanha, Head de Desenvolvimento Estratégico de Agências do Google, apresentou os principais motivos para a utilização da plataforma logo no inicio do processo de planejamento de mídia de uma campanha, migrando de uma estratégia de TV para uma estratégia de vídeo.

Em seguida, David Kaul, Head of Media Solutions do Google, demonstrou como realizar na prática uma estratégia digital que leve em consideração este novo perfil de consumo. Em primeiro lugar sugeriu a integração dos canais para aumentar o alcance das suas campanhas de vídeo. Depois apresentou a oportunidade subutilizada das buscas na internet por termos genéricos e de anúncios de engajamento. Além disto, David citou a importância de ativar os smartphones e tablets através de sites mobile frendly, já que estas plataformas são as que mais cresceram em números de pesquisas para imóveis. Como ultimas recomendações, David indicou que é necessário conquistar mais tempo e fidelidade dos seus clientes, criando um canal no Youtube e no Google + e mensurando os seus resultados através do Universal Analytics.

Em um ambiente extremamente complexo como este, é preciso que as empresas se fortaleçam para estes novos tempos de mudanças continuas. Esta foi a mensagem principal de um dos precursores do Branding no Brasil, Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Brasil. Sua palestra concluiu o evento apresentando a necessidade de transição das empresas de um sistema mecânico para um sistema vivo, melhor adaptado a um mundo cada vez mais interdependente, veloz e que exige respostas imediatas.

O evento teve ao todo seis palestrantes e o seu principal objetivo foi repensar o atual comprador de imóveis, o canal de vendas das empresas e o posicionamento de marca no segmento.

Veja alguns dos melhores momentos do Think Retail with Google:

Gerard Leonhard
Futurist, Author and CEO of the Futures Agency

[[inline-video-1]]

Igor Lima
Head of Industry Real State

[[inline-video-2]]

David Kaul
Head of Media Solutions, Google Brasil

[[inline-video-3]]

Ricardo Guimarães
Presidente da Thymus Branding

[[inline-video-4]]

Encontre aqui as apresentações relacionadas ao evento:

Os próximos cinco anos
The total reset of marketing, branding and media
Gerd Leonhard - Futurist and CEO of The Futures Agency

Como as pessoas comprarão imóveis no futuro
A Jornada do Consumidor “Always On”
Igor Lima - Head of Industry Real Estate, Google Brasil

Embrace the video everywhere
Gleidys Salvanha - Head de Desenvolvimento Estratégico de Agências,Google Brasil

Do powerpoint para o stand de vendas
Coloque em Prática os Conceitos Abordados no Dia-A-Dia Do seu Negócio
David Kaul - Head of Media Solutions, Google Brasil

Imóvel no mundo móvel
Ricardo Guimarães - Presidente da Thymus Branding