Nesses dez anos de vida do YouTube, o vídeo online passou por transformações significativas, moldou a relação das pessoas com as marcas, com o que acontece ao seu redor e passou a ser uma parte essencial do plano de mídia. Entenda agora como decifrar parâmetros de cobertura, segmentação, contexto e métricas dentro da sua estratégia.

Publicado
Agosto 2015
Tópicos

O Brasil tem, atualmente, cerca de 70 milhões de espectadores de vídeo online, segundo estudo da Provokers Target, o que comprova que essa linguagem está mais do que incorporada ao nosso dia a dia. Hoje, 67% dos brasileiros assistem a vídeos na web. Também já faz um tempinho que ele deixou de estar apenas no desktop e passou a acompanhar as pessoas em todos os lugares por meio do celular. Mais da metade das visualizações de vídeos ocorre em mobile e 98% dos usuários de smartphones assistem em seus aparelhos.

No YouTube esses números representam mais de 60 milhões de visitantes únicos por mês no país, com visibilidade de 91% (de pessoas impactadas pelo anúncio) contra 54% de visibilidade de outras plataformas digitais. Além disso, 24% do total de horas assistidas em vídeos por brasileiros já são online.

A grandeza desses dados acaba revelando também grandes oportunidades para as marcas que buscam novos formatos para se aproximar do consumidor. Mas qual a melhor forma para um YouTube Ad? Por que considerar anúncio no YouTube no seu mix de mídia?

Para responder a essas questões, preparamos uma série de insights.
Aqui, você encontrará o primeiro deles. Boa leitura e bom proveito!

Vídeo Online: tudo o que você precisa saber para o seu anúncio decolar

O YouTube alcança 87% das pessoas conectadas.1
E considerando a compra programática, o alcance é ainda maior.
1 Comscore Reach & Frequency, considerando principais propriedades online com entrega de anúncios TrueView Target 18+

[[inline-image-01]]

[[inline-image-02]]

Quatro pilares para definir as diretrizes necessárias que vão guiar o desenvolvimento de uma campanha bem sucedida.

[[inline-image-03]]

Vá além dos perfis tradicionais (demográfico + geográfico). Explore camadas mais profundas. Com o conjunto de ferramentas abaixo, é possível explorar hábitos de navegação e de uso mobile, capazes de refletir o verdadeiro eu do seu público.

[[inline-image-04]]

Ferramentas de segmentação

[[inline-image-05]]

Simule cenários integrados (on e off) que atendam seus objetivos.

[[inline-image-06]]

O YouTube tem uma ferramenta interna que as agências e clientes podem solicitar à equipe de vendas para gerar cenários e uma calculadora para agências parceiras que são clientes Comscore. Ambas podem ajudar a definir a melhor distribuição de investimento online e offline para alcançar cobertura de vídeo da maneira mais eficiente.

[[inline-image-07]]

Trace a jornada do seu público, descubra quais são os micro-momentos deles, e prepare-se para estar presente onde o processo de decisão acontece.

[[inline-image-08]]

O conteúdo se torna mais relevante quando a marca se coloca dentro do contexto do usuário, por exemplo, no momento em que uma consumidora está buscando dicas de beleza e considerando consumir produtos da categoria.

Ferramentas como o Google Trends, o YouTube Analytics e o Consumer Barometer podem ajudar o planejador a identificar características e tendências da audiência. Trace a jornada do seu público, descubra quais são os micro-momentos deles e prepare-se para estar presente onde o processo de decisão acontece.

[[inline-image-09]]

É preciso ter sempre em mente que apesar de todas as formas de se avaliar uma campanha, o melhor indicador é na verdade o resultado.

[[inline-image-10]]

Qual seu objetivo?

Alcance x Visualização

Em uma estratégia que prioriza alcance, métricas importantes para considerar são a cobertura, a frequência, a quantidade de impressões (opportunity to see) e a complementaridade dos meios.

Em uma estratégia que prioriza a visualização de conteúdo, é importante avaliar owatch time (tempo médio que as pessoas assistiram ao anúncio) e o view through rate (quantas pessoas assistiram até o final), além, é claro, dos views.

[[inline-image-12]]

O mais importante em uma campanha, no entanto, é ampliar a percepção de marca. O Google Brand Lift é uma ferramenta que pode ajudar, medindo lembrança e percepção das pessoas impactadas por um anúncio contra um grupo de controle não exposto à ação. Assim, pode-se entender o real impacto da campanha em indicadores como awareness, consideração e intenção de compra, enquanto a campanha ainda está no ar.

Veja o vídeo abaixo e entenda em detalhes o que o Brand Lift faz.

[[inline-image-13]]

Brand Lift

[[inline-video-1]]