Desde 2004, a Baby Gaga é uma fonte on-line popular de materiais didáticos e suporte social para mulheres grávidas e pais de crianças pequenas. Os usuários de celulares visualizavam poucas páginas e gastavam menos tempo no site do que os usuários de computadores. A empresa decidiu realizar um projeto-piloto otimizando parte de seu site para o celular. Duas semanas após o lançamento, a empresa notou um aumento de 64% nas visitas provenientes de celulares. A experiência aprimorada também levou a um maior envolvimento e uma maior receita por usuário, o que, por sua vez, levou a um aumento de 50% na receita.

Metas

  • Melhorar o envolvimento do usuário de celular Desenvolver o celular como um canal para crescimento dos negócios

Metodologia

  • Criou um projeto-piloto de estratégia para celular usando uma parte do website de alto tráfego Criaram um site para celular internamente em sete meses Implementaram o AdSense para celular para gerar receita com o site para celular

Resultados

  • 64% de aumento das visitas provenientes de celulares 104% de aumento dos visitantes únicos 82% de aumento das visualizações de página
Publicado
Junho 2012
Tópicos

Desde 2004, a Baby Gaga é uma fonte on-line popular de materiais didáticos e suporte social para mulheres grávidas e pais de crianças pequenas. O uso do celular cresceu nos últimos anos totalizando cerca de 40% de todas as visitas do site. Porém, os usuários de celulares visualizavam menos páginas e passavam menos tempo no site do que os usuários de computadores.

“Era óbvio que não estávamos oferecendo aos usuários de celulares aquilo de que eles precisavam, e eles estavam enfrentando um pouco mais de dificuldade para navegar pelo site do que as pessoas que usavam o computador”, diz o CEO Nicolas Halper.

Para melhorar o envolvimento do usuário de celular, Nicolas e sua equipe decidiram realizar um projeto-piloto focando na principal proposta e otimizando para o celular somente uma parte, que apresentava alto tráfego, do site: http://pregnancy.baby-gaga.com.

Novo site leva a aumento de 64% das visitas

Levou cerca de sete meses, desde a idealização até o lançamento, para Nicolas e sua equipe criarem o novo site otimizado para celular, cuja monetização é feita por meio do AdSense para celular. Desde o início, os resultados excederam bastante as expectativas. Duas semanas após o lançamento, a empresa notou um aumento de 64% nas visitas provenientes de celulares sem qualquer prejuízo para seu tráfego proveniente de computadores. O número de visitantes únicos aumentou em 104%, e as visualizações de páginas de celulares aumentaram em 82%. A melhoria na experiência do usuário também gerou maior envolvimento e maior receita por usuário, o que levou a um aumento de 50% nas receitas de celulares.

Mais móvel a partir de agora, Nicolas resume as vantagens de criar um site para celular da seguinte forma: “maior retenção de usuários, mais crescimento, mais receita e mais potencial.”

Definimos que, se perdêssemos receita a curto prazo, não nos preocuparíamos. Mas vimos que desde que otimizamos o site para celular, embora o CPM por página tivesse diminuído, o usuário de celular estava visualizando mais páginas. Então, em geral, geramos mais receita do que antes.

É essa última palavra "potencial" em que ele e sua equipe se concentram agora. Isso inclui expandir a otimização de outras partes do site Baby Gaga para celular e criar experiências específicas para celular, como aplicativos para smartphones e soluções com base no local.

À medida que o celular cresce e transforma-se mais em uma estratégia empresarial do apenas um canal para geração de receita, Nicolas diz que ele agradece por terem criado seu primeiro site para celular internamente. “É fundamental que saibamos como usar esse mercado para celular, pois ele será parte de tudo o que faremos daqui em diante.”