A Intel lançou uma série de concursos de fotografia time-lapse (passagem do tempo) e vídeos em câmera lenta no YouTube com duração de cinco meses, usando anúncios TrueView e canais promovidos. A campanha resultou na maior taxa de conversão de anúncio em resposta que a equipe já viu. O sucesso foi tão grande que foi necessário revisar as metas originais depois que elas foram alcançadas em três semanas.

Metas

  • Gerar reconhecimento dos Ultrabooks™ e envolver consumidores

Metodologia

  • Lançou "A Momentary Lapse", uma série de concursos de fotografia e vídeo com duração de cinco meses realizada no YouTube
  • Estimulou a participação, desenvolvendo seu próprio vídeo explicativo no YouTube e lançando outros vídeos motivacionais com criadores de conteúdo populares do YouTube
  • Usou anúncios TrueView e canais promovidos

Resultados

  • Os anúncios do YouTube alcançaram mais de 200% da meta original de visualização de vídeo
  • A campanha recebeu 200% do número esperado de envios de vídeo
  • A maior taxa de conversão de anúncio em resposta que a equipe já viu. As metas originais precisaram ser revisadas depois que foram alcançadas em três semanas
Publicado
Março 2013
Tópicos

Em 2012, a Intel lançou uma nova categoria de produtos, o Ultrabook™ Inspirado pela Intel, apresentando uma mistura de laptop e tablet. Para o lançamento, a Intel precisou não apenas gerar reconhecimento, mas também envolver os consumidores.

Com base na informação de que seu público-alvo tinha interesse na criação de conteúdo, a Intel desenvolveu a iniciativa A Momentary Lapse, uma série de concursos que convidou os usuários a fazer o upload de suas fotos e vídeos no YouTube. Para inspirar mais criatividade, a Intel se concentrou especificamente em fotografia time-lapse e vídeos em câmera lenta.

A equipe planejou três concursos de vídeo e 18 concursos de fotografia semanais durante cinco meses, com prêmios que valem mais de US$ 50.000,00. Talvez a recompensa mais atraente de todas foi que as criações dos três vencedores do prêmio principal seriam usadas em anúncios on-line da Intel.

Despertar o interesse da comunidade do YouTube

Pesquise "time lapse" (passagem do tempo) no YouTube, e você verá mais de 500.000 resultados de vídeo e, entre eles, milhões de visualizações. Há um claro público-alvo apaixonado, por isso o YouTube foi o local perfeito para a iniciativa "A Momentary Lapse".

Para aumentar o número de visualizações, a Intel aproveitou a mídia paga do YouTube, incluindo anúncios TrueView e canais promovidos. O TrueView, um grupo de formatos de anúncio em que os anunciantes pagam somente quando o usuário escolher assistir ao anúncio, chamou a atenção de Laurie Koehler, gerente de ativação de campanhas voltadas para consumidores na Intel. "Funciona muito bem tanto para o cliente quanto para o consumidor. Todo mundo ganha. É um princípio maravilhoso", declarou Laurie.

A Intel também precisava inspirar seu público-alvo a criar conteúdo. Para fazê-lo, ela lançou um vídeo explicativo com o diretor e fotógrafo Vincent Laforet. Isso deu aos usuários mais um motivo para se envolver com a Intel. Além disso, a equipe conseguiu aproveitar a popularidade do conteúdo explicativo, uma vez que as visualizações de material educativo no YouTube dobraram em 2011. O vídeo de quatro minutos também foi diretamente usado como um anúncio TrueView in-stream.

A Intel ainda envolveu criadores de conteúdo do YouTube que já tinham muitos seguidores, incluindo Alex Goot, Tyler Ward e Devin Graham. Graham, por exemplo, possui mais de 800.000 inscritos e 150 milhões de visualizações de vídeo. Para a iniciativa "A Momentary Lapse", ele dirigiu um vídeo motivacional em câmera lenta de atletas praticando wingsuit (uma modalidade de paraquedismo), e material foi usado como um anúncio TrueView no YouTube.

Superação de resultados em semanas

Com todos os elementos certos no lugar, a iniciativa "A Momentary Lapse" ultrapassou os objetivos originais muito rápido, e a equipe precisou revisar suas metas. "Com base na campanha do ano passado, estabelecemos métricas que acreditávamos ser agressivas. Três semanas após o início do programa, nos surpreendemos com os resultados muito superiores", comentou Laurie.

O YouTube é um excelente parceiro porque oferece o conteúdo, os recursos, o mecanismo, o público-alvo. Tudo que quero fazer é possível bem aqui.

No geral, os anúncios do YouTube alcançaram 200% da meta original de visualização de vídeo e as taxas de visualização dos anúncios TrueView excederam as referências do setor. Como resultado, o programa recebeu o dobro do número esperado de envios de vídeos. "As métricas alcançadas foram surpreendentes. Foi a maior taxa de conversão de anúncio em resposta que já vimos", acrescentou Laurie.

Laurie também aplaudiu a flexibilidade com que as campanhas podem ser otimizadas no YouTube Analytics e no Adwords para vídeo. "É só fazer login, definir os elementos desejados, ajustar o público-alvo e a forma de alcançá-lo", descreveu ela.

Dado o sucesso, a equipe estendeu a campanha do YouTube por mais oito semanas. Um estudo interno também mostrou uma elevação da marca como resultado da campanha.

Pensando no futuro

Daqui para frente, a Intel deseja continuar sendo líder em agradar seus usuários, e Laurie vê o YouTube como um excelente parceiro para isso.

"Os números que recebemos foram incríveis para mim e, com certeza, estabeleceram um parâmetro que deveremos seguir em 2013", enfatizou Laurie. "O YouTube é um excelente parceiro porque oferece o conteúdo, os recursos, o mecanismo, o público-alvo. Tudo que quero fazer é possível bem aqui".