Ele tem apenas 24 anos de idade, dez anos de carreira como cantor sertanejo, tem mais de 1,7 milhão de inscritos em seu canal do YouTube e seus vídeos já ultrapassaram a marca dos 629 milhões de visualizações desde que foi criado, em 2009. Luan Santana é um dos artistas mais populares do Brasil e engajados no YouTube. Não por acaso, está entre os Social 50 da Billboard, que classifica a popularidade dos artistas musicais nas redes sociais mais importantes do mundo. Seria de se esperar que ele escolhesse o YouTube para lançar o seu novo álbum "Luan Santana Acústico" e reverter em vendas no online e offline.

Metas

  • Gerar awareness e buzz em torno do seu novo álbum e guiar as vendas no online e offline.

Metodologia

  • Aumentar a atividade no canal antes do lançamento do álbum.
  • Criar e comunicar uma agenda consistente de programação.
  • Engajar a base de fãs.
  • Lançar conteúdo exclusivo por um período limitado.
  • Usar anotações e cards para direcionar tráfego para a loja online.

Resultados

  • Cresceu 38% o número de visualização.
  • Aumentou 44% o tempo de permanência no vídeo.
  • Cresceu 82% o número de inscritos.
  • Conseguiu mais de 150 mil novos inscritos no canal.
  • Gerou mais de 180 mil cliques direcionados para o Google Play.
Publicado
Agosto 2015
Tópicos

Para lançar seu novo álbum “Luan Santana Acústico”, o cantor Luan Santana escolheu o seu canal oficial no YouTube como a principal plataforma para promover a divulgação do novo trabalho. O primeiro passo foi estabelecer um cronograma para subir pelo menos um novo vídeo por semana, instigando e aumentando o interesse dos seus fãs para manter as visitas ao canal.

[[inline-image-01]]

O primeiro vídeo era o próprio artista explicando qual tipo de conteúdo seus fãs podiam esperar nas próximas semanas.

[[inline-video-01]]

Os resultados começaram a chegar já nas primeiras semanas de atividade, com o crescimento médio de 2,9 milhões de visualizações para 3,4 milhões. Após fazer o upload de pelo menos um vídeo por semana, essa visualização média subiu para 4,5 milhões. Ao final do quarto mês o número de views chegou a 8,2 milhões, na semana em que o artista deixou quatro músicas do álbum disponíveis por 72 horas. Como resultado final, a publicação do vídeo oficial da música “Escreve aí”, teve mais de 55 milhões de visualizações desde o seu lançamento.

[[inline-image-02]]

Fazia parte da estratégia de Luan, e da equipe de comunicação de sua gravadora Som Livre, estimular os fãs a fazerem perguntas para ele com a hashtag #LuanResponde, que foram respondidas pelo cantor em três diferentes vídeos. Ele também participou de um Hangout On Air com um grupo escolhido de fãs para falar do seu novo projeto e responder mais perguntas. Como resultado, esses vídeos foram os que tiveram mais engajamento de todos os vídeos do canal.

[[inline-image-03]]

[[inline-image-04]]

Um dos principais objetivos alcançados foi conseguir direcionar os usuários para o Google Play, onde os fãs podiam comprar os singles e o álbum acústico antes mesmo de ele estar à venda nas lojas físicas. Para isso, foram utilizados os recursos de divulgação 'anotação' e 'cartões' do YouTube. A celebridade brasileira foi o segundo melhor colocado globalmente com o maior número de cliques no teaser do cartão durante o período do lançamento.

Exemplos de Anotação

[[inline-image-05]]

Exemplo de Cartão

[[inline-image-06]]

Luan Santana provou que é possível, com planejamento e consistência, atrelados a um conteúdo relevante, conseguir estimular o engajamento dos fãs, aumentar o número de seguidores, ampliar a percepção do seu novo álbum por meio do grande alcance do YouTube e se manter na lista dos artistas mais populares do país.

[[inline-image-07]]