Trata-se de algo simples para viajantes que usam celulares. A Starwood Hotels & Resorts encontrou uma maneira de capitalizar a tendência. Usando anúncios da Rede de Pesquisa para celular do Google, eles aprenderam como os hóspedes usavam anúncios para fazer ligações e encontrar rotas. Implementando anúncios clique para ligar (CTC, na sigla em inglês) e extensões de local, eles conseguiram aumentar o ROI e melhorar a experiência do usuário. Agora, os anúncios CTC impulsionam a maioria das reservas feitas por pesquisa on-line da Starwood, e o ROI é maior do que o de suas campanhas de anúncios para computador.

Metas

  • Aumentar as reservas
  • Apresentar melhoria mensurável no ROI
  • Melhorar a experiência do usuário

Metodologia

  • Implementar anúncios da Rede de Pesquisa com extensões de local e "clique para ligar"

Resultados

  • 20% de aumento nas reservas por dispositivo móvel mês a mês
  • Aumento de 20 vezes no ROI da pesquisa paga em dispositivos móveis
  • Aumento de 200% no tráfego de dispositivos móveis
Publicado
Fevereiro 2012
Tópicos

Aceitando o hóspede com conhecimento técnico. A Starwood Hotels & Resorts se orgulha em atender bem seus hóspedes onde quer que eles estejam, e o dispositivo móvel proporcionou uma grande oportunidade de ampliar os esforços do hotel Starwood, especialmente à medida que os viajantes se tornam experientes tecnicamente em várias plataformas. Para a Starwood Hotels & Resorts, os anúncios para dispositivo móvel do Google se tornaram fundamentais em sua receita para o sucesso. “Nossos hóspedes estão se tornando cada vez mais móveis e multitelas. Em uma tentativa de atender às necessidades de nossos hóspedes, no desktop, no celular ou no tablet, a pesquisa em dispositivo móvel foi um componente-chave da solução”, afirma Michelle Ogle, gerente de marketing digital e de estratégia da Starwood Hotels & Resorts.

Sempre na vanguarda, a abordagem de marketing inteligente do hotel Starwood abrange canais impressos e digitais para criar experiências de campanha integradas para clientes em várias plataformas, e o dispositivo móvel não é exceção. “Os anúncios para dispositivo móvel do Google são uma solução natural, considerando a rápida aceitação dos dispositivos móveis e a necessidade de conveniência e acesso a informações específicas do local em movimento. Somos capazes de oferecer a nossos hóspedes acesso facilitado ao acesso fácil ao inventário local de acomodações de todas as marcas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.”

A implementação de extensões de local e clique para ligar simultaneamente impulsionou o ROI e melhorou a experiência do usuário.

Abordagem de lançamento e repetição

Trabalhando com a agência de marketing digital Razorfish, a Starwood Hotels & Resorts começou a exibir anúncios da Rede de Pesquisa para celular hiperlocais do Google em novembro de 2009, usando uma abordagem de lançamento e repetição para alcançar os melhores resultados. “Começamos a nos aventurar no universo da publicidade para celular lentamente apenas porque, às vezes, é difícil acompanhar o desempenho como fazemos nas campanhas para computador", comentou Ogle. “No entanto, com nossas campanhas de anúncios da Rede de Pesquisa para celular, recebemos informações precisas sobre o número e a duração das chamadas para cada marca." Por meio do uso de anúncios para celular, a Starwood Hotels & Resorts e a Razorfish descobriram como os hóspedes estão usando anúncios para fazer chamadas, além de encontrar as rotas para os locais da propriedade. “Nossa capacidade de atribuir um ROI (retorno do investimento) a nossas marcas é fundamental para avaliar o sucesso de uma campanha. Ao fazer isso, também conseguimos informações mais detalhadas sobre o comportamento de nossos hóspedes no celular para que possamos nos comunicar com eles no lugar certo e no momento certo.”

Trabalhando em conjunto, a equipe da Starwood Hotels & Resorts e da Razorfish lançou anúncios da Rede de Pesquisa com extensões de local e clique para ligar (CTC, na sigla em inglês), oferecendo aos hóspedes em potencial acesso fácil a números de telefone específicos do local e clicáveis para reservar sua estadia, além de informações de mapa para acessar as rotas para o endereço do hotel. “A implementação de extensões de local e clique para ligar simultaneamente impulsionou o ROI e melhorou a experiência do usuário", explica Amos Ductan, gerente de pesquisa sênior da Razorfish. “Os usuários de celular têm uma probabilidade 20 vezes maior de clicar em um mapa do que os usuários de computadores, e as pessoas que fazem uma chamada têm muito mais probabilidade de realizar uma conversão. As extensões de anúncio melhoraram as conversões e a experiência do cliente.”