Para atrair jovens e compradores iniciantes conectados, a Toyota convidou os usuários a personalizar o Corolla 2014 dos seus sonhos enquanto conversam com seus amigos em um Hangout do Google+. A campanha, que permite aos usuários fazer test drives virtuais e programar test drives reais, atraiu quase 100 mil usuários para o seu vídeo de lançamento. A Toyota usou +Post ads para transformar uma postagem do Google+ em um anúncio gráfico interativo e comercializou esse anúncio com o Google AdWords. A empresa observou uma taxa de engajamento 50% mais alta do que as médias do setor e dobrou o tempo que os usuários gastavam com a nova ferramenta de personalização do carro.

Metas

  • Drive consideration from young consumers who are buying their first cars
  • Use innovative technology and develop relevant content

Metodologia

  • Launched the Toyota Collaborator application that lets prospective car buyers customize their own Corolla with friends and family over Hangout and connect with dealers
  • Promoted social content across the web as one of the first global brands to use +Post ads, Google’s first social ads offering

Resultados

  • Twice as much time was spent with the Collaborator as with Toyota’s traditional car configuration tool
  • Gained an almost 50% higher engagement rate than industry averages with the pilot +Post ads campaign
Publicado
Agosto 2014
Tópicos

Com o objetivo de mudar a experiência de compra de carros. Fundada em 1937, a Toyota é um dos principais fabricantes de automóveis. Ela produz mais de 10 milhões de veículos por ano. A empresa lançou o Toyota Corolla em 1966, e os novos modelos são alguns dos carros mais populares do mundo, com mais de 30 milhões de unidades vendidas.

O consumidor do Toyota Corolla é jovem, criativo e conectado. Então, quando lançou o Corolla 2014, a Toyota precisava de uma abordagem exclusiva e criativa para alcançar um público de pessoas que compram seu primeiro carro. O Google+ ofereceu a solução ideal. A Toyota USA e sua agência Saatchi & Saatchi LA fizeram uma parceria com o Google para o lançamento do Corolla 2014, lançando uma das primeiras campanhas de +Post ads e reinventando a experiência de compra de veículos com o Toyota Collaborator.

É muito legal poder deixar que nossos consumidores falem conosco diretamente por meio da publicidade, diz Dylan Schwartz, diretor de criação da Saatchi & Saatchi LA.

Como personalizar seu próprio Toyota Corolla: on-line e juntamente com amigos e familiares

O Toyota Collaborator usa o Google+ para deixar que as pessoas usem o bate-papo por vídeo com amigos e familiares enquanto criam e personalizam seu Toyota Corolla 2014 ideal on-line. Eles podem até mesmo fazer um test drive virtual juntos usando o Street View no Google Maps. Depois de criar seu Toyota Corolla, os participantes podem ser conectados com a concessionária local para encontrar respostas para perguntas sobre o produto, verificar o estoque ou até mesmo agendar um test drive.

A Toyota está animada porque o tempo médio gasto para projetar um carro dobrou. Além disso, as pessoas estão se engajando bastante com a ferramenta, fazendo tours virtuais dos seus carros e participando de test drives virtuais. Hoje em dia, a campanha está em destaque na página inicial do site Toyota.com, e seu vídeo de lançamento foi visto quase 100 mil vezes.

Como permitir que as marcas tratem a Web como sua rede social

O Google também colaborou com a Toyota USA, que foi uma das primeiras marcas globais a usar os +Post ads em um projeto piloto para estender o alcance da campanha do Collaborator. Os +Post ads fazem uma postagem no Google+, com o uso de vídeos, imagens ou até mesmo um Hangout ao vivo, e usam o Google AdWords para transformá-la rapidamente em um anúncio gráfico interativo veiculado em toda a Web. As pessoas podem deixar um comentário, seguir a marca, dar um +1 ou participar de um Hangout On Air, diretamente de um anúncio.

"É muito legal poder deixar que nossos consumidores falem conosco diretamente por meio da publicidade", diz Dylan Schwartz, diretor de criação da Saatchi & Saatchi LA. "Isso não só muda o que dizemos, mas também a forma como pensamos e como elaboramos as mensagens. E isso faz da Web nossa plataforma social."

Falando como os +Post ads permitiram que a Toyota se engajasse com o público-alvo do Corolla, Monica Peterson, diretora de mídia social da Toyota USA, diz: "Em vez de falar para eles, queríamos falar com eles. Os +Post ads aumentaram o nível de conversas on-line e atingiram esses consumidores onde quer que estejam."

A Toyota pode associar seu conteúdo social às pessoas certas, no lugar certo, incluindo informações demográficas e muito mais. "Nosso objetivo era desenvolver conteúdo que fosse relevante para nosso público para impulsionar o engajamento, e os +Post ads garantiram que o conteúdo chamasse atenção", observa Schwartz.

Esses anúncios interativos se tornam mais relevantes com os sinais sociais, como +1s ou comentários de pessoas que você talvez conheça. Com os +Post ads, o Google está permitindo que a Toyota distribua seu conteúdo social e conversas em toda a Web, basicamente tratando a Web como seu canal de comunicação.

Pioneira do mercado

Primeira do mercado a realizar esse tipo de campanha, a Toyota está fazendo experiências com o que parece ser o futuro da compra de carro. É verdade que, daqui a 10 anos, os compradores de carro ainda podem ir para concessionárias e participar de negociações de vendas. No entanto, pode haver uma maneira melhor, e a Toyota deu o primeiro passo para empurrar o setor nessa direção.