TripIt é o organizador de viagens líder em dispositivo móvel da Concur Technologies, com sede em Redmond, Washington. Quase sete milhões de viajantes frequentes usam o aplicativo TripIt para organizar e compartilhar suas viagens. O TripIt alcançou clientes indo de um lado para outro criando um site para celular e promovendo seu aplicativo com anúncios para celular do Google.

Metas

  • Alcance de viajantes frequentes em vários dispositivos
  • Aumento da taxa de conversão do download do aplicativo
  • Menor custo por aquisição de novos usuários

Metodologia

  • Adotou formatos de anúncio com extensão de aplicativo para celular e clique para fazer o download
  • Implementou o Google Analytics para acompanhamento

Resultados

  • Aumentou as conversões de anúncios da Rede de Display para celular em 82,5%
  • Reduziu o custo por download em anúncios da Rede de Display em 96,3%
Publicado
Janeiro 2013
Tópicos

Manter os clientes em movimento. Milhões de viajantes usam o organizador de viagens para celular TripIt para organizar e compartilhar suas viagens. Lançado originalmente em São Francisco em 2007, o TripIt foi comprado pela líder em gerenciamento integrado de viagens e despesas Concur em 2011.

Uma abordagem multiplataforma

Os usuários do TripIt podem acessar seus planos de viagem por meio de um website ou de um aplicativo para celular. O TripIt também criou um site para celular à parte para seus canais de publicidade on-line. "Isso nos permite fornecer uma página de destino altamente relevante em uma interface fácil de ler", explica Hanson. "O investimento em publicidade para dispositivo móvel é crucial para nosso crescimento futuro. Vinte por cento dos usuários do TripIt nos alcançam exclusivamente em seus dispositivos móveis. Nossos clientes de dispositivos móveis são mais ativos e engajados que nossos usuários da Web."

A promoção de nosso aplicativo com os anúncios para celular do Google nos ajudou a ampliar nossos negócios e a alcançar mais viajantes a negócios enquanto estavam na estrada.

Muitos clientes do TripIt contam com várias plataformas, fazendo seus arranjos iniciais para viagem no computador e passando para o dispositivo móvel já na rota. Os usuários de dispositivo móvel "tendem a acessar as informações enquanto estão no aeroporto, na locadora de veículos ou no hotel," afirma Hanson. "Além disso, eles consultam mapas e rotas, além de fazer upload de fotografias. O TripIt também tem links com redes sociais, que permitem aos visitantes se conectarem com colegas de negócios na área em que estão viajando. Temos um cuidado bastante especial em acompanhar a mídia social."

Promoção de aplicativo para celular

O TripIt está ativo em vários canais de anúncio, inclusive a Pesquisa do Google e a Rede de Display do Google para computador e celular. "As extensões para aplicativo de dispositivos móveis superam de forma consistente nossas expectativas de taxa de conversão de download de aplicativos no Google AdWords," afirma Hanson. As extensões de aplicativo para celular permitem que usuários de smartphone vejam anúncios do aplicativo TripIt ao fazerem uma pesquisa em Google.com, além de possibilitar que eles cliquem para fazer o download do aplicativo no Google Play ou na App Store do iTunes. O TripIt é um organizador de viagens líder em ambos os locais.

A empresa descobriu que as soluções de pesquisa e da Rede de Display do Google funcionam melhor juntas na promoção do aplicativo. A otimização contínua das campanhas da Rede de Display no aplicativo ajudou o TripIt a aumentar as conversões para celular em mais de 75 por cento e cortou o custo por download (CPD, na sigla em inglês) em mais de 96 por cento.

O TripIt usa o Google Analytics e outras ferramentas para acompanhar e otimizar sua estratégia de anúncio de pesquisa. "Configuramos campanhas para segmentar dispositivos e sistemas operacionais, celular, iOS, tablets, Android etc.", afirma Hanson. "Isso nos permite segmentar nossa mensagem, personalizar nossas páginas de destino, controlar custo e acompanhar nossa taxa de conversão de maneira mais especializada."

Resultados drásticos, mensuráveis

Toda essa atividade deixa a empresa otimista quanto a uma expansão futura, especialmente durante períodos de crescimento. "Costumamos ver um aumento em janeiro, à medida que os viajantes a negócios voltam à estrada, ou talvez decidam ser um bom momento
para começar o ano novo organizando seus planos de viagem", afirma Hanson.

"A promoção de nosso aplicativo com os anúncios para celular do Google nos ajudou a ampliar nossos negócios e a alcançar mais viajantes a negócios enquanto estavam na estrada", conclui Hanson. "Agora podemos redirecionar os dólares que economizamos na promoção do aplicativo para melhorar nosso aplicativo e oferecer um serviço organizador de viagem melhor para nossos viajantes a negócios."