A campanha Parado é pop, andando é rock mostrou o charme e a potência do carro e contribuiu para que se tornasse o mais vendido da marca no Brasil. Superou três vezes a expectativa de aceitação no YouTube, chegando aos 14 milhões de visualizações, atingindo um público muito mais amplo que o imaginado. O grande sucesso da ação hoje faz com que JAC Motors invista mais na internet, especificamente no YouTube.

Metas

  • Impulsionar as vendas do J2 no mercado brasileiro
  • Atingir o público jovem
  • Lançamento de um carro novo

Metodologia

  • Campanha veiculada em mídia digital, contando com a liberdade criativa oferecida pelo canal YouTube
  • Interatividade (preenchimento de formulários e geração de leads)

Resultados

  • A campanha superou em 3 vezes a expectativa no número de views no YouTube: 14 milhões, com 80% de retenção
  • Quantidade de agendamentos de test drive pelo site aumentou em 80%
  • O JAC J2 é atualmente o mais vendido da marca no Brasil e atingiu um público mais amplo que o esperado
Publicado
Março 2012
Tópicos

JAC J2: Charme , leveza e potência. Como a JAC Motors revelou os lados pop e rock do seu J2 com a ajuda valiosa do YouTube e acabou se surpreendendo com os resultados

[[inline-video-1]]

 

Visão geral

Fundada em 1964, a JAC Motors dedicou-se inicialmente à produção de caminhões e hoje é a maior fabricante de veículos comerciais leves e de carros para exportação na China. Está presente em 100 países da África, América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Ela conta com o JAC Italy Design Center (Turim, Itália) e o JAC Japan Design Center (Tóquio, Japão), centros criativos que desenvolvem os projetos automotivos, de espaço interior, estrutura e montagem.

Desde que exportou sua primeira unidade para a Bolívia, em 1990, a montadora se expandiu de uma forma inesperada. Sua história no Brasil começou em 2010, quando o GRUPO SHC anunciou sua parceria com a fabricante, ficando encarregada do marketing, comercialização, pós-venda, assistência técnica e distribuição de peças originais da marca. Desde então, foram lançados o caminhão T140 e os automóveis T8, Novo J6, J5, J3S, J3 Turin, J3 e J2, sendo este último o mais vendido da marca no Brasil atualmente, e grande parte desse sucesso se deve à veiculação de sua criativa campanha "Parado é pop, andando é rock" no YouTube, que traduziu seu diferencial em relação aos outros carros do segmento de subcompactos.

Desafios

De acordo com Toni Ferreira, diretor de mídia digital da Ogilvy, sua equipe contava com um budget muito menor se comparado ao disponibilizado para a campanha do J3, e tinha de fazer o lançamento de um carro em cenário de vendas que, no momento, não era muito favorável.

Ser bem-sucedido no competitivo mercado de automóveis brasileiro é sempre desafiador, e chamar atenção no segmento de hatchs compactos que, segundo a Fenabrave, a Abeifa, a Jato Dynamics e as montadoras, vendeu mais de 1.570.000 unidades no país em 2013, é um desafio ainda maior.

Público-alvo

Estava claro para a montadora que seu público-alvo seria o jovem, ligado às novidades virtuais e amante da criatividade. O fato de o automóvel possuir um perfil jovem e descontraído fez com que o canal de comunicação para esse público fosse preferencialmente a internet. Sabe-se hoje que 66% das buscas por carro se dão no meio digital (...)

A escolha do YouTube como veículo baseou-se em uma pesquisa que apontou que 96% dos jovens que acessam a internet utilizam o YouTube, sendo que 40% deles faz isso mais de uma vez por semana. A interatividade na comunicação com o cliente foi um fator decisivo para que se alcançasse os objetivos de mídia: a campanha utilizou o formato TrueView, overlays e o primeiro masthead com cadastro direto na peça no YouTube da América Latina.

Eu diria que depois que vimos o sucesso do J2 e o sucesso que tivemos com o canal YouTube mostrando o carro, estamos hoje investindo uma porcentagem muito maior na internet do que investíamos antigamente. - Sergio Habib, presidente da JAC Motors.

O sucesso da campanha

Aproveitando-se das características do produto, a campanha obteve sucesso ao transmitir o conceito de um carro “pop”, de pequeno porte, moderno, atraente e de formas suaves que pode ser customizado, e ao mesmo tempo "rock", com um motor que vai de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. A liberdade criativa utilizada permitiu ao publico sentir esse conceito diretamente no filme, despertando a curiosidade e possibilitando o cadastro imediato para conhecer o produto pessoalmente.

Nesse cenário acirrado, a JAC Motors conseguiu a façanha de comunicar-se com seu público de maneira direta e objetiva, presumindo que a ferramenta ideal para o desafio era a mídia online, por ser capaz de falar diretamente com o consumidor potencial e com poder de compra. Com a campanha “Parado é pop, andando é rock”, não só estabeleceu um canal direto de comunicação como o aproveitou para a geração de cadastro de leads. Essa abordagem mais direta ao cliente gerou um aumento de 80% no agendamento de test drives online.

Os 14 milhões de views superaram em 3 vezes a expectativa inicial, com uma taxa de retenção de mais de 80%. É fácil notar que a campanha de lançamento do automóvel foi diretamente ao encontro de seu público-alvo e, apesar de estar focada no público jovem, e surpreendentemente atingiu uma audiência mais ampla, mantendo-se em primeiro lugar no ranking dos vídeos mais visualizados no YouTube na categoria automotiva e alcançando o quinto lugar no ranking mundial.

O JAC J2 foi em 2013 o hatch compacto mais vendido no Brasil entre as montadoras chinesas, com 5.592 unidades, superando inclusive o J3 que ficou com a segunda colocação entre as chinesas com 4.321 unidades.

SOBRE O YOUTUBE

Fundado em fevereiro de 2005, o YouTube é onde bilhões de pessoas descobrem e compartilham vídeos originais e os assistem. O YouTube oferece um fórum para as pessoas se conectarem, informarem e inspirarem outras pessoas por todo o mundo e atua como uma plataforma de distribuição para criadores de conteúdo original e para grandes e pequenos anunciantes. Para mais informação: www.youtube.com

(...) O dado atual do uso de vídeos online no processo de decisão de compra de um carro no Brasil é de 61%. Fonte: NetPop research, 2013.