Sempre fui muito curioso. Ler e perguntar é a melhor forma de aprender. Em 2024, sentei pela primeira vez na cadeira de entrevistador para apresentar a série AI Conversation. Criamos essa sequência de conversas, dentro do Think with Google, com o objetivo de responder às perguntas que todos nós fazemos diante do avanço da inteligência artificial.
No Google, iniciamos nossa jornada com a IA em 2016, quando o nosso CEO Sundar Pichai declarou o Google como uma empresa “AI First”. Em 2023, a popularidade da IA atingiu uma nova dimensão na vida das pessoas. E, com isso, surgiram milhares de perguntas. Não há dúvida de que agora é a hora de colocar essa poderosa ferramenta para trabalhar para nós, mas como por isso em prática? Por onde começar? Essas dúvidas se repetiam quase diariamente. Foi então que decidimos criar esse espaço para dialogar com líderes do setor e, assim, entender melhor o potencial da IA, como desenvolvê-la de maneira responsável e quais oportunidades ela abre para a América Latina. Desde como a inteligência artificial pode nos ajudar a inovar e criar, até por que é essencial que as organizações a adotem, ou ainda quais as condições para que ela seja desenvolvida na região - por meio de diversas perspectivas, abordamos várias das questões mais relevantes em torno da IA.
No primeiro episódio, com Adriana Noreña, Vice-presidente do Google Hispanoamérica, exploramos o potencial da inteligência artificial: como ela pode nos ajudar a inovar, criar e alcançar resultados de negócio melhores, de uma maneira completamente diferente de como fazíamos antes. Isso exige uma mudança de mentalidade da liderança. Também desvendamos alguns mitos sobre o que a IA pode ou não fazer.
Do escritório em Buenos Aires, com Natalia Scaliter, Diretora de Google Cloud Región Sur, demos um passo além e nos perguntamos como as empresas podem adotar a inteligência artificial de forma concreta, e este episódio serve como um guia para integrar a IA em qualquer organização, de forma bem-sucedida.
Como colocar em prática? Por onde começar? Essas dúvidas sobre a IA se repetiam diariamente.
Nesses meses, também vimos grandes avanços nos produtos do Google. Com Bruno Possas, Vice-presidente de Engenharia do Google, falamos sobre como a Busca evolui para acompanhar as necessidades cada vez mais específicas dos usuários, criando uma nova era de conexão entre empresas e clientes. E Karla Agis, Líder de Cultura e Tendências para Canadá e América Latina no YouTube, revelou como a IA está elevando os fandoms e a criatividade a um novo patamar, permitindo novas oportunidades para as marcas.
E então chegou o momento de ver a IA em ação e conhecer como empresas da região já estão utilizando essa tecnologia em seus negócios, com ótimos resultados. Patricio Majluf, Global Marketing and E-commerce Director na LATAM Airlines, me recebeu a bordo para conversar sobre como a IA começa a fazer parte da jornada dos consumidores e como as marcas podem se fazer presentes. Além disso, falamos sobre como a LATAM está potencializando suas estratégias de marketing com IA para oferecer experiências mais personalizadas aos clientes.
A IA pode não só impulsionar o crescimento econômico da América Latina, como também ajudar a abordar grandes desafios como a segurança alimentar e as mudanças climáticas.
Do Brasil para o México, sem escalas, tive a oportunidade de conversar com Karen Goldberg, CMO da Samsung México, empresa pioneira na aplicação de IA em seus produtos. Karen dividiu conosco a visão do negócio, que é muito interessante: na Samsung, buscam integrar a IA não só em seus produtos, processos e equipes de trabalho, mas também para seus clientes, mostrando como essa tecnologia simplifica tarefas do dia a dia.
Em cada uma dessas conversas, fomos testemunhas do potencial transformador da inteligência artificial em nossas vidas, nos negócios e também em nossa região. A IA pode não só impulsionar o crescimento econômico, com um aumento estimado de 5,4% no PIB até 2030, como também ajudar a abordar grandes desafios como a segurança alimentar e as mudanças climáticas. Conversamos sobre esses temas com Doron Avni, Vice-presidente de Government Affairs & Public Policy para Mercados Emergentes no Google.
Oportunidade. Transformação. Divisor de águas. Estas foram palavras usadas pelos líderes que entrevistamos para definir a inteligência artificial. Como qualquer mudança disruptiva, o que estamos vendo é apenas o princípio dos grandes avanços que essa tecnologia nos permitirá.
Os novos episódios da série continuarão acompanhando a evolução da IA, explorando questões que ainda nem imaginamos. Mas o que sabemos é que em 2025 nosso desafio como profissionais de marketing será dominar a IA para criar experiências únicas e personalizadas para cada consumidor, entregando o que ele deseja no momento certo.
A série AI Conversation volta este ano, para toda América Latina para seguirmos descobrindo juntos o futuro da inteligência artificial e seu impacto no marketing e nos negócios. Enquanto isso, você pode rever os primeiros episódios na playlist de AI Conversation no YouTube.