<

Imagine uma ferramenta capaz de avaliar como está a performance de suas campanhas no Google Ads e apontar o que deve ser feito para melhorá-las. Sim, ela existe e está ao alcance de um clique na Pontuação de Otimização, solução gratuita do Google.

As recomendações captadas pela ferramenta são assertivas e alinhadas aos objetivos de marketing dos anunciantes, sempre de forma individualizada e mostrando um Score de 0% a 100%. No vídeo a seguir, mostramos as funcionalidades da Pontuação de Otimização e como utilizá-la:

São mais de 60 tipos de recomendações possíveis, feitas por um algoritmo constantemente atualizado por nosso time de tecnologia. São exemplos de recomendações: rotação de anúncios, exclusão de palavras-chave duplicadas, inclusão de palavras-chave e ajuste de meta de CPA. No painel de recomendações do Google Ads, elas vão aparecer em ordem de prioridade e podem ser filtradas de acordo com a relevância.

As indicações de melhorias usam dados coletados nos últimos 28 dias, o que, inclusive, pode gerar mudanças da pontuação de um dia para outro por causa de alterações de comportamento dos consumidores. Tal comportamento é excelente para que anunciantes consigam captar todas as demandas repentinas do mercado.

Uma dica importante para ter campanhas rodando da melhor forma possível: visite a aba de recomendações periodicamente. Além da facilidade de aceitar as recomendações do Google, é possível também optar pela aplicação automática das melhorias apontadas. Para isso, basta um opt-in — com a possibilidade de opt-out — dentro da plataforma de anúncios. Ainda assim, lembramos que o anunciante tem total controle das recomendações, podendo dispensá-las sempre que as mesmas não forem relevantes para seu negócio.

Como material de apoio à nossa sessão, confira 10 dicas rápidas de como usar a Pontuação de Otimização:

Dê uma atenção especial às recomendações de adicionar palavras-chave na sua conta ao usar a pontuação de otimização. A ferramenta pode encontrar palavras e variações em que você não tinha pensado quando criou sua campanha. Assim, você tem certeza de que está cobrindo todas as oportunidades disponíveis no mercado. Não é preciso aplicar todas as palavras que o sistema recomenda: você pode dispensar palavras que não fizeram sentido no contexto, o que ajuda o sistema a funcionar melhor e trazer melhores recomendações no futuro.

Se você já usa lances inteligentes, você pode aumentar o seu alcance mantendo um resultado similar.

– Guilherme Cunha, Estrategista de Contas

Agências e profissionais de mídia que operam diferentes contas no Google Ads têm, ainda, a opção de aplicar melhorias através da conta de administrador (conhecida pela sigla MCC). Lembre-se de que a pontuação de Otimização pode ser usada como um indicador de boa gestão da conta e tem o objetivo de fazer com que anunciantes tirem o máximo proveito do Google Ads. Acesse também outras dicas do Google para ter mais eficiência nos seus anúncios.

O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.